Querida Sue

by - junho 21, 2014

Nome: Querida Sue
Autora: Jessica Brockmole
Editora: Arqueiro
Páginas: 256


Elspeth Dunn nunca esperava receber uma carta de um fã. Muito menos de um fã norte-americano, David Graham, que vive muito longe de sua isolada Ilha de Skye, na Escócia. Em 1912, então, nasce uma amizade, em que eles confessam seus sonhos, seus medos, seus desejos uns para os outros, e fazem com que sua história evolua para um grande amor. Mas é claro, o amor lindos das cartas é difícil de se tornar real: Elspeth é casada com Iain, e a Primeira Grande Guerra está a começar. Será que o amor entre os dois é tão forte que sobreviverá de qualquer maneira?

Anos depois, em 1940, Margaret Dunn também vive um amor por meio das cartas. Agora, durante o período da Segunda Grande Guerra, sua mãe se sente impelida à retornar ao passado. Margaret terá que investigar para descobrir o primeiro volume da biografia da sua mãe e, então, descobrir quem é realmente o seu pai. E terá como primeira pista apenas uma velha carta amarelada, de 1915, de um David para uma Sue... Duas pessoas que nunca ouviu falar.



O livro é contado por meio de cartas, e a escrita dos personagens é apaixonante, envolvente. Os capítulos são alternados entre Elspeth, em que as cartas são enviadas entre Elspeth e David, no período de 1912 e 1917; e Margaret, com cartas enviadas principalmente à Paul, seu noivo, em 1940. Dois períodos de guerra. 

Conseguimos sentir as emoções deles ao escreverem aquelas palavras. Elspeth é uma personagem forte, ligada à poesia que existe dentro dela, e que, com a força do amor, cria coragem para fazer coisas que nunca havia imaginado conseguir. David, por sua vez, é aquele garoto que está sempre atrás de uma boa aventura, e procura sempre ser guiado por uma pitada de adrenalina. Margaret sempre teve dúvidas sobre o passado de sua mãe, e, com um quê de aventureira, ela não hesita antes de partir em busca do passado para, então, viver o presente. 

Eu adorei o livro, lia carta atrás de carta e não conseguia parar. Queria saber um pouco mais sobre a história daqueles personagens, queria saber o motivo de cada acontecimento, queria ver aquela amizade crescer e se tornar um grande amor. O livro nos faz acreditar que o amor realmente existe, e que nada o impede de acontecer, nem mesmo uma ou duas grandes guerras. 

A editora está de parabéns com o trabalho do livro. A capa é linda, nos remete à ilha de Skye e às cartas que são enviadas. Ela é simples e bonita, e nos trás o ar de simplicidade e tranquilidade que existe no livro. O título, que é diferente do original, ficou interessante e com certeza chama a atenção. Não encontrei nenhum erro, o que torna o livro ainda mais gostoso de ser lido! Com certeza vale a pena a leitura!

Leia também

13 comentários!

  1. Quero muito ler esse livro. Parece ser uma história de romance super delicada. E adorei a ideia de ser escrito em forma de cartas.

    Bjok

    ResponderExcluir
  2. Acho muito apaixonante esses livros que são contados por meio de cartas!!
    Quem dera se fosse realmente assim, que nada impedisse o amor, "nem mesmo uma ou duas grandes guerras."

    x
    owamandab@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Já li várias resenhas positivas do livro e a cada uma fico com mais vontade de ler. Deve ser bem diferente uma história toda contada através de cartas, ainda mais em dois períodos de guerra. Também acho essa capa muito bonita!
    Beijos1

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler. Parabéns pela resenha, é muito bem escrita.

    ResponderExcluir
  5. Esse estilo de leituras em formas de cartas é muito legal, alguns acham que é confuso mas nem é haha..
    De início com o título eu não me interessei, mas depois da resenha acho melhor rever, a história é muito legal!
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
  6. Oi Deia, tudo bom?
    Você sabe, eu amo cartas, e um livro em forma de cartas pra mim já é especial. Me lembrou um filme que eu vi há um tempo atrás mas que não to lembrando agora qual foi, que a mulher procura por um cara que trocava cartas, mas esse livro parece ser mais sutil, mais encantador, sem falar nos dois momentos históricos vividos, que são bem pesados.
    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  7. Acho esse livro muito romântico e tenho mó vontade de lê-lo.Toda resenha que leio sobre ele diz o quanto ele é intenso e provoca reflexões em quem o lê, um romance realmente instigante com todas as suas cartas. Realmente faz qualquer amante de romances querer saber mais.

    ResponderExcluir
  8. Uau, Deia! Adorei esse livro!
    Amo livros diferentes e, principalmente, em formato de cartas! *-*
    De certa forma, me lembrou "A última carta de amor", vc já leu? Acho que irá gostar!
    "Querida Sue" entrou pra minha lista de desejados! Ótima resenha!
    Bjos,
    La Vie de Lee

    ResponderExcluir
  9. Oi deia,
    estou de olho nesse livro desde o lançamento...
    Adoro essas troca de cartas românticas... Queria muito saber o que acontece com o casal... =)

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  10. Mais um livro narrado a partir de cartas! E eu nunca li um livro assim ):
    Fiquei curiosa com este livro! A curiosidade é meu grande mau ):
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  11. Já vi vários livros narrados em forma de carta ,As vantagens de ser invisível é um deles.Nunca tinha visto esse livro "Querida sue" mas achei tudo tão lindo ,cheio de emoção , da capa à história <3
    Parabéns para escritora :)
    bjoos

    ResponderExcluir
  12. OOOOOOOOOOOOI, *-* Aaah, uma amiga minha ganhou esse livro em um sorteio e leu! E claroooooo, adorou, hahaha! Achei interessante pela história se passar em 1912, e incluir guerras e tudo o mais! Ainda mais bacana quando anos se passam, e a filha da Elspeth(que nome difícil, hahaha!) quer descobrir mais quem é realmente seu pai. Amoooooooo histórias assim! E, como você, fiquei apaixonada por esse livro! Justamente pela frase que você mencionou: "O livro nos faz acreditar que o amor realmente existe, e que nada o impede de acontecer, nem mesmo uma ou duas grandes guerras.", hahaha! Que demaaaaais! Deve ser tão linda essa história! ♥

    Um enoooooorme e grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  13. Eu acho a capa desse livro linda!! Tenho muita curiosidade pelo fato do livro ser no formato de cartas, nunca li um livro assim e estou doida pra conferir. Parece ser uma história linda, cheia de emoção.

    Beijos!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons