A Condição Geral

by - julho 10, 2010

Achei esse conto de Drummond muito interessante. Em poucas linhas, ele mostra como o homem é egoísta em relação ao mundo. O que vocês acham? Vale a leitura!

Imagem do Getty Images

A Condição Geral
Carlos Drummond de Andrade

O barro entendia que estão abusando da sua docilidade para a feitura de cerâmicas vulgares. A água queixou-se de recolher todas as imundícies da Terra, ela que sempre foi sinônimo de limpeza. O boi nem precisou falar: era a imagem da revolta contra o sacrifício da espécie - de todas as espécies imoladas. "E a mim?", gemeu a árvore, "a mim, que desempenho função vital no sistema da Terra, tacam-me foto ou retalham-me a serra e machado."

Os quatro concordaram que não está direito. Reclamaram do homem, e este lhes declarou que não podia fazer nada. Vive onerado de impostos, afligido de doenças, e mal tem tempo de se coçar. "Em vez de me coçar", acrescentou, "assisto a seriados americanos de televisão, enquanto não se inventa outra coisa. E me entedio. Voltem para seus lugares e guardem o que lhes digo. "Vocês pensam que ser homem é fácil?"

Leia também

1 comentários!

  1. o egoísmo das pessoas é um dos motivos maiores q justificam minha irritação no trânsito, ou na faculdade...essa sociedade egocêntrica q me faz respirar fumaça de cigarro e ouvir o pagode do carro ao lado (no último volume)...é difícil ser HUMANO qndo a maior dificuldade somos nós mesmos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons