21 de maio de 2016

X-Men: Apocalipse

Também conhecido como Apocalipse, En Sabah Nur é o mutante original. Após milhares da anos, ele volta a vida disposto a garantir sua supremacia e acabar com a humanidade. Ele seleciona quatro Cavaleiros nas figuras de Magneto, Psylocke, Anjo e Tempestade. Do outro lado, o professor Charles Xavier conta com uma série de novos alunos, como Jean Grey, Ciclope e Noturno, além de caras conhecidas como Mística, Fera e Mercúrio, para tentar impedir o vilão.

X-Men: Apocalipse acontece 10 anos depois dos acontecimentos de "Dias de um futuro esquecido". O mundo já tem conhecimento sobre os mutantes e está aprendendo a conviver com eles. Os que nascem com alguma mutação olham os acontecimentos do último filme com admiração e sabem que podem ser aceitos, mesmo sendo diferentes.

Os personagens que protagonizam essa nova trilogia deram um rumo para sua vida. Professor Xavier dedicou os anos para ajudar mutantes a controlar seus poderes; Magneto deixou de lado o ódio e se exilou na Polônia, levando uma vida tranquila e anônima com sua esposa e sua filha; já Mística procura novos mutantes que se encontram perdidos no mundo e os salva, colocando um novo rumo para cada um.

Enquanto isso, no Egito, vemos o retorno de En Saban Nur, o primeiro mutante. Ele passou anos em hibernação, após uma traição na época em que era tratado como um Deus, no antigo Egito. Seu principal poder é absorver poderes de outros mutantes, passando a ter cada vez mais poderes.

Depois de entender o que aconteceu, o vilão passa a reunir cavaleiros para reconquistar a liderança do planeta. Assim, reúne Tempestade, Anjo, Psylocke e Magneto, que se percebem mais e mais poderosos depois de receber a ajuda do deus egípcio.

Até então, os X-Men, que deixaram de atuar durante os anos de paz, têm que improvisar para combater o perigo iminente. Assim, voltamos a ver personagens como Mercúrio, e somos apresentados à nova formação do grupo, agora com figuras como Jean Grey (a Fênix), Ciclope e Noturno.


Quanto aos outros personagens, adorei a atuação de Sophie Turner como Jean Grey. Eu já acompanhava a atriz por conta de Game of Thrones - e estava com medo de ela não conseguir passar uma personagem diferente daquela que estou acostumada a ver -, mas ela me surpreendeu, tanto com o sotaque (que não é mais o britânico), como pela atuação.

Também gostei de conhecer os novos atores, como Oscar Isaac, Tye Sheridan e Kodi Smit-McPhee. É claro que não posso deixar de falar dos que já participavam da trilogia, que também arrasaram em seus papéis, Jennifer Lawrence é incrível como Mística; Michael Fassbender traz mais humanidade ao Magneto e James McAvoy é incrível como Xavier.

Apesar de ter gostado bastante do filme, confesso que fiquei um pouco decepcionada com o vilão, o Apocalipse. Desde o início, percebemos como o primeiro mutante é forte - e não é a toa que era considerado um Deus. Só para vocês terem uma ideia: ele conseguia fazer corpos virarem pó sem nenhuma dificuldade. Porém, diante dos X-Men, ele ficou fraco. Afinal, estava sozinho. O desenvolvimento da batalha entre o vilão e os mocinhos poderia ter sido bem melhor, na minha opinião.