27 de junho de 2012

Acidente Nuclear de Chernobyl

Aqueles que acompanham o blog faz mais tempo, provavelmente devem se lembrar de um post de alguns anos atrás, sobre um acidente nuclear ocorrido aqui no Brasil (isso mesmo), em Goiânia. Aquele tinha sido um dos maiores ocorridos com radiação no planeta. Porém, nem se compara com o que aconteceu em 1986, em Chernobyl. 

Segue um documentário do Discovery Channel


Quando a Ucrânia era ainda era parte da União Soviética, construíram em Chernobyl uma usina.

Em 26 de Abril de 1986, porém, ocorreu um acidente nuclear: o reator central de Chernobyl começou a apresentar problemas técnicos, passando a liberar nuvens tóxicas e intoxicar pessoas, animais e o meio ambiente. Ironicamente, o incidente ocorreu durante um teste de segurança. O tanto de material radioativo liberado nessa ocasião foi 4 vezes maior do que o liberado pelas bombas de Hiroshima e Nagasaki.

A União Soviética tinha o intuito de esconder o acidente e, para isso, alguns funcionários construíram uma caixa sobre o reator, tentando isolar o material radioativo lá encontrado. Mesmo assim, não foi possível evitar a contaminação. E os outros países descobriram sobre o que aconteceu.

Muitas pessoas morreram, outras sofreram com a radiação e muita gente foi evacuada das redondezas. Até hoje vemos os efeitos do incidente, com crianças abandonadas, por terem nascido com deformações, adolescentes com altos índices de contaminação de urânio e, ainda, muitos com cancêr.


Mais fotos: [1]
Para saber mais: [1], [2], [3], [4]