28 de setembro de 2014

Os Boxtrolls


Olá! Alguns de vocês devem que a Déia está em Portugal e não pode comparecer em alguns eventos de blogs editoras e afins, então dessa vez eu recebi o convite dela para ir na cabine de imprensa da Sony/Universal aqui em São Paulo e assistir a esse filme que estreará no dia 2 de outubro. Como sou um namorado muito prestativo e estava curioso para ver como era esse "evento", resolvi ir nesta quinta (25) de manhã e escrever uma crítica e/ou contar um pouco sobre a experiência. 

Nunca me perguntei como era uma cabine de imprensa e nem sabia se precisava levar alguma coisa para fazer anotações durante o filme e se alguém da produtora falaria um pouco do filme. Mas enfim, não levei nada além da vontade de assistir a animação e voltei pra casa com o livro que deu origem ao filme (e que obviamente será mais um livro para a estante da Déia), dado por um dos funcionários que me atendeu e que infelizmente esqueci o nome, mas foi bem educado.


 A animação Os Boxtrolls conta a história de Ovo (Eggs), um garoto "raptado" quando bebê por criaturas do mundo subterrâneo. O filme, baseado no livro A Gente é Monstro! (Here Be Monsters!), de Alan Snow, tem início mostrando a rotina dos monstros enquanto o restante da cidade já está dormindo. Curiosos e medrosos por natureza, eles terão de enfrentar o temido Archibald Snatcher e seus capangas exterminadores de boxtrolls. 

A relação entre o Ovo, agora já crescido, e seus familiares monstros faz com que ele passe por algumas aventuras para enfrentar seu medo e tentar salvar seus amigos do ambicioso Archibald.


O estranho vilão tem o sonho de um dia poder sentar-se à mesa ao lado do Lord Portley-Rind, o não tão atencioso pai da garota Winnie, degustar deliciosos queijos e, é claro, utilizando o chapel branco prometido à Archibald caso ele acabasse com a presença das odiadas criaturas na cidade.

Ovo, Peixe, Chulé e os outros monstros tentarão sobreviver aos planos malignos e continuar coletando seus preciosos lixos e manter sua rotina inventando engenhocas a partir objetos descartados pelos humanos.


Confesso que achei o filme um tanto estranho, lembrando um pouco as animações com massinha do Tim Burton, mas um pouco menos sombrio ou até mesmo A Fuga das Galinhas, só que menos fofinho. Mas entendo que foi justamente essa a intenção: não ser apenas mais uma animação bonitinha, mas sim fazer o espectador compreender esse aspecto monstruoso como a realidade da história e aproveitar mais o filme. 

A animação é muito bem feita e imagino que extremamente trabalhosa, já que levou 2 anos e meio para ficar pronta. E para os apressados de plantão, se forem ao cinema, não saiam rápido quando acabar o filme! Não gosto de dar spoilers, então quem ficou curioso já sabe o que fazer!

Espero que tenham gostado a minha participação aqui no Own Mine e se ficaram com vontade de assistir...bom filme! O filme estreia no dia 02 de outubro!

Para saber mais, entre no site do filme!