18 de julho de 2012

Importância da história



Eu, sinceramente, adoro história. Não sei exatamente o porquê, só sei que é uma matéria que sempre me interessou e, mesmo agora que não estou mais na escola - e não tenho mais aulas de história -, procuro sempre pesquisar sobre o nosso passado.

Muitas pessoas acreditam que a história não é importante. Então resolvi fazer uma pesquisa sobre a importância da história no nosso dia-a-dia. 

Estudar história possibilita a nós entender a sociedade em que vivemos. Somente assim sabemos o que fez com que mudássemos ao longo do tempo e como que a sociedade, que era de uma maneira, se transformou para chegar onde está hoje. 

Para estudarmos história não basta repetir todo o conhecimento acumulado com o tempo, mas sim, ter consciência de que nossos atos podem ter repercussão no futuro. Assim, devemos levar em consideração que as informações que foram adquiridas no passado para nada servirão, se não levarem forem questionadas, interpretadas e entendidas. 

Outro motivo está exatamente no que George Santayanna dizia: "aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo". Isso pode ser muito utilizado em vários exemplos. Um erro bem famoso, ocorrido exatamente pelo esquecimento do passado, foi o do próprio Hitler que, esquecendo a drástica campanha de Napoleão para a Rússia, resolveu fazer o mesmo: e então permitiu que os aliados virassem o placar da guerra. Ao contrário do que seria esperado, Hitler também atacou a Rússia durante seu rigoroso inverno. E a resposta não poderia ser outra: perdeu essa investida e mudou o rumo da guerra.

Termino o texto, então, com a fala de Laurentino Gomes, escritor que conseguiu conquistar muitos que não se interessavam pela história de nosso país com livros como 1808 e 1822

"O objetivo da história é iluminar o passado para entender o presente e construir o futuro. Uma sociedade inculta, incapaz de estudar e analisar sua história, não consegue entender a si própria. E, nesse caso, não está apta a construir o futuro de forma estruturada. Uma visão de curto prazo, que não leva em conta as lições do passado, conduz a soluções igualmente imediatistas. Nossos problemas têm raízes profundas, que às vezes remontam a duzentos ou trezentos anos atrás. Isso não significa que o Brasil esteja eternamente condenado à corrupção ou a repetir os vícios do passado. Um país pode evoluir e melhorar, mas antes é preciso entender a origem desses problemas. Nesse quadro, investir em educação é absolutamente fundamental. Só uma sociedade culta e bem educada consegue entender a própria história - com seus defeitos e suas virtudes."
Ainda acham que a história não é importante?