29 de janeiro de 2016

Castelobruxo - a escola de magia e bruxaria brasileira

Nós já sabíamos que existiam outras escolas de magia e bruxaria além de Hogwarts. Esse final de semana, durante o evento A Celebration of Harry Potter, na Universal Studios, em Orlando - assim como no Pottermore - foram divulgados os nomes de algumas escolas, assim como um pouco sobre a história de algumas delas!

Foi divulgado que, ao redor do mundo, existem onze escolas de magia prestigiadas. Além daquelas que já conhecemos - Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang - foram divulgados os Mahoutokoro, no Japão; Uagadou, que aceita os alunos da África; Ilvermorny, que não teve seus dados divulgados; e Castelobruxo, a escola brasileira.


Castelobruxo

Tradução do Pottermore.

A escola de magia brasileira, que aceita alunos de toda a América do Sul, pode ser encontrada escondida no meio da floresta tropical. O castelo fabuloso parece ser uma ruína para os poucos olhares trouxas que caem sobre ele (um truque também utilizado em Hogwarts; as opiniões se dividem sobre quem teve a ideia). Castelobruxo é um edifício imponente de rocha douradas, constantemente comparada com um templo. Tanto o edifício como seu terreno são protegidos pelo Caipora, pequenos seres espirituais e peludos que são extraordinariamente travessos e levados, que surgem na calada da noite para vigiar os alunos e as criaturas que vivem na floresta. A antiga diretora de Castelobruxo, Benedita Dourado, rir muito, durante uma visita de intercâmbio à Hogwarts, quando o diretor Armando Dippet queixou-se do fantasma Pirraça. Sua oferta para enviar alguns Caipora para a floresta proibida 'para mostrar o que realmente é problema' não foi aceita.

Os estudantes de Castelobruxo se vestem com robes de um verde brilhantes e são avançados principalmente em Herbologia e Magizoologia; a escola oferece programas de intercâmbio muito populares para estudantes europeus* que desejam estudar a fauna e lora mágica da América do Sul. Castelobruxo tem vários ex-alunos famosos, incluindo um dos mais famosos fazedores de poções, Libatius Borage (autor de, entre outras obras, O Preparo de Poções Avançado; Anti-Venenos Asiários e Tenha Você Mesmo uma Fiesta em uma Garrafa"), e João Coelho, capitão do Tarapoo Tree-Skimers, time de Quadribol mundialmente reconhecdio.

* Essa foi uma das viagens que os pais de Gui Weasley não puderam pagar, de modo a decepcionar seus amigos por correspondência de Castelobruxo, que lhe enviaram algo desagradável pelos correios.