Achei esse conto de Drummond muito interessante. Em poucas linhas, ele mostra como o homem é egoísta em relação ao mundo. O que vocês acham? Vale a leitura!
Imagem do Getty Images
A Condição Geral
Carlos Drummond de Andrade
O barro entendia que estão abusando da sua docilidade para a feitura de cerâmicas vulgares. A água queixou-se de recolher todas as imundícies da Terra, ela que sempre foi sinônimo de limpeza. O boi nem precisou falar: era a imagem da revolta contra o sacrifício da espécie - de todas as espécies imoladas. "E a mim?", gemeu a árvore, "a mim, que desempenho função vital no sistema da Terra, tacam-me foto ou retalham-me a serra e machado."
Os quatro concordaram que não está direito. Reclamaram do homem, e este lhes declarou que não podia fazer nada. Vive onerado de impostos, afligido de doenças, e mal tem tempo de se coçar. "Em vez de me coçar", acrescentou, "assisto a seriados americanos de televisão, enquanto não se inventa outra coisa. E me entedio. Voltem para seus lugares e guardem o que lhes digo. "Vocês pensam que ser homem é fácil?"
o egoísmo das pessoas é um dos motivos maiores q justificam minha irritação no trânsito, ou na faculdade...essa sociedade egocêntrica q me faz respirar fumaça de cigarro e ouvir o pagode do carro ao lado (no último volume)...é difícil ser HUMANO qndo a maior dificuldade somos nós mesmos
ResponderExcluirO ser humano é capaz de fazer mais,só que seu motivo de "jogar"é só ganhar e não se divertir.
ResponderExcluir