17 de novembro de 2010

O sonho das transformações


O sonho serve como motivo para que cada indivíduo vença os obstáculos que aparecem em sua vida. Muitos desistem de seus sonhos ao longo do tempo. Isso pode levar à pergunta: os sonhos envelhecem?

O homem precisa de seus sonhos para viver. Apenas deste modo consegue atravessar as “pedras” que estão em seu “caminho”. O vestibular é um bom exemplo: muitos, com o sonho de entrar para uma boa faculdade, esforçam-se ao máximo para alcançar esse objetivo. Sem um sonho, a humanidade não mudaria. Se os franceses que viveram a Revolução Francesa não sonhassem com a igualdade e não lutassem por ela, por exemplo, o mundo atual poderia ainda estar vivendo o Antigo Regime.

Porém, nem sempre os sonhos são realizados. Alguns deles reagem a isso de maneira ruim – o que leva ao desestímulo e a um dos piores quadros do mundo atual: a depressão. Mas existem aqueles que, mesmo sem ter realizado nada, procuram algo para seguir, não perdendo, assim, a vontade de viver.

Deste modo, é possível perceber que os sonhos não envelhecem, mas se transformam. Sempre após realizar um de seus objetivos – ou até mesmo sem realizá-los – o indivíduo busca uma nova ambição. Isso demonstra que o sonho está sempre sendo reciclado e, também, que ele nunca morre.