Negócio das Arábias

by - julho 28, 2016


Durante a recessão nos Estados Unidos, um homem de negócios falido (Tom Hanks) procura recuperar suas perdas financeiras viajando para a Arábia Saudita, a fim de vender sua ideia "genial" para um monarca que está construindo um enorme complexo no meio do deserto. 
Alan Clay perdeu a alegria de viver. Seu dia-a-dia é apenas uma repetição, ele se sente desapontado de não ter a capacidade de dar o futuro que a filha merece, e por não ser o homem bem sucedido que ele e a família esperavam. Ou seja, ele é uma decepção. Esse sentimento é canalizado para algo que ele acredita estar sugando toda sua energia.

Após anos trabalhando com T.I., Clay é enviado para a Arábia Saudita para vender uma nova tecnologia ao rei. No reino, o protagonista continua com a sua vida sem graça - o que percebemos pela constante repetição do que acontece durante os dias após a sua chegada. 

Ao mesmo tempo, ele se espanta com as diferenças que encontra nesse país, que tem uma tão peculiar. Apesar de tudo parecer bem estereotipado de início - o caos, o deserto, as vestimentas -, aos poucos Clay vai se adaptando ao novo local de trabalho, tentando encontrar alguma direção em sua vida.


É claro pelo filme a existência daquela pressão pela vida perfeita: a casa dos sonhos, o emprego dos sonhos, a família exemplar, a esposa feliz... Quando tudo vai por água abaixo, não é a toa que o ânimo de Clay também vai embora. Apesar de estranhar a Arábia Saudita, tudo continua sem graça para o protagonista, o que é reforçado por meio de repetições que vemos ao longo da primeira metade do filme.

Na segunda metade do filme, ele parece acordar para seu entorno, finalmente criando consciência do que realmente está acontecendo em sua vida. A partir de então, vemos cada vez menos as repetições e passamos a explorar ainda mais aquele reino, seus costumes e seus cidadãos.

O filme é uma adaptação do livro Um Holograma para o Rei, de Dave Eggers. Eu ainda não li o livro, mas pelo filme, já sei que vou gostar! A atuação de Tom Hanks está incrível, o que não é novidade. Não me lembro de ter assistido um filme dele que não tivesse me agradado. Com uma mistura dehumor, drama e romance, Negócio das Arábias caminha na direção certa para agradar aqueles que estão em busca de uma boa diversão!

Gostaria de agradecer à Companhia das Letras e à Mares Filmes por me convidar para a cabine de imprensa. O filme estreia na quinta-feira, dia 04 de agosto. E, para quem está com algum amigo estrangeiro, a Mares Filmes está com a seguinte promoção: seu amigo gringo não paga o ingresso!

Leia também

9 comentários!

  1. Eu ainda não tive tempo de assistir esse filme, mas estou morrendo de vontade de ver. Gosto demais do Tom, ele é um ótimo ator!
    Adoreia indicação.
    Beijinhos <3
    Livros, Amor e Mais

    ResponderExcluir
  2. Oie...
    Ainda não estava sabendo da existência desse filme, mas, pelas suas palavras com certeza irei gostar muito, pois, adoro livros que trabalha esses temas mencionados, como família. O choque de cultura deve ser interessante também.
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  3. UAU. Quanto tempo não assisto filme com Hanks.. Gente.
    Esse filme mostra muito a pressão que temos de trabalho + família + ser bem sucedido, acredito que é um filme bem interessante de se assistir. Ainda mais com o Hanks que é genial.
    Agora do livro já ouvi falar um pouco e fiquei bem feliz com adaptação
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Oi Deia,
    Eu ainda não tinha visto falar desse filme, mas só pelo fato de ser com o Tom Hanks, já me ganhou, eu sou completamente apaixonada por ele, assim como você eu não me lembro de um filme dele que eu não tenha gostado. Vou esperar o lançamento e vou correndo conferir. Obrigada pela dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olha só ainda não tinha ouvido falar desse filme, eu adoro o ator Tom Hanks. Ele é muito expressivo. Dica anotada com certeza. Bjkas

    ResponderExcluir
  6. Ola Deia eu não conhecia o filme, gostei da premissa e sem contar que o ator protagonista já vale pela atuação impecável sempre em todos os filmes. Dica anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Eu não estava sabendo sobre esse filme, nem conhecia o livro. Mas sem dúvidas irei assistir, afinal Tom Hanks é Tom Hanks. E esse filme, pelo que você disse, ele está arrasando novamente. E eu adorei a promoção, mas não tenho nenhum amigo gringo por aqui, hahahaha. Valeu pela dica.

    bjs.

    www.ciadoleitor.com

    ResponderExcluir
  8. Adoro o Tom Hanks, estou ansiosa por esse filme. Sua resenha me deixou mais animada. Não sabia que era uma adaptação de um livro, que bacana!!
    Assim que eu assistir, volto para comentar o que achei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. oi tudo bem?
    muito chique, ir na cabine de imprensa do filme!
    Eu não tenho muita vontade de ver esse. Esperar chegar na TV, aí quem sabe, mas não iria no cinema
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons