4 de setembro de 2008

Trepanação



Para aqueles que não sabem, a trepanação era um modo de se curar de espíritos, traumas e doenças, na antiguidade. Essa técnica era usava em várias civilizações antigas, por exemplo no Egito, Grécia, Oriente Médio, Roma, tribos céltinas, China, Índia, Maias, Astecas, Incas, até em algumas tribos indígenas brasileiras.



O que mais impressiona nesta técnica é o modo como ela era realizada: perfurava-se um buraco de 2,5 a 5 cm de diamêtro, através de um broca cirúrgica, no crânio de um homem vivo. Assim, eles colocavam sangue no buraco formado, deixando a pessoa em uma melhor condição. Por incrível que pareça, o paciente que fazia a operação (que durava cerca de uma hora, sem anestesia) tinha 70% de chance de continuar vivendo bem.

Dependendo do tamanho do orifício, o índividuo poderia sobreviver durante alguns meses apenas com a derme a cobrir, conseguindo sentir o seu próprio encéfalo . De realçar que em crianças a reestruturação óssea é muito mais rápida, e dependendo do tamanho do oríficio, o osso poderia cobrir a abertura por completo.


Hoje em dia, esse método foi aperfeiçoado, com anestesia e com a opção de devolver a parte do crânio retirada.

No Japão, teve um caso em que Susumo Nakoshi, que morava em um carro e aceitou fazer uma trepanação em troca de dinheiro. Outro caso, foi da artista e cientista Amanda Feilding, que fez uma auto-trepanação, gravando o procedimento. Para ela, a trepanação permite maior fluxo sanguíneo para o cérebro.