25 de julho de 2015

A Herdeira

Nome: A Herdeira
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 392

*Tem spoilers de "A Seleção"*



"A Herdeira" se passa 20 anos depois do casamento de Maxon e América. Sua filha, Eadlyn Schreave será a próxima rainha de Illéa. O país sofreu muitas mudança durante esse período, como a possibilidade de uma mulher ser rainha. A principal mudança, porém, foi o fim do sistema de castas. 

Mas a abolição do sistema de castas também gerou problemas. Apesar das pessoas poderem trabalhar no que quiserem, há dificuldade em encontrar empregos, há discriminação por conta das antigas castas, e ainda há problemas com a moradia e alimentação da população. Illéa se encontra em crise, com grande rejeição da monarquia pelo povo. 

Para acalmar e distrair a população, Maxon e América propõe para a filha uma seleção. Mas Eadlyn sempre sonhou em governar sozinha, sem a necessidade de um homem a acompanhando. Entendendo a situação do país, ela concorda com a Seleção, mesmo que contrariada, prometendo ficar 3 meses com os candidatos, mas não garante que vá escolher um deles. Ela está disposta a espantar todos os candidatos para aproveitar seu governo sozinha. Mas será que vai ser fácil assim dispensar os 35 candidatos?


Eadlyn é o tipo de pessoa que eu não gostaria de ser amiga na vida real. Ela é mimada, egoísta e nunca se esforçou para manter uma amizade. Mas, ao longo do livro, comecei a simpatizar com ela. Parece que, ao ter sua vida pessoal saindo em todas as manchetes do país teve algum efeito sobre ela. De qualquer forma, tenho certeza que profissionalmente ela é bem competente: é a única coisa que ela realmente valoriza. 

Eu gostei de vários dos candidatos. Kile, filho de Marlee, cresceu com a princesa, mas até a Seleção, ela nunca tinha parado para conversar com ele - e o detestava. Henri, um estrangeiro que adora cozinhar e não fala inglês, mas parece estar disposto a agradar Eadlyn no que for. Erik, o tradutor de Henri, não participa da Seleção, mas é uma das poucas pessoas que conseguiu conquistar a amizade da princesa (talvez justamente por não estar competindo por seu coração).

Também adorei rever os personagens da trilogia inicial, mesmo que eles não tenham tido destaque. Eu adorei saber o que aconteceu com Maxon, America, Aspen, Marlee, May... E ver como ficou a relação deles ao longo dos anos. Achei estranho ver America amadurecida e no papel de mãe, mas foi bom saber que ela continua bem.

Eu confesso que sempre que anunciam que alguma série que eu amei está para ter uma continuação eu fico com medo. Será que a qualidade será a mesma? Mas fiquei feliz com o resultado de "A Herdeira". A escrita da Kiera é cativante, e é quase impossível largar do livro durante a leitura. Estou louca para ler a continuação e saber o que acontece com a princesa, e se ela vai realmente escolher alguém com quem passar o resto da vida. E,  para os novos leitores da série, se você não se importar em saber o final da trilogia inicial, dá para começar por "A Herdeira" sem nenhum problema!