A Escolha

by - maio 22, 2014

Nome: A Escolha
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 347

Essa resenha tem spoilers de A Seleção e de A Elite.


America nunca imaginou que pudesse ser uma princesa. Mas, com a seleção, foi uma das 35 garotas escolhidas para ir ao palácio e disputar pelo coração do Príncipe Maxon. Apesar de chegar decidida a ficar pela comida, pois seu coração pertencia à Aspen, seu ex-namorado que ficou em casa, ela se torna uma das quatro finalistas e está cada vez mais surpresa com seus sentimentos quanto ao príncipe.

Em "A Escolha", vemos uma America mais decidida e pronta para ser a nova princesa de Illéa, e conquistar de vez o coração de Maxon. Ela sabe que será difícil, pois tem obstáculos dentro e fora do palácio: o Rei Clarkson está decidido a fazer de tudo para que ela desista da seleção; e os rebeldes prometeram a matar pessoas de todas as castas que participam da competição.

Ao longo do livro, America fica ainda mais próxima das selecionadas, e faz com que o leitor comece a gostar de todas elas, a sua maneira. As quatro passam a desenvolver uma relação de companheirismo e amizade, que, no início da trilogia, nunca imaginaríamos que poderia acontecer.

A protagonista também se envolve nos conflitos políticos de seu país, descobrindo mais do que poderia em situação normal, e criando novas alianças, mesmo sem perceber. Isso faz com que o Rei fique ainda mais irritado, e cada vez mais disposto a tirá-la do palácio.



Eu amei o livro, e acho que Kiera acertou no final da trilogia. Mesmo assim, fiquei decepcionada com Aspen. Ele parecia estar disposto a qualquer coisa para conquistar de volta o coração da protagonista. Mesmo assim, a superou e se apaixonou muito rapidamente: em menos de um mês, já estava caindo de amores por outra pessoa! Oi? Realmente, toda a dúvida que eu senti quando li "O Guarda", foi embora: voltei a gostar de Maxon, sem dúvida alguma! Mesmo assim, é de se admirar que o ex-namorado de America, apesar de tudo o que aconteceu, sempre continuou ao seu lado, a apoiando, como amigo, para o que quer que fosse.

Eu também li muitas reclamações sobre a falta de aprofundamento no cenário distópico da trilogia. Na minha opinião, Kiera se aprofundou na medida certa. Desde o primeiro livro, já sabemos que o foco do livro é o romance e conhecemos um pouco sobre o que aconteceu em Illéa. Gostei de saber sobre a formação do país, no primeiro livro, sobre as intenções de Gregory Illéa, no segundo livro, e achei que a relação entre Maxon e América com os rebeldes foi satisfatória: conseguimos entender o motivo para o que os rebeldes faziam e em uma maneira de resolver a situação. Além disso, adorei fazer amizade com Georgia e August, os rebeldes nortistas que se mostram muito mais nobres do que qualquer um poderia imaginar. 

Gostei muito do desenvolvimento das personagens, principalmente das quatro finalistas. Celeste, que até então era odiada por todas se redimiu, percebeu que não estava agindo de maneira correta e conseguiu fazer com que os leitores entendessem o que Maxon via nela. Também percebemos que Kriss e Elise são mais do que aparentam e sabem o que estão fazendo. Não conseguimos deixar de sentir raiva do Rei Clarkson e de ficar com mais vontade de conhecer a Rainha Amberly. Maxon também conseguiu me conquistar ainda mais. Provou ser carinhoso, respeitoso e mostrou que, apesar de ser da realeza, tem todas as qualidades e defeitos que qualquer um poderia ter.

Realmente, não tem o que discutir. Kiera Cass escreve muito bem. Li o livro inteiro em menos de 24 horas, lia página atrás de página sem perceber que já tinham se passado vários capítulos. O livro mexeu com meus sentimentos: eu ri, fiquei aflita, tive que segurar as lágrimas e fiquei feliz. Kiera sabe mesmo nos segurar em seus livros. Vale muito a pena ler a trilogia!



TOP COMENTARISTA

Leia também

24 comentários!

  1. Eu quero muito ler este livro, ele parece ser perfeito assim como os outros!!! <3

    ResponderExcluir
  2. Miga,
    passei direto pela tua resenha...
    Não li os livros e quero muito ler até o dia dos namorados!!!
    Teve muita gente que não gostou do ultimo, que foi corrido e decepcionante.
    Quero ler e ver o que vou achar, gosto de surpresas!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você goste deles, Pri! Eu gostei bastante, não achei que faltou tanta coisa assim! Achei o final bem adequado!
      Beijos!

      Excluir
  3. Também passei direto pela resenha, desculpa. Haha.
    Quero ler esse livro com o mínimo de informação possível, para não me decepcionar caso o final não seja como esperei. >w<'
    Estou super ansiosa para ler, preciso ir urgentemente numa livraria! <3

    Nayh's Wonderland

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe, eu li já sabendo (quase) tudo que ia acontecer (pelo menos do mais relevante). E, mesmo assim, adorei! :D Valeu a pena ler, Nayh! Espero que tenha gostado também!
      Beijos!

      Excluir
  4. Ai meu Deus, estou tendo ataques a cada resenha que vejo, PRECISO LER A ESCOLHA!!!!!
    Mas como as coisas estão corridas na faculdade, ainda não tive tempo de pegar pra ler, estou surtando!
    Não li a resenha toda porque já tive um ataque ao ler ‘fiquei decepcionada com o Aspen’, pode não ser um spoiler, mas não quero saber nada antes de ler o livro! ._.

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, já leu? É lindo o livro, não é? *-*
      Beijos!

      Excluir
  5. Não faz meu estilo, mas o texto está mto bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou do texto! Uma pena que não é seu estilo!

      Excluir
  6. Aaah, fui mais uma que passou direto pela resenha, deixei pra ler apenas o último parágrafo, pois estou mooorta de vontade começar a ler A Seleção, mas infelizmente ainda não pude começar :((

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, comece a ler assim que possível! Eu adorei a trilogia! É linda! :)
      Beijos!

      Excluir
  7. Concordo com algumas coisas que você colocou Deia, porem me decepcionei bastante com o livro. http://wp.me/p2W5eD-pJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que se decepcionou! Achei que o livro foi adequado ao resto da série! E, por isso, adorei!
      Beijos!

      Excluir
  8. Eu também passei direto pela resenha. Ainda não li nenhum da série, mas pretendo começar a ler logo. Estou morrendo de curiosidade sobre a história, e muito curiosa pra saber pq muitos ficaram decepcionados.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érika, vale a pena ler! eu gostei muito da trilogia, é tudo muito lindo *-*
      Beijos!

      Excluir
  9. Oi Déia!

    Eu ainda não sei muito bem se gosto ou não dessa série. Quer dizer, eu gosto, mas acho que esperava mais dela porque todo mundo fala demais que ela é fantástica, e eu achei apenas boa. Fico muito irritada com a indecisão da América nos dois primeiros livros, essa coisa de não conseguir decidir com quem ela realmente quer ficar me dá nos nervos. Obviamente sou team Maxon, mas não posso escolher por ela. q O mais engraçado é que eu também li bastante rápido, os dois num dia só. Mas enfim, espero que "A Escolha" faça minha opinião mudar de boa para ótima.

    Beijos!

    http://roendolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a expectativa estraga tudo, né? Uma pena mesmo! Eu adoro a série! A escrita de Kiera é viciante, não dá para parar!
      Beijos,
      Déia!
      Own mine

      Excluir
  10. Eu também devorei esse livro. Estava super ansiosa pra conhecer o final da trilogia. Também adorei o envolvimento das meninas que restavam e amei conhecer um pouco mais sobre cada uma delas, houveram revelações que eu não esperava, mas confesso que no inicio America me irritou um pouco.
    A única coisa que deixou a desejar, pelo meu ponto de vista, foi que o final do livro foi muito corrido. Mas super vale a pena a leitura.

    Bjok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A America e sua indecisão realmente irritam um pouco, mas com certeza a escrita da Kiera melhora muito, né? Ela nos faz querer ficar grudada todo o instante no livro!
      Beijos!

      Excluir
  11. Realmente, Kiera continuou com uma escrita muito boa que proporciona uma leitura, rápida e envolvente. Eu gostei bastante de A Escolha, meu livro favorito da trilogia. Mas eu achei que ela foi um pouco afoita em algumas passagens do livro. America ainda insistia em alguns dos seus dramas pessoais e eu acho que se Kiera tivesse resolvido essa questão antes, teria tido mais espaço para explorar aspectos mais relevante do desfecho da história. Em todo caso foi uma ótima leitura e não me recuperei desse "fim" ainda.
    Beijo, Deia!
    Daniela Martins
    A Thousand Lifetimes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza teria mais espaço mesmo! Mesmo assim, acho que se a America tivesse resolvido facilmente o que iria fazer, não tivesse focado em seu drama pessoal, a personalidade dela mudaria muito, você não acha?
      Beijos!

      Excluir
  12. Ah, Deia!!!
    O meu ainda não chegou. "A Elite" ainda está aqui fechadinho, porque quero ler os dois seguidos!
    Estou aflita só de pensar! Quero muito terminar a trilogia.
    E eu também fiquei entre os dois quando li o conto "O Guarda". Não sabia que o Aspen se desapaixonava, rs.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois quero saber o que você achou! Espero que goste tanto quanto eu <3
      Beijos!

      Excluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons