Transformações em São Paulo

by - setembro 14, 2010

 A globalização afetou de modo intenso o mundo atual. É possível ver as transformações trazidas por ela no dia-a-dia e em vários lugares, inclusive na cidade de São Paulo. Essas mudanças atingem diferentes dimensões. Entre elas a cultura e o espaço da cidade.

Sob o aspecto espacial, as mudanças foram muitas. Antes, a cidade era menor, tinha muitas casas e quase não ocupava zonas inadequadas. Atualmente, como a cidade crescer sem planejamento, houve ocupação de lugares como várzeas de rios, que pode, por exemplo, piorar os problemas das enchentes, e de ocupação ilegal, como áreas de risco ou de preservação ambiental. Além disso, há maior concentração de prédios. Esse não planejamento também piorou as condições do tráfego de veículos, o que obriga o Estado a investir em vias de circulação e no metro.

Já em relação à cultura, a cidade avançou de maneira considerável. Antes, a elite era sua principal consumidoras, já que eram em menor número e a um preço maior. Além disso, a moda e a música eram mais típicas do país. Atualmente as pessoas conseguiram maior acesso a cultura. Há mais shows estrangeiros, por exemplo, e também é possível encontrar facilmente comidas de todo o mundo. Além disso, escuta-se música estrangeira com frequência e observa-se uma moda universal.

Deste modo, é possível perceber que o mesmo fenômeno pode ser positivo e negativo. Quanto ao espaço, a globalização não foi bem utilizada, fazendo com que este seja um dos principais desafios de São Paulo nos dias de hoje. Já em relação à cultura, o fenõmeno trouxe um grande avanço, que beneficiou toda a população da cidade.

(FGV 2009)

Leia também

0 comentários!

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons