5 teorias sobre Game of Thrones

by - abril 07, 2016

Por Guilherme White

Uma das séries mais queridas e controversas dos últimos anos terá seu retorno no próximo dia 24. Game of Thrones conquistou milhões de fãs pelo mundo, e existem alguns motivos para isso: ambiente medieval com suas armaduras e espadas, guerras e sangue pra todo lado (há sempre os preferem fechar os olhos em algumas cenas), personagens complexos que nos fazem odiá-los e amá-los ao mesmo tempo... E, agora que a série antecede os últimos livros há também o fator “e o que raios acontece agora?”. São inúmeras teorias e conspirações. Afinal, quem ficará com o trono de ferro de Westeros?

Para quem ainda não acompanha a série, recomendo que comece. Demorei mais de um ano com muitos amigos dizendo “assista, é sensacional!” ou “é a melhor série da vida...” ou “dragões, cara! Dragões!!” e eu não tinha vontade de acompanhar. Até que um dia estava sem nada pra fazer e acabei assistindo por acaso a primeira cena da primeira temporada, que passa na HBO. O que foi isso?! Que coisa linda! Pouco mais de 7 minutos e você já começa a se perguntar o que será que vem por aí. 

Logo após a primeira cena começa de fato a abertura, e é meu dever dizer que é uma das mais belas aberturas que vi em séries. Belos gráficos, com engrenagens, construções, mapas e paisagens, como se tudo fizesse parte de uma grande máquina (ou jogo?) em que tudo se encaixa e faz essa máquina funcionar. Sem falar da música, que fica na cabeça por horas. Sério.

Bom, mas se você já é familiarizado com a série, aqui serão postadas teorias e expectativas para a sexta temporada e para quem ainda não terminou a quinta temporada:

SPOILERS e possíveis SPOILERS! Então continue o post por sua conta em risco.

AS 5 TEORIAS DE GAME OF THRONES

1- A primeira teoria é sobre a mãe de Jon Snow, e esta é uma das teorias mais aceitas e quase comprovada (provavelmente será vista logo no início da próxima temporada). Jon é apresentado logo na primeira temporada como o “bastardo de Winterfell”, filho de Eddardd Stark, o Ned, com uma prostituta qualquer. A teoria fala sobre quem seria de fato sua mãe e também seu verdadeiro pai. Snow seria filho de Lyanna, irmã de Ned, com o irmão mais velho de Daenerys, o até então príncipe Rhaegar Targaryen. 

Na série, o rei Robert Baratheon diz que Rhaegar teria sequestrado e estuprado Lyanna, mas a realidade mostraria que Rhaegar e Lyanna se amavam e tiveram um filho. A famosa teoria R+L=J. Então após a morte dos pais de Jon, Eddard Stark assumiu o bebê como seu filho, para protegê-lo de Robert, que desejava a morte de todos os Targaryen.

Motivos para acreditar nessa teoria: Sir Barristan Selmy era o antigo guarda real que serviu tanto os Targaryen quanto os Baratheon, e em uma conversa com Daenerys ele afirma que Rhaegar foi uma das pessoas mais bondosas que havia conhecido, então como uma pessoa dessas seria capaz de sequestrar e estuprar uma mulher? Além disso, todos conheciam Ned Stark por ser um homem de grande honra, e que “ter um filho com uma prostituta não seria do feitio de Ned Stark” (segundo Stannis Baratheon). E mais um fato seria a irritação de Eddard após o rei Robert comandá-lo a matar Daenerys e seu irmão Viserys, ambos membros da família Targaryen.

Confuso, não é mesmo? Mas quase todos os fãs dos livros e da série concordam com essa teoria.

2- Uma lenda Targaryen diz que “o dragão tem três cabeças”. O que isso significa? Significa que o equilíbrio seria trazido por três membros da família Targaryen. Sabemos da existência de Daenerys e, se comprovada a primeira teoria, Jon também seria um Targaryen. Restaria então descobrir quem é o terceiro membro, já que Viserys é morto na primeira temporada e não tinha sangue do dragão, segundo sua irmã. Muitos dizem que ninguém mais ninguém menos que Tyrion Lannister seria um “verdadeiro dragão”. Tyrion seria filho do estupro de Joanna Lannister, mulher de Tywin Lannister, pelo rei Aerys Targaryen, o Rei Louco. Sem poder comprovar que Tyrion não é seu filho, Tywin teve que assumir a paternidade do anão para manter a honra da família Lannister, algo que ele tanto prezava. Por esse motivo Tyrion seria tão odiado pelo seu “pai”. Seria curioso se fosse verdade. Muitos torcem pelo anão e adorariam vê-lo montado em um dos dragões. Tyrion teria grande fascinação por dragões e sonhos nos quais ele estaria montado em um deles, algo típico dos Targaryen.

3- Jon Snow (ou seria Jon Targaryen?) seria o salvador de Westeros. Para os leitores do livro, ele seria a reencarnação de Azor Ahai, lendário guerreiro que derrotaria os White Walkers, salvando e unindo a população dos Sete Reinos de Westeros. Com a morte de Jon na quinta temporada, muitos agora esperam que ele renasça do fogo, como diz a lenda. Azor Ahai, renasceria do fogo e empunharia sua espada, que muitos acreditam também ser a famosa Garralonga (Longclaw), feita de aço valiriano. Jon então seria Azor Ahai, teria uma espada matadora dos Walkers, seria herdeiro legítimo do trono e montaria um dragão. Será? Bom, a parte do dragão eu não sei, mas o resto é bem possível e provável. Resta saber se Melisandre vai fazer algo direito dessa vez, já que por causa dela Stannis e Shereen estão mortos.

4- Quem são os White Walkers? É possível encontrar em sites algumas discussões sobre a origem dos Walkers e quem seria o Night’s King, o comandante desses temidos seres. Os caminhantes brancos teriam sido humanos antes de serem do jeito que são atualmente? Bom, em um dos episódios da quarta temporada fica comprovado que sim, um humano pode virar um deles. Um dos filhos de Craster é transformado com um simples toque. E uma das teorias diz que o Rei da Noite teria sido um Stark, o décimo terceiro comandante da famosa Patrulha da Noite, e descendente dos Primeiros Homens. Por esse motivo os Stark teriam papel fundamental para combatê-los, já que seriam da mesma linhagem e, em teoria, detentores de poderes também desconhecidos. A história diz que o Rei da Noite não teria alma, por isso acredito que ele poderia ter vagado durante milhares de anos até reunir seu exército e finalmente ter poder para invadir e dominar os Sete Reinos.

5- Já que estamos falando dos White Walkers, a quinta teoria diz respeito às armas que poderiam matá-los. Vimos que vidro de dragão e aço valiriano são efetivos contra os caminhantes e as duas armas seriam forjadas com fogo de dragão, então aparentemente os dragões de Daenerys seriam fundamentais para derrotá-los, já que existem poucas espadas de aço valiriano nos Sete Reinos e não se sabe ao certo como é feito o vidro de dragão. Creio então que todos os personagens dependem de Samwell Tarly e seus estudos para se tornar um meister em Vilavelha, imagino que ele deve descobrir como derrotar o Rei da Noite e os outros Walkers.

E aí, você conhece ou formulou mais alguma teoria? 

Leia também

22 comentários!

  1. Olá!
    Tentei assistir a série alguns dias atrás com meu namorado, e não tem condições. Nós cochilamos já nos primeiros minutos. O episódio estava sendo arrastado para nós, parecia que fazia horas que estávamos ali, mas estava a recém no começo.
    Sei que tem MUITA gente que gosta, ama, enfim ... Mas eu não vi o porque de todo esse amor. Respeito, mas para mim não deu certo.

    Abraços, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena, pq os primeiros episódios são realmente para mostrar os personagens principais...e logo nos próximos episódios dá pra entender como é complexa e divertida de assistir. Vale a pena tentar mais uma vez!

      Abraço!

      Excluir
  2. Olá, pela sua introdução, vejo que é apaixonado pela série, assim como eu. Só comecei a acompanhar na terceira temporada e após assistir um episódio, fiz uma maratona e vi todos os anteriores de uma vez só, pois foi viciante. Adorei as teorias, já tinha visto algumas, mas essa sobre o Tyrion foi que mais me surpreendeu, será verdade? OMG!!!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gleyse. Então, é uma teoria que circula por aí, principalmente entre os leitores da saga. É uma das teorias que mais me animam por ser o meu personagem favorito! Espero também que seja verdade hahahaha

      beijo!

      Excluir
  3. Oiiii, tudo bem?
    Eu sempre pensei que Jon fosse realmente filho de uma prostituta qualquer, mas levando em consideração pode sim ser verdade, espero que desvendem este mistério na série e tantos outros que deixam em aberto.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo hahahaha. Essa história do Jon está para ser confirmada e, aparentemente, o Brandon Stark vai ter papel fundamental para desvendá-la! Obrigado pelo comentário, Morgana. Beijo!

      Excluir
  4. Olá.
    Eu amo Game of thrones! Já li os cinco livros lançados até o momento e aguardo ansiosa pela estreia da sexta temporada.
    Eu acredito muito nas três primeiras teorias, e espero que sejam verdade. As duas ultimas fazem até muito sentido se analisando a história.
    Para mim a teoria mais importante com certeza é a R+L=J. Eu acho que a história toda se desenvolve em torno desse mistério e a origem do Jon é mais importante do que parece.

    beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carolina! Também acho R+L=J fundamental. Não sei se o Jon Snow voltará e sentará no trono de ferro, mas o papel dele na série ainda não acabou (espero!). E quero ver quem mais vai voar e controlar esses dragões...

      beijo!

      Excluir
  5. Game of thrones é, na minha opinião, uma das melhores séries dos últimos anos. Achei as teorias bastante interessantes, mas eu só conhecia a primeira, que fala sobre a mãe do Jon Snow. As demais não conhecia. Teremos que assistir para descobrirmos o que o é e o que não verdade nessas teorias. Gostei do post!

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiana, essa é minha série favorita de todos os tempos. A Andrea não cansa de falar pras pessoas quantas vezes já assisti (acredite, foram muitas hahaha). Obrigado pelo seu comentário, logo mais teremos mais posts sobre GoT. Agora é esperar pra ver...falta pouco! :)

      Excluir
  6. Eu também enrolei bastante pra começar GoT, na verdade comecei ano passado e só conseguir terminar mês passado. Vi várias teorias por aí mas nenhuma igual a essas, só umas mais ou menos onde Melisandre ressuscitaria o Jon Snow. Gostei dessas teorias e acho que seria super legal se elas fosse verdadeiras. Acho que a primeira é mais válida e acredito nela. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acredito muito na primeira, Estela! Em breve deve ser um fato e não mais uma teoria...veremos! Beijos!

      Excluir
  7. Guilherme, apenas comecei a 1ª temporada de GoT e nunca sai dela.
    Claro que tenho vontade de ver tudo, mas estou procrastinando.
    Só conhecia a primeira teoria, mas adorei saber das outras, principalmente da segunda.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem duas semanas para ver o resto! Hahahaha. A cada temporada a série vai ficando melhor, então corre que dá tempo de ver tudo! :D

      Excluir
  8. Sempre prometo a mim mesma que vou começar a ver a série e acaba a e não começo. Acho que e uma das poucas séries que tenho realmente vontade de ver. Farei um esforço para remediar isso. Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai se arrepender! Eu viciei logo no primeiro episódio, mas acho que assistindo 3 a maioria vicia e alguns poucos desistem (não sabem o que estão perdendo). Beeijo

      Excluir
  9. Ai, eu amei esse post!!! Confesso que os 3 primeiros já vinham me enchendo a cabeça há algum tempo, mas os dois últimos ainda não tinha parado pra pensar mais a fundo...
    De resto, a única teoria a mais que pensei foi a de Jon voltar a vida por causa da Melisandre... Mas é esperar pra ver! Não faço mtas teorias em GoT pq tudo pode acontecer, hahaha!
    Tô bem ansiosa pro dia 24! Acompanho a série religiosamente desde o primeiro teaser! *-*

    Bjos e parabéns pelo ótimo post, Guilherme! :D

    www.umdiamelivro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma infinidade de teorias...coloquei apenas 5 no post, mas poderiam ser 10, 15...Obrigado, Andresa, gosto de per o que o pessoal pensa da série. Fique ligada que virão novos posts de GoT! Beijo!

      Excluir
  10. Olá, não sei porquê, mas essa série não me atrai...mesmo com toda o falatório eu nunca assisti nenhum episódio. Quem sabe um dia.

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  11. Oi, Raquel! Então proponho um desafio: assista aos 3 primeiros episódios e se não gostar...não veja mais! Demorou até eu ser convencido a assistir, mas bastou um episódio para eu perceber que valia a pena acompanhar a série. Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Oi !!!
    Eu amava GOT, até uma amiga minha começar a dar aula de "eu entendo mais de GOT do que qualquer outra pessoa no mundo e li os livros em dois dias". Comecei a pegar um pouco de raiva da série e parei na metade da segunda, um saco.
    Ainda pretendo assistir toda a série, por isso não li as suas teorias porque ja bastam os spoiler que peguei no face T_T
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  13. Andrea tudo bem, muito bom esse post, eu adoro GOT, e essas teorias abri margem para várias discussões, mostrei esse post para meu filho que ficou impressionado. Bjkas

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons