5 de junho de 2017

4400


Nos últimos 60 anos, 4400 pessoas foram abduzidas. 
Todas elas retornaram de uma vez,
Sem nenhuma lembrança de onde estiveram. 
Elas não envelheceram um dia sequer.
E algumas retornaram com novas habilidades.
Todas estão tentando retomar...
... suas vidas interrompidas.

Exatamente 4400 pessoas, de diferentes idades e nacionalidades, desapareceram misteriosamente nos últimos 50 anos. Todas elas foram devolvidas juntas, trazidas por uma bola de luz, e deixadas no mesmo dia e no mesmo lugar, sem terem envelhecido um só dia. 

Para entender o que aconteceu, o NTAC, o Comando Nacional de Observação de Ameaças, os recebeu, colocando-os em quarentena, registrando cada um deles e, enfim, liberando-os para que possam retornar para suas vidas normais. Apesar de retornarem às ruas, o NTAC continuou observando a vida e as ações dessas 4400 pessoas, tentando entender o que exatamente aconteceu com elas. 

Nos próximos dias, é descoberto que tais pessoas voltaram para a Terra com uma peculiaridade: boa parte deles apresentava poderes que poderiam contribuir para o nosso futuro, seja esse o poder de cura, o dom da premonição, a telecinese...


Nunca tinha ouvido falar de 4400 até a série aparecer entre os recomendados da Netflix. Resolvi dar uma chance quando li a sinopse e já viciei rapidinho. A cada episódio eu ficava mais e mais curiosa pelo próximo e queria saber o futuro do mundo, dos 4400 e de cada um dos personagens. 

Uma pena que não deu certo. A série foi cancelada após 4 temporadas, por conta da baixa audiência. E, pelo menos para mim, apesar de ter um final minimamente satisfatório, não foi o suficiente para o que a série propôs. Para os curiosos, foram lançados dois livros para realmente finalizar 4400, e pelo menos ter um pouco mais de continuidade – eu ainda não li, mas pretendo fazer em algum momento. 

De qualquer forma, ainda que não tenha terminado, acho que vale a pena assistir a série! É realmente viciante e tudo vai ficando cada vez uma bola de neve maior, ao longo das 4 temporadas. Todos os personagens são bem construídos, desde os agentes Tom Baldwin e Diana Skouris, que são os verdadeiros protagonistas da série; até os principais 4400, como Sawn, Maia, os Tylers... Vale a pena dar uma chance!