25 de setembro de 2010

Conscientizar para melhorar


Como em todo ano de eleição, neste ano a população tem tido maior acesso à política do país. Isso pode facilitar, em muito, a conscientização política dos brasileiros. Mesmo assim, muitas pessoas não se esforçam para adquiri-la.

A conscientização política existe quando o cidadão tem consciência da impor-tância de seu papel na escolha dos candidatos que governarão o país. Para isso, ele pesquisa o que defende cada candidato e vota naquele que tiver as ideias com as quais concorda e que tenha alguma maneira viável de colocá-las em prática.

A falta de interesse na política não existe à toa, já que ela foi desacreditada por muitos motivos. Entre tais motivos o alto índice de corrupção praticada por aqueles que estão no poder, a escassez de políticos honestos, a existência de muitos candidatos que não levam a política a sério. Além disso, existem aqueles que querem manter o povo distante dessas questões para que, assim, consigam enganá-los.

Para melhorar essa condição da população muitas medidas podem ser toma-das. Antes de tudo, essa conscientização deve começar a existir desde a educação es-colar, já que as crianças – e futuros eleitores – poderão votar com consciência no futuro. Os políticos corruptos devem ser punidos e não privilegiados pela impunidade e, deste modo, haverá uma diminuição deles. As pessoas precisam saber, também, que a opinião delas vale e, se conseguirem apoio popular, podem criar uma lei – a exemplo da Ficha Limpa, que teve iniciativa popular e hoje funciona como lei. Por fim, ao longo do tempo, o voto deveria deixar de ser obrigatório, pois assim apenas aqueles que têm consciência e convicção nas ideias de seu candidato votarão

Deste modo, se as devidas medidas forem tomadas, com certeza haverá maior conscientização política entre a população. E, com isso, os candidatos eleitos terão sido escolhidos com mais cuidado e precaução, o que beneficiará, enfim, o povo.