Encontro de Blogueiros com James Dashner

by - maio 13, 2017


A Fe me chamou para representar o Lendo e Esmaltando em um encontro de blogueiros realizado em 2014, organizado pela Editora VR e que contou com a presença do autor James Dashner. Percebi que nunca tinha comentado sobre esse encontro aqui, então aproveitei que hoje é o dia do Orgulho Clareano para contar um pouquinho como foi conhecer o autor da saga!

O bate-papo aconteceu em São Paulo, no Gibi Cultura Geek, um bar super legal e com vários itens da cultura geek, como diversas figure actions, vários desenhos fanmade de personagens e até um homem de ferro saindo da parede.

O encontro estava marcado às 14hs, sendo que o autor chegaria às 14h30. Ele chegou no horário combinado, mas o bate-papo só começou às 15hs, quando o local estava preparado para receber todo mundo. Chegando lá, cada blogueiro recebeu como brinde um exemplar autografado de “O Jogo Infinito”, o novo livro do autor.

O bate-papo consistia em perguntas e respostas para o autor, que sempre respondia bem humorado e muito simpático à todas as perguntas. Conversamos sobre os livros de Maze Runner, sua adaptação aos cinemas, que estreará em setembro, e um pouco sobre seu novo livro.

O autor comentou sobre suas preferências literárias. Ele lê desde a infância, e se diz grande fã de Stephen King, tendo um carinho especial por “O Iluminado” e “A Dança da Morte”. Ele também adora “O Senhor dos Anéis”, de J.R.R. Tolkien (e acredita que a adaptação cinematográfica se manteve super fiel aos livros) e “As Crônicas de Nárnia”, de C.S. Lewis. Maze Runner, inclusive, teve como base outras obras literárias: “Ender’s Game”, de Orson Scott Card, e “Senhor das Moscas”, de William Golding.



Maze Runner com certeza criou um mundo novo e muita gente imagina como seria viver por lá. Ele disse que tem um pouco de si próprio em cada personagem do livro, mas ele se identifica principalmente com Thomas, já que está dentro da cabeça do personagem (ele só não é tão corajoso quanto ele). Perguntei ao autor que papel ele faria na sociedade da clareira, e ele disse que morreria de medo de ser um corredor (principal trabalho entre os clareanos), então passaria seus dias varrendo o esterco dos animais da fazenda.

Os verdugos, que são animais perigosos e assassinos que ficam no labirinto, foram criados por ele e foram uma junção de várias coisas que causam arrepios ao autor, como ETs, agulhas e objetos afiados. E James já antecipou que os bichos terão grande participação no filme!

James diz que sempre foi fã de filmes, e recebeu a notícia da adaptação com muita felicidade, considerando a coisa mais excitante que já aconteceu em sua carreira. Ele acompanhou todos os momentos da produção do longa, e acredita que, dentro do possível, tudo está fiel ao livro. A cada mudança que os roteiristas faziam, perguntavam ao autor o que seus fãs achariam da modificação. Ah, e podem ficar atentos: o autor agora também é de Hollywood – apareceu 4 SEGUNDOS no filme (hahaha).


Seu novo livro, que foi lançado oficialmente no dia do evento, teve como intuito criar uma série diferente de “Maze Runner”, mas que conquistasse os leitores de sua primeira série. Ele se baseou principalmente nos filmes “Matrix” e “A Origem”, e segue pelo caminho da realidade virtual e da inteligência artificial. Ele acredita que esse foi um dos melhores livros que escreveu até agora, e tem um futuro já definido para a trilogia (ele disse, inclusive, que já acabou de escrever o segundo livro!).  

Sobre os planos para o futuro, James ainda quer escrever mais um livro dentro do mundo de Maze Runner, contando um pouco sobre Thomas e Teresa antes deles irem à clareira. Também planeja escrever um livro mais voltado para o terror (bem assustador e medonho, que deixará qualquer um com os cabelos em pé), e ainda brincou, falando que quer escrever sobre uma princesa e seu unicórnio (hahaha).


No final do evento, foi servido refrigerante e cachorro quente para todos os que estavam presentes. Depois, todos os blogueiros puderam pedir para autografar todos os livros que tinham levado para o evento e tirar fotos junto com o autor.

O evento foi ótimo! Agradeço à Fe por ter me convidado para representar o Lendo e Esmaltando! O autor é uma simpatia e foi um prazer conhece-lo e estar nesse bate papo junto com ele e outros blogueiros! 

Leia também

0 comentários!

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons