27 de novembro de 2017

Só Escute

Nome: Só Escute
Autora: Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Páginas: 352


Há cinco meses atrás, Annabel Greene filmou um comercial que combinava com a vida dela: ela era a "garota que tem tudo". Hoje, depois das férias de verão, ela já não se identifica mais com aquela garota que ela vê nas telas. Sua família está em crise desde que descobriram o distúrbio alimentar de uma de suas irmãs; ela não fala mais com Sophie, que era sua melhor amiga; e não tem ninguém com quem sentar durante o almoço da escola.

Por isso, acaba sentando ao lado do misterioso Owen Amstrong, o garoto que vivia se metendo em briga, mas está tentando mudar. Ele está sempre sozinho, não tira o fone do ouvido e tem um lema: nunca mentir. Ao contrário do que imaginava, Annabel acaba fazendo amizade com o garoto - e, agora, talvez consiga criar coragem para enfrentar os conflitos de sua vida - a começar pelo que aconteceu na noite em que brigou com Sophie.

Para encarar a verdade, você precisa estar disposta a ouvi-la.

Gostei bastante do livro! Aos poucos, vamos conhecendo um pouco sobre Annabel e seu entorno. Logo nos primeiros capítulos, já conhecemos melhor sua família, sua carreira e um pouco de sua amizade com Sophie. 

Vemos a personalidade das irmãs, Kirsten e Whitney; a preocupação que ela tem pela mãe e tudo o que aconteceu; e as reações de cada um dos membros da família quando Whitney começou a demonstrar distúrbios alimentares. Vemos os motivos que a levaram a seguir a carreira de modelo e o porquê dela continuar. E também conhecemos um pouco sobre a relação que a garota tinha com Sophie - desde o momento em que se tornaram amigas até o momento atual, apesar de não sabermos de início exatamente o que levou as duas a deixarem de se falar.

Desde o início eu já não gostei de Sophie - achei a garota bem egocêntrica, daquele tipo que passa por cima dos outros para conseguir o que quer. E, apesar de não sabermos exatamente o que aconteceu, parece que ela não está disposta a escutar a versão de Annabel.

Depois que somos apresentados a tudo o que está acontecendo na vida de Annabel, a história começa finalmente a fluir! E tudo isso tem início no momento em que a garota se aproxima de Owen. Ele foi um personagem que me chamou a atenção desde o início! Apesar de sabermos pouco sobre ele, que foi preso por conta de uma briga, ele não parece ser tão malvado quanto os alunos acreditam. 

Conhecendo mais sobre o garoto, vemos como sua vida foi afetada por suas crises de raiva - e como hoje consegue gerenciar essa raiva muito bem. Ao longo livro, fui gostando cada vez mais dele!

Sem dúvidas, o livro nos faz pensar sobre como muitas vezes julgamos os outros sem pensar em escutar o outro lado, sem tentar entender como aquilo ficou assim! Além disso, Dessen consegue abordar temas complexos sem muitas complicações - de forma que conseguimos imaginar isso acontecendo bem do nosso lado.

Eu já conhecia a escrita de Sarah Dessen e estava bem animada para ler mais um livro da autora! Além da escrita, que é super envolvente, percebi que a música está presente em todos os livros que li da autora - e talvez isso seja um dos fatores que me atraem em suas histórias, já que quase sempre estou ouvindo alguma música! Apesar de que, de acordo com Owen, as músicas que eu costumo ouvir não são boas o suficiente - eu não sou uma pessoa 'iluminada', como ele diria.