22 de maio de 2014

A Escolha

Nome: A Escolha
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 347

Essa resenha tem spoilers de A Seleção e de A Elite.


America nunca imaginou que pudesse ser uma princesa. Mas, com a seleção, foi uma das 35 garotas escolhidas para ir ao palácio e disputar pelo coração do Príncipe Maxon. Apesar de chegar decidida a ficar pela comida, pois seu coração pertencia à Aspen, seu ex-namorado que ficou em casa, ela se torna uma das quatro finalistas e está cada vez mais surpresa com seus sentimentos quanto ao príncipe.

Em "A Escolha", vemos uma America mais decidida e pronta para ser a nova princesa de Illéa, e conquistar de vez o coração de Maxon. Ela sabe que será difícil, pois tem obstáculos dentro e fora do palácio: o Rei Clarkson está decidido a fazer de tudo para que ela desista da seleção; e os rebeldes prometeram a matar pessoas de todas as castas que participam da competição.

Ao longo do livro, America fica ainda mais próxima das selecionadas, e faz com que o leitor comece a gostar de todas elas, a sua maneira. As quatro passam a desenvolver uma relação de companheirismo e amizade, que, no início da trilogia, nunca imaginaríamos que poderia acontecer.

A protagonista também se envolve nos conflitos políticos de seu país, descobrindo mais do que poderia em situação normal, e criando novas alianças, mesmo sem perceber. Isso faz com que o Rei fique ainda mais irritado, e cada vez mais disposto a tirá-la do palácio.



Eu amei o livro, e acho que Kiera acertou no final da trilogia. Mesmo assim, fiquei decepcionada com Aspen. Ele parecia estar disposto a qualquer coisa para conquistar de volta o coração da protagonista. Mesmo assim, a superou e se apaixonou muito rapidamente: em menos de um mês, já estava caindo de amores por outra pessoa! Oi? Realmente, toda a dúvida que eu senti quando li "O Guarda", foi embora: voltei a gostar de Maxon, sem dúvida alguma! Mesmo assim, é de se admirar que o ex-namorado de America, apesar de tudo o que aconteceu, sempre continuou ao seu lado, a apoiando, como amigo, para o que quer que fosse.

Eu também li muitas reclamações sobre a falta de aprofundamento no cenário distópico da trilogia. Na minha opinião, Kiera se aprofundou na medida certa. Desde o primeiro livro, já sabemos que o foco do livro é o romance e conhecemos um pouco sobre o que aconteceu em Illéa. Gostei de saber sobre a formação do país, no primeiro livro, sobre as intenções de Gregory Illéa, no segundo livro, e achei que a relação entre Maxon e América com os rebeldes foi satisfatória: conseguimos entender o motivo para o que os rebeldes faziam e em uma maneira de resolver a situação. Além disso, adorei fazer amizade com Georgia e August, os rebeldes nortistas que se mostram muito mais nobres do que qualquer um poderia imaginar. 

Gostei muito do desenvolvimento das personagens, principalmente das quatro finalistas. Celeste, que até então era odiada por todas se redimiu, percebeu que não estava agindo de maneira correta e conseguiu fazer com que os leitores entendessem o que Maxon via nela. Também percebemos que Kriss e Elise são mais do que aparentam e sabem o que estão fazendo. Não conseguimos deixar de sentir raiva do Rei Clarkson e de ficar com mais vontade de conhecer a Rainha Amberly. Maxon também conseguiu me conquistar ainda mais. Provou ser carinhoso, respeitoso e mostrou que, apesar de ser da realeza, tem todas as qualidades e defeitos que qualquer um poderia ter.

Realmente, não tem o que discutir. Kiera Cass escreve muito bem. Li o livro inteiro em menos de 24 horas, lia página atrás de página sem perceber que já tinham se passado vários capítulos. O livro mexeu com meus sentimentos: eu ri, fiquei aflita, tive que segurar as lágrimas e fiquei feliz. Kiera sabe mesmo nos segurar em seus livros. Vale muito a pena ler a trilogia!



TOP COMENTARISTA