22 de agosto de 2008

Cultura mundial

É eu estou um pouquinho inspirada para escrever hoje... Mas agora eu vou falar de uma coisa que eu reparei no final do ano passado / comecinho desse ano: como os adolescentes de hoje em dia são parecidos no mundo inteiro.


Para contextualizar, eu passei o ano novo em um acampamento na Itália, e junto com gente de vários países diferentes. É claro que tinha mais gente da Europa, mas também tinha eu e mais um menino do Brasil, um menino dos EUA e outros dois do Japão.


Eu estava animada, já que não sabia o que me esperava lá, mas, depois de passar uma semana com todo mundo, reparei que todos são iguais, pensam as mesmas coisas, gostam das mesmas coisas... Por que, sei lá, e se todas essas pessoas que eu conhecesse lá, agissem de um modo completamente diferente do meu? E ainda estranhassem os meus gostos e tal?


Tá, eu cheguei lá, na Itália e duas italianas vieram me buscar no aeroporto... E eram todas animadas, falantes e tal... Como nós fomos os primeiros a chegar no acampamento, até que tava tudo bem: elas conversavam com a gente e tava tudo bem, parecido e tal... Depois, mais tarde, chegaram os japoneses e as francesas. E as francesas, não sei se ainda estavam meio tímidas, mas conversavam muito entre si... E era bem estranho... Os japoneses ficaram na deles. Como foi um dia cansativo, fomos dormir.

No dia seguinte, o pessoal foi chegando: Portugal, Espanha, Itália, Hungria, Áustria, EUA, Suécia, Holanda e Alemanha. Todos juntos lá. Então todo mundo ficou conversando e... a noite resolveram fazer uma festinha... O pessoal de portugal tinha muita música brasileira (funk e bossa nova), os espanhóis tinham umas músicas espanholas... Mas o que todo mundo tinha, eram as músicas que tocam nas festas daqui e tal (na maior parte americana ou britânica), é claro que uma ou outra ainda eram desconhecidas para mim, mas aos poucos fui me acostumando (e, ao chegar no Brasil, eu acabei ouvindo algumas), e também tinham músicas que eles não ouviam.

Então, eu percebi que, mesmo sendo um pouco diferentes, as músicas eram as mesmas no mundo todo! (tá, eu meio que já sabia disso, já que eu ouvia rádio em todas as minhas viagens, e as musicas era parecidas, maas...) No dia seguinte, fizemos as regras do acampamento. E, todos meio que concordavam nas regras... Era mais ou menos um senso comum, e ninguém propôs uma coisa extremamente estranha o.o.

Em um dos jogos, onde tínhamos que decidir o que é mais importante para o mundo (Entre aquecedor, geladeira, transporte e luz), cada país via do seu ponto de vista: para países frios, se precisava de aquecedor, já que era muito frio... E isso, por exemplo era uma coisa que eu nunca pensaria, tanto que quando falaram aquecedor, eu pensei 'Para que um aquecedor seria tão importante?!', já que, para mim, só preciso de um cobertor e já me esquento!

Com o tempo, eu fui percebendo as semelhanças: todos viam os mesmos programas, todos conversavam sobre assuntos parecidos, tiravam muitas fotos, gostava de comprar lembranças... E até mesmos os que vieram de países com leis muito diferentes (como a Holanda, onde a droga é permitida), ou tendo tipo, a escola diferente (é, em cada país o sistema de estudo é de um jeito), todos somos, no fundo muito iguais! Todos nós pensávamos nas mesmas coisas, queríamos as mesma coisas para nosso futuro, e, mesmo com a diferença existente em cada país, essas diferenças são mínimas diante das semelhanças!