31 de julho de 2008

Radiação em Goiânia


A imagem acima explica direitinho o caso. Retirada de Amaro Junior.

Em 1987, 4 pessoas morreram e mais, ao menos, 800 foram contaminadas com radiação em Goiânia. Isso mesmo, aqui no Brasil. Estranho? Pois conheça o que aconteceu!

Devair, dono de um ferro velho, recebeu uma máquina de radioterapia. Ao desmontá-la, para vender as peças, encontrou uma pedra azul maravilhosa - e, é claro, quis mostrar para todo mundo. A partir de então, passou a andar para todo canto com a pedrinha, e não perdia a oportunidade para mostrar para quem quisesse ver. O que não imaginava é que essa pedra, na verdade era césio 137, que é radioativo - e quanto mais gente via a pedrinha, mais gente era contaminada.

Mas, vejamos bem... Se nos colocamos no lugar do dono do ferro velho. Todo dia fazer a mesma coisa, vejo as mesmas peças, nada divertido, nada interessante. De repente, ao fazer o mesmo trabalho de todo dia, encontra alguma coisa azul, brilhante e bonita. Você não consegue imaginar o que é, só sabe que é bonito demais para ser jogado fora. Então, nada melhor do que se apropriar da coisa e mostrar para todo mundo a maravilha que você encontrou naquele dia! Aí é aquela coisa, que todo mundo sabe: você leva para a casa, mostra para a esposa, para os sobrinhos, para o irmão.... E isso ainda não é o bastante! Leva para os amigos se maravilharem com o objeto que encontrou - e porque não mostrar para os estranhos que estão por perto?

Depois de um tempo, Devair começou a passar mal. E não só ele, mas várias pessoas de sua família. Mas ninguém nunca desconfiaria que o mal-estar fosse vir de uma pedrinha, né? A mulher do dono do ferro-velho, porém, achou que aquela coisinha minúscula e linda tivesse alguma coisa a ver. E conseguiu descobrir que aquilo era Césio 137, uma substância altamente radioativa - e que, com certeza, traria algum efeito colateral. 

Alguns dias após a novidade chegar, a mulher e a sobrinha do coitado que achou a maravilha morreram (imagina só a culpa do Devair!). E todos aqueles para quem mostrou a pedrinha também passam a sentir efeitos colaterais - efeitos que durariam a vida inteira.

Abaixo um vídeo explicativo do caso, que passou em 2007 no programa "Linha Direta":


Para saber mais: [1], [2]

*post reescrito em 09/09/2012

29 de julho de 2008

Meninas-Lobo

Bom, eu estava estudando para a minha prova de filosofia e vi no meu caderno uma citação sobre as meninas-lobo. Então, curiosa do jeito que eu sou, eu resolvi procurar na internet alguma coisa sobre elas para ver o que eu achava. No meu caderno, dizia que elas eram um exemplo de que seres-humanos, mesmo não convivendo com pessoas de sua espécie a vida inteira, conseguiam se comunicar e aprender coisas que qualquer outro humano aprenderia. Então, olha só o que eu achei:


22 de julho de 2008

Tristeza



















'Se você está triste porque perdeu seu amor, lembre-se daquele que não teve um amor para perder.Se você se decepcionou com alguém, lembre-se daquele cujo nascimento já foi uma decepção.Se você está cansado de trabalhar, lembre-se daquele que angustiado perdeu seu emprego.Se você reclama da comida mal feita, lembre-se daquele faminto que morre definhando, sem um pedaço de pão.Se você anda aborrecido com a vida, lembre-se daquele que espera um sorriso seu.Se você teve um amor para perder, um trabalho para cansar, um sonho desfeito, uma tristeza para sentir, uma comida para reclamar, lembre-se de agradecer, pois existem muitos que dariam de tudo para ficar no seu lugar."
 Desconhecido

Olá :)

Oi !


Eu resolvi fazer um blog agora para postar algumas coisinhas quando eu estivesse afim...

É, cada hora eu resolvo fazer alguma coisa diferente e tal, sabe? Mas eu realmente estava afim de fazer um blog... Eu comecei a pesquisar na internet e reachei (palavra feia, né? o.o) uns blogs que eu fazia quando eu era menor, e, sei lá, eu amava fazer! Nem sei o por que eu parei... Acho que tinha que começar a pagar, alguma coisa assim...


Bom, para começar, acho bom me apresentar... 
Eu sou a Déia, atualmente com 16 anos, estou no 2º ano do colegial e não sei o que eu quero prestar, talvez jornalismo ou direito, sei lá... É, eu gosto bastante de escrever...

Os posts serão feitos com aquilo que me der na cabeça, como estou fazendo agora. Depois, pretendo postar um texto, uma citação, ou alguma coisa desse modo.

Para começar, vou postar um texto que eu acho fofo e faz tempo que não vejo, do filme "10 Coisas que eu odeio em você". Boa leitura!


"Odeio o modo como fala comigo 
E como responde ao que eu falo... 
Odeio o modo como você anda 
Odeio suas roupas largas 
E como consegue ler 
Minha mente 
Eu odeio tanto isso em você 
Que até me sinto doente 
Eu odeio como esta sempre certo... 
E odeio quando você mente 
Eu odeio quando me faz rir muito 
Mas quando me faz chorar 
Eu odeio quando você não esta por perto 
E o fato de não me ligar 
Mas eu odeio principalmente 
Não conseguir 
Te odiar nem um pouco 
Nem mesmo por um segundo Nem mesmo só por odiar..."