Mark Twain

by - julho 15, 2012


Samuel Langhorne Clemens nasceu em 30 de Novembro de 1835 - dia em que se via no céu o fabuloso cometa Halley. Com 4 anos, o futuro escritor - conhecido sob o pseudônimo de Mark Twain - mudou-se para Hannibal, em Missouri, onde viveu até os 13 anos. Com 12 anos, perdeu o pai e, por isso, largou os estudos e foi trabalhar. Seu primeiro emprego foi em uma tipografia. Depois se aventurou num barqueiro no seu amado Rio Mississipi, onde passou boa parte de sua vida.

Após muito viajar, parou em Nova York, onde foi empregado como jornalista e criou seu pseudônimo. Com 30 anos fez muito sucesso com seu primeiro conto e, com o tempo, escreveu vários livros e artigos críticos e lotados de humor.

Com isso, tornou-se um dos humoristas mais queridos da América. Casou-se e teve três filhas. Fazia piadas, dizendo que sua esposa o editara, mas sempre com bom humor: "Eu deixaria de usar meias, se ela achasse isso imoral".

Tentando mudar o modo como os outros o viam, Twain passou a escrever outros tipos de livro: aqueles em que apresentava elementos autobiográficos de sua infância no Missouri, entre eles A aventura de Tom Sawyer e sua obra prima As aventuras de Huckleberry Finn.  Tais obras foram recebidas com diversas ressalvas, com muitas censura - mas mudaram o modo de ver os heróis até então. 

O autor morreu em 21 de abril de 1910 - curiosamente, o cometa Halley também estava passando no céu nesse dia. Após a morte de sua esposa, suas obras perderam o caráter de humor e se tornaram pessimistas, já que o autor só escrevia para ganhar dinheiro. Mas sempre nos lembraremos dele como aquele autor com ótimo humor que escrevia obras que animavam a todos.

Leia também

1 comentários!

  1. Outro dia estava vendo "Meia-noite em Paris", do Wood Allen e o personagem principal, uma hora solta a seguinte frase: se aprendi a gosta de literatura foi foi por causa de MarK Twain...

    Precisa dizer mais alguma coisa?
    Adorei o Blog, vou seguir com atenção.

    Um abraço do
    BANQUETE DOS MENDIGOS
    banquetedosmendigos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons