26 de novembro de 2014

A Esperança - Parte 1

Esse post tem spoilers de Jogos Vorazes e Em Chamas
E eu também já fiz a resenha do livro "A Esperança".

Katniss está destruída. Ela acabou de sair do Massacre Quartenário, descobriu que seu distrito foi destruído, que o distrito 13 nunca deixou de existir e, ainda, que Peeta não foi salvo com ela. Agora, a garota tem que aprender a viver no novo distrito, e ser pressionada a aceitar seu papel como símbolo de uma revolução – uma coisa que ela nunca quis ao ganhar os jogos vorazes.

A personagem só percebe que deve fazer alguma coisa depois que vê a destruição do Distrito 12, seu antigo lar. Ela percebe que somente ela pode fazer isso. Somente ela representa o tordo para a população de Panem. Assim, após garantir a segurança dos antigos ganhadores dos jogos, Katniss aceita seu papel e faz de tudo para que a Capital caia.

Então começa a campanha de Katniss para incitar a rebelião da população de Panem. E isso é feito por meio de diversas propagandas, de modo que a garota da esperança para o povo, enquanto eles são cada vez mais punidos pela Capital . Ao mesmo tempo, a capital utiliza Peeta como garoto-propaganda de Panem – e Katniss fica cada vez mais aflita ao ver a deterioração dele conforme seus próprios atos.


O cenário e incrível. O Distrito 13 é tão claustrofóbico como eu imaginei, a destruição dos distritos ainda piores. As cores, sempre neutras, contribuem para o clima tenso do filme. 

Jennifer Lawrence consegue transferir bem as emoções de Katniss. Mostra bem a sua insegurança, o modo como ela não sabe o que exatamente deve fazer, sua raiva, sua grandeza. Vários momentos tocam e dá para entender o motivo pelo qual a garota foi escolhida como simbolo da revolução: a canção da arvore-forca, sua espontaneidade, suas explosões... Mesmo insegura, Katniss consegue ser o tordo.

Julianne Moore está ótima como a Presidente Coin, conseguindo mostrar sua frieza e seu modo de controlar as coisas. Mal espero para ver o seu lado manipulador. Josh Hutcherson, apesar de aparecer pouco, consegue mostrar como seu personagem é usado como peça da Capital. Phllip Seymor Hoffman, que é homenageado no final, da vida para um ótimo Plutarch, bem parecido com o que eu imaginava quando li o livro.

Esse foi um dos poucos filmes que eu posso afirmar que preferi em relação ao livro. Ver a mesma historia de outro ponto de vista com certeza faz a diferença. No livro, percebemos ainda mais a insegurança de Katniss, de um modo que ficamos ate irritados, o que não acontece no filme. Dessa vez, porem, senti falta de saber um pouco o que se passa na Capital, fora da visão de Katniss, como acontece nos outros filmes: só me lembro de uma cena do que acontecia na Capital.