Importância da história

by - julho 18, 2012



Eu, sinceramente, adoro história. Não sei exatamente o porquê, só sei que é uma matéria que sempre me interessou e, mesmo agora que não estou mais na escola - e não tenho mais aulas de história -, procuro sempre pesquisar sobre o nosso passado.

Muitas pessoas acreditam que a história não é importante. Então resolvi fazer uma pesquisa sobre a importância da história no nosso dia-a-dia. 

Estudar história possibilita a nós entender a sociedade em que vivemos. Somente assim sabemos o que fez com que mudássemos ao longo do tempo e como que a sociedade, que era de uma maneira, se transformou para chegar onde está hoje. 

Para estudarmos história não basta repetir todo o conhecimento acumulado com o tempo, mas sim, ter consciência de que nossos atos podem ter repercussão no futuro. Assim, devemos levar em consideração que as informações que foram adquiridas no passado para nada servirão, se não levarem forem questionadas, interpretadas e entendidas. 

Outro motivo está exatamente no que George Santayanna dizia: "aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo". Isso pode ser muito utilizado em vários exemplos. Um erro bem famoso, ocorrido exatamente pelo esquecimento do passado, foi o do próprio Hitler que, esquecendo a drástica campanha de Napoleão para a Rússia, resolveu fazer o mesmo: e então permitiu que os aliados virassem o placar da guerra. Ao contrário do que seria esperado, Hitler também atacou a Rússia durante seu rigoroso inverno. E a resposta não poderia ser outra: perdeu essa investida e mudou o rumo da guerra.

Termino o texto, então, com a fala de Laurentino Gomes, escritor que conseguiu conquistar muitos que não se interessavam pela história de nosso país com livros como 1808 e 1822

"O objetivo da história é iluminar o passado para entender o presente e construir o futuro. Uma sociedade inculta, incapaz de estudar e analisar sua história, não consegue entender a si própria. E, nesse caso, não está apta a construir o futuro de forma estruturada. Uma visão de curto prazo, que não leva em conta as lições do passado, conduz a soluções igualmente imediatistas. Nossos problemas têm raízes profundas, que às vezes remontam a duzentos ou trezentos anos atrás. Isso não significa que o Brasil esteja eternamente condenado à corrupção ou a repetir os vícios do passado. Um país pode evoluir e melhorar, mas antes é preciso entender a origem desses problemas. Nesse quadro, investir em educação é absolutamente fundamental. Só uma sociedade culta e bem educada consegue entender a própria história - com seus defeitos e suas virtudes."
Ainda acham que a história não é importante?

Leia também

2 comentários!

  1. Nunca achei que História não fosse importante, sempre me dei bem nas matérias humanas no colégio e sempre amei História, acho tão fascinante estudar sobre isso e ver o que aconteceu ao longo dos anos com nosso mundo e sociedade ♥
    Amei seu post ><

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  2. Cara eu AMO história. Simplesmente ela é tudo, nossa base , para construir um futuro melhor sem cometer os erros do passado.

    Beijão, Sabrina. (www.spiderwebs.com.br) ♥

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons