31 de julho de 2008

Radiação em Goiânia


A imagem acima explica direitinho o caso. Retirada de Amaro Junior.

Em 1987, 4 pessoas morreram e mais, ao menos, 800 foram contaminadas com radiação em Goiânia. Isso mesmo, aqui no Brasil. Estranho? Pois conheça o que aconteceu!

Devair, dono de um ferro velho, recebeu uma máquina de radioterapia. Ao desmontá-la, para vender as peças, encontrou uma pedra azul maravilhosa - e, é claro, quis mostrar para todo mundo. A partir de então, passou a andar para todo canto com a pedrinha, e não perdia a oportunidade para mostrar para quem quisesse ver. O que não imaginava é que essa pedra, na verdade era césio 137, que é radioativo - e quanto mais gente via a pedrinha, mais gente era contaminada.

Mas, vejamos bem... Se nos colocamos no lugar do dono do ferro velho. Todo dia fazer a mesma coisa, vejo as mesmas peças, nada divertido, nada interessante. De repente, ao fazer o mesmo trabalho de todo dia, encontra alguma coisa azul, brilhante e bonita. Você não consegue imaginar o que é, só sabe que é bonito demais para ser jogado fora. Então, nada melhor do que se apropriar da coisa e mostrar para todo mundo a maravilha que você encontrou naquele dia! Aí é aquela coisa, que todo mundo sabe: você leva para a casa, mostra para a esposa, para os sobrinhos, para o irmão.... E isso ainda não é o bastante! Leva para os amigos se maravilharem com o objeto que encontrou - e porque não mostrar para os estranhos que estão por perto?

Depois de um tempo, Devair começou a passar mal. E não só ele, mas várias pessoas de sua família. Mas ninguém nunca desconfiaria que o mal-estar fosse vir de uma pedrinha, né? A mulher do dono do ferro-velho, porém, achou que aquela coisinha minúscula e linda tivesse alguma coisa a ver. E conseguiu descobrir que aquilo era Césio 137, uma substância altamente radioativa - e que, com certeza, traria algum efeito colateral. 

Alguns dias após a novidade chegar, a mulher e a sobrinha do coitado que achou a maravilha morreram (imagina só a culpa do Devair!). E todos aqueles para quem mostrou a pedrinha também passam a sentir efeitos colaterais - efeitos que durariam a vida inteira.

Abaixo um vídeo explicativo do caso, que passou em 2007 no programa "Linha Direta":


Para saber mais: [1], [2]

*post reescrito em 09/09/2012