A Esperança

by - dezembro 16, 2013

Nome: A Esperança
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco

Pode conter spoiler dos dois primeiros livros


Katniss acorda e descobre que seu distrito não existe mais e que, todos os que sobreviveram estão no distrito 13. Um distrito que, até então, ninguém acreditava ainda existir. Só salvaram Katniss para que ela possa ser o tordo deles - e, assim, ser um ícone da rebelião.

O distrito 13 passou anos se fortalecendo para, então, poder atacar a capital e se unir aos rebeldes dos outros 12 distritos. O distrito é forte, super organizado e bem-estruturado. A única coisa que faltava para que pudesse começar a rebelião era algo que unisse a todos.

Katniss nunca teve a intenção de ser o símbolo dos rebeldes. A única coisa que ela sempre quis foi manter sua família segura. Por meio de um simples ato, impensado, Katniss se tornou a esperança para muitas pessoas, sinônimo de mudança. E ninguém acredita que ela nunca quis cometer um ato de rebeldia.

A garota, portanto, chega ao Distrito 13 abalada, confusa e sem querer ser o tordo da revolução. Ela percebe, porém, que somente assim conseguirá salvar Peeta. Ela é induzida a fazer tudo o que Coin quer para alcançar seus objetivos. A presidente Coin é manipuladora e consegue fazer a cabeça de muitos personagens, inclusive Gale, o melhor amigo de Katniss. 


Eu demorei bastante para ler esse livro depois de ter lido "Em Chamas". Eu terminei o 2º livro super empolgada, animada e querendo saber o que iria acontecer. Mas, ao contrário do que imaginava, o terceiro livro não continuou no mesmo ritmo de "em Chamas", e eu acabei desistindo da leitura por um tempinho. E só retomei agora, depois de ter assistido o filme!

Agora, percebi que tinha que ter lido antes! Katniss se mostra ainda mais confusa e sem certeza do que realmente quer fazer. Ela percebe o quanto gosta de Peeta, mas não consegue enxergar que o ama (mesmo seus pensamentos indicando isso) e que se preocupa muito com ele. Mesmo assim, acho que ela não o merece. Gostei bastante de conhecer melhor Prim, que cresceu muito rápido e se tornou uma garota muito madura, com um futuro brilhante como médica do distrito 13.

Confesso que um dos motivos pelo qual não curti muito o livro a primeira vez que comecei a ler foi a falta do Peeta. Durante a primeira parte do livro, ele só aparece poucas vezes durante propagandas da Capital na televisão - e vemos como que ele está sendo tratado por lá.

Uma pena que o destino não cooperou com alguns personagens. Fiquei triste com algumas mortes, com o que a tortura da Capital, que transformou o modo de agir de alguns. Mesmo assim, percebi que o livro é bem real. Não se pode ter controle sobre nada quando estamos numa guerra.

Eu recomendo o livro! Apesar do livro ser uma distopia, toda a situação é muito real. Os personagens têm atitudes humanas, Panem realmente é um pão e circo e o cenário de guerra, as diversas propagandas que servem para enganar a população... A trilogia, como um todo, é ótima! Virou, sem dúvida, uma das minhas favoritas! O melhor livro, a meu ver, é "Em Chamas", mas vale a pena ler os três. Katniss é uma personagem cativante, mas Peeta foi o personagem que mais me cativou!

Leia também

12 comentários!

  1. Deiaaaa não vou ler a resenha para não pegar spoiler :p Vergonhoso, ainda não li nem o primeiro!! Ta linda na foto!

    Bjokas
    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Samy!
      Leia logo, a trilogia é ótima!
      Beijos!

      Excluir
  2. Babando na capa, porém pulando a resenha com vigor pra não pegar spoiler! Assim que eu ler os livros eu juro que volto nesse post hahahaha <3
    (vou precisar falar do livro de qualquer jeito, então vou falando por comentários hahaha)
    Beijão
    Endless Poem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sarah! Eu amo essas capas! Minha tia me trouxe a coleção de presente e eu acho ela linda *-* hahahah
      Vou cobrar sua volta aqui, heim! hahahah
      Beijos!

      Excluir
  3. A Esperança é um livro tão chocante de um jeito que quando acabei de ler, fiquei um tempo para poder assimilar tudo o que tinha acontecido... Não sei se acho A Esperança o melhor, fico entre ele e Jogos Vorazes. www.controlleuniversal.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, você precisa desse tempo para assimilar! Acontece muita coisa! Mesmo assim, ainda prefiro Em Chamas! hahaha

      Beijos!

      Excluir
  4. Ah, Essa trilogia é de tirar o folego, Suzanne Collins é maravilhosa, e Em chamas também é meu livro favorito entre os três, mas "A esperança" foi o que me fez realmente chorar rs'
    Adorei a sua resenha, e o seu blog

    Beijos
    http://misteriodaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também foi o que mais me fez chorar!
      Fico feliz que tenha gostado!
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Andrea
    Este é sem duvida o melhor livro da serie pra mim, sei que muita gente discorda mas gosto é gosta, fazer o que né. E diferente de você eu achei em chamas o livro mais chato.
    Bjs
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto é gosto, né? Vai entender! hahaha
      Beijos!

      Excluir
  6. *0* Catnip ! haha

    Sou muito fã dessa triologia e concordo com sua abordagem: Suzanne foi muito dura com alguns personagens e que não acho que a morte seria realmente necessaria para tornar a trama boa.

    http://cicatrizesliterarias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Eu percebi como você ama a série no seu blog! hahahaha Ama, ama, ama e ama! Eu também amei a trilogia, mesmo com essas mortes!
      Beijos!

      Excluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons