4 de novembro de 2010

O papel permanente


O fenômeno digital ocupa cada vez mais espaço na sociedade. Os livros, que e-xistiam exclusivamente no papel, ganharam seu lugar no mundo eletrônico. Os mais otimistas defendem que o advento do livro digital aumentará o número de leitores. Mas será que somente a mudança no suporta da leitura causará tal efeito?


Muitos defendem que as vantagens do livro digital atrairão leitores. Dentre tais vantagens estão a facilidade em relação ao espaço, já que é possível ter vários livros em apenas uma máquina, e em relação ao acesso, já que não é necessário sair de onde estiver para comprar o livro desejado. Além disso, há uma ligação entre o texto que está sendo lido a assuntos relacionados a ele, o que facilitaria pesquisas e poderia tornar o leitor mais interessado sobre o tema.


Mesmo assim, o livro digital não será necessariamente um modo de atrair leitores. Aqueles que já leem, por exemplo, dificilmente irão de desfazer de seus livros de papel para usar apenas o eletrônico – eles provavelmente usarão ambos, preservando os livros impressos. Além disso, não é o fato de existir um aparelho digital que fará as pessoas lerem: muitos, mesmo tendo um, podem não usá-lo com o objetivo da leitura, mesmo porque já existem livros disponíveis na internet e que poderiam ser lidos através do computador e isso não parece ter aumentado o número de leitores de livros. Também há o fato de as inúmeras conexões ao longo do texto deixar o leitor muitas vezes disperso e não necessariamente atento a ele.


Por fim, percebe-se que não é o fato de existirem livros eletrônicos que aumen-tará o número de leitores. Para que isso seja possível seria necessária uma mudança no modo de as pessoas verem a leitura e não apenas ao suporta textual.