27 de dezembro de 2017

A Invasão de Tearling


Nome: A Invasão de Tearling
Autor: Erika Johansen
Editora: Suma de Letras
Páginas: 400



Desde que assumiu seu lugar como a Rainha de Tearling, Kelsea fez coisas grandiosas pelo seu povo... Mas todas as ações tem consequências, e romper o tratado com Mortsmene pode custar não só sua vida, mas a de todo seu povo. Ela sabia que não seria fácil e que seria apenas questão de tempo até que a Rainha Vermelha invadisse o Tearling.

Apesar de tudo, Kelsea não desiste... Mesmo sabendo que seu reino é fraco e não tem chances contra Mortsmene, ela não deixa de tentar encontrar uma solução que salve seu povo, mesmo que isso custe sua própria vida. Logo, Kelsea começa a ter visões de um passado pré-Travessia e, mesmo sem saber como, ela sente que o passado pode mostrar lições importante para o presente. Poderia ela achar a salvação para o seu reino nas raízes da sua história?

"Até mesmo pequenos gestos de gentileza têm potencial de conquistar recompensas enormes. Só um homem míope acreditaria em algo diferente."

A Invasão de Tearling não só continuou magnificamente a história de Kelsea como também reforçou a presença dessa trilogia entre as minhas favoritas da vida! Eu estava com um medo muito grande de ler esse livro e me decepcionar, porque eu amei o primeiro e acredito MUITO na maldição do segundo livro (que é no qual você geralmente decide se vai ou não continuar a série), mas fico feliz de dizer que ele alcançou todas as minhas expectativas e me deixou ainda mais apaixonado por essa história.

Começando por Kelsea, que foi uma das, se não A, personagens que eu mais amei esse ano... desde o primeiro livro ela se mostra uma garota decididamente forte e com uma coragem verdadeira e altruísta, mas nesse livro ela amadurece MUITO! Eu fiquei abismado com o crescimento dela no decorrer dos capítulos, de verdade. Ela não parou de me surpreender... Mas, além de mais madura, Kelsea também está mais sombria; ao mesmo tempo que se torna uma rainha forte e destinada a grandezas, ela começa a perceber o poder que tem e o quão longe eles podem ir. EU TÔ AMANDO, não nego haha

A escrita da autora continua incrivelmente detalhada e gostosa de ler ao mesmo tempo, mas eu senti um pouco menos disso nos capítulos pré-Travessia; apesar de ser importante para a história e ser bastante explicativo sobre como tudo chegou a como conhecemos, eu achei esses capítulos um pouco tediosos. Talvez seja porquê há a clara distinção entre a fantasia do Tearling com a realidade do mundo pré-Travessia, ou porque não tenha me identificado muito com Lily... mas eu ficava torcendo para Kelsea voltar haha

E nessa continuação temos um foco enorme também na Rainha Vermelha, o que eu adorei. Conhecemos mais sobre a personalidade dela, seus medos e, principalmente, seu passado. Eu fiquei simplesmente chocado com as revelações HAHA Eu adoro essa mulher, gente. 

No geral, A Invasão de Tearling é uma continuação bem elaborada, que traz muitas respostas, novos questionamentos e não peca no desenvolvimento da trama geral e nem dos personagens. O livro tem bastante tensão, magia e até uma pitada de romance. Estou super ansioso para ler o terceiro e me apaixonar ainda mais, mesmo sabendo que vou chorar em dar adeus à Kel.