Top 5: Professores da Literatura

by - outubro 15, 2014

Hoje é, mais uma vez, o dia dos professores! Que tal homenageá-los com um top 5 de ótimos professores que conhecemos na ficção? Que outros professores vocês colocariam na lista?

Bill - As Vantagens de Ser Invisível (Stephen Chbosky)

Dá para perceber como Bill, professor de inglês avançado de Charlie, é importante para ele no livro! Ele percebe como o menino é especial e passa livros para que ele leia e analise. O professor consegue demonstrar como Charlie é inteligente para sua idade e ainda conseguiu ajudar bastante o garoto em seu primeiro ano de colegial!

Remos Lupin - Harry Potter (J.K. Rowling)

Lupin apareceu a primeira vez no terceiro livro e ajuda os alunos para aquilo que ele julga ser realmente importante. Ele ensinou Harry a se livrar dos bichos papões e a atacar um dementador, o que ele utiliza bastante nos outros livros. O professor ainda ajudou Harry durante grande parte de suas aventuras!

Robert Langdon - Anjos e Demônios (Dan Brown)

Langdon apareceu, a primeira vez, em "Anjos e Demônios". Ele é professor de iconografia religiosa e simbologia de Harvard e, por seu conhecimento, sempre é escolhido para descobrir conspirações antigas e que envolvem sociedades tradicionais e secretas! Ele é muito inteligente e sabe a importância de manter as coisas do modo que são.

Professor Quíron - Percy Jackson (Rick Riordan)

O centauro é o diretor de atividades do Acampamento meio-sangue, sempre treinando os semideuses. Ele é sábio, inteligente e um excelente lutador. A ele fora concedida a imortalidade para que ele pudesse treinar os meio-sangues, de modo que deve sua vida à profissão de professor, papel que faz muito bem!

Professor - Capitães da Areia (Jorge Amado)

Eu não poderia deixar de colocar algum livro brasileiro aqui no meio, né? E o escolhido foi "Capitães da Areia". Professor, na verdade, é um menino de rua que, ao contrário de seus amigos, sabe ler! E, sua atuação no grupo é realmente de se admirar! Era ele o cérebro da turma, planejando os roubos do grupo. Era inteligente, leitor voraz e muito talentoso.

E aí, quais foram os professores que te marcaram dentro da literatura? Comente!

Leia também

19 comentários!

  1. Dos livros destacados por você, só tive a oportunidade de ler "As Vantagens de Ser Invisível". Possuo a coleção completa de HP, mas anda não li todos os volumes, haha. Adoro o Robert Langdon (li O Símbolo Perdido), ele é um gênio *-*

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Déia!

    Ai, amo o Bill de "As Vantagens de Ser Invisível". Aliás, amo o livro inteiro, que é muito bom. Claro que não podia se esquecer do prof. Lupin né!? Para mim é o melhor professor de todos.

    Beijos!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Alvo Dumbledore - Saga Harry Potter
    Além de ser o diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts foi professor de Transfiguração. É o diretor/professor que qualquer aluno gostaria de ter!

    Syrio Forel - Guerra dos Tronos - As Crônicas de Gelo e Fogo
    É um bravo de Bravos e um mestre esgrimista. Contratado por Stark para ensinar sua filha Arya a usar Agulha.

    Sabino Von Fígaro - Trilogia Dragões de Éter
    Professor de História Real do Saber, além de ser metido a detetive.

    Do Top 5, ainda não li Capitães de Areia. Vou incluir na minha lista! ;)

    http://cervejasecheesecakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu não conheço, mas eles parecem bem legais. Bem, não li muitos livros com professores, mas eu colocaria o Syrio Forel de GOT na lista, ele é muito legal.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
  5. Oi!

    Desses li somente As Vantagens de Ser Invisível. E concordo com você
    E professores que nos estimulam é sempre maravilhoso. Não é todo professor que tem a capacidade de fazer com que o aluno tenha o prazer e alegria de assistir sua aulas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. As Vantagens de Ser Invisível e Os livros com Robert Langdon concordo e assino em baixo, em Harry Potter na verdade existem muitos professores marcantes, não consigo pensar em apenas um, acrescentaria na lista o professor do livro de Matthew Quick, Herr Silverman que é uma figura extremamente importante em Perdão, Leonardo Peacock, sem dúvidas um grande professor.

    ResponderExcluir
  7. As Vantagens de Ser Invisível eu comecei assisti o filme
    so que pensei.... ah primeiro quero ler o livro.
    Acredita ainda não li o livro!
    O professor que mais gosto de sua lista e Quíron de Percy Jackson

    ResponderExcluir
  8. Legal! Mas a criatura aqui nunca leu nenhum dos livros da lista, assistir ao filme Anjos e demônios e acho o Robert bem genial! Principalmente a sua área de atuação!

    ResponderExcluir
  9. Ficou bem legal o top, mas mesmo amando o Lupin, se tivesse que escolher um só de HP, ficaria com a Prof. Minerva.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?? Quando vi Harry Potter na lista imaginei que você fosse falar de Dumbledore, mas que agradável surpresa ver o nome de Lupin! Não que eu não goste do Dumbledore, mas Lupin é merecedor mesmo de destaque na lista de professores! Os demais livros eu ainda não li! Adorei a homenagem aos professores!

    Beijos

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Andrea que show esse post, dos livros citados eu li HP e gostei muito do professor Lupin, mas eu curti a doida que fazia as previsões esqueci o nome kkkkk. As vantagens de ser invisível não li o livro só o filme, mas não lembro do foco no professor, vou prestar mais atenção.
    Bjkas

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Não li nenhum desses livros, então não conheço os professores, rs. Mas me pareceram ótimos personagens, adorei o top 5 =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá, que lindo seu post! Achei muito legal lembrar os profissionais da literartura. Desses que vc mencionou o que mais gosto é o "Quíron - Percy Jackson". O filme Anjos e Demônios eu já vi e realmente é maravilhosos. Os outro eu não conheço, mas tenho muita vontade de conhecer a história de As vantagens de ser invisisvel.
    Bjus

    ResponderExcluir
  14. Só conheço os dois primeiros professores, porque não li os outros livros. São personagens de que gosto muito! Tenho que citar como meu preferido o Garrick, de Perdendo-me, já que ele é meu amor literário! rs...

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  15. Harry Potter tem os melhores professores: Lupin, McGonagall, Dumbledore <3, Snape... Eta escola maravilhosa huahuahua adorei o top, Deia

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá... tudo bem??
    Eu adorei as suas escolhas... mas jamais vou me esquecer dos professores de Harry Potter... eu gostei de Lupin desde o inicio, mesmo com todo o mistério que ele apareceu e ele ajudou o Harry em vários momentos.... O Snape, sempre o entendi e sempre o defendi mesmo com todo o seu jeito marrento... foi uma verdadeira escola ler os livros de Harry que são para todas a vida... Xero!

    ResponderExcluir
  17. Ola lindona que lista maravilhosa HP tem professores inesquecíveis, Ladrão de Raios tbm amei o professor, Anjos e Demônios perfeito.Capitães de Areia ainda não li. Amei a postagem. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  18. Olaa
    Adorei o post haha sou louca para ler Capitães da Areaia e amooo As Vantagens de ser Invisível, ótimas dicas de livro haha adorei

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  19. Pra mim, o professor de As Vantagens de Ser Invisível é o melhor de todos, mesmo ele não sendo tão ativo no livro ou no filme, ele ensinou algumas coisas realmente importantes.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons