Projeto 52 x 5: O que há de pior no mundo virtual

by - abril 15, 2014


Conheci o projeto 52x5 pelo blog La Vie d'Lee e adorei! Por isso, resolvi fazer parte! O projeto consiste em fazer um "Top 5" toda semana com uma lista de coisinhas já predeterminadas! Assim, resolvi que vou tentar trazer esse post para vocês todas as terças-feiras!

E o tema de hoje é: O que há de pior no mundo virtual
(Confira o texto "Olha como sou legal")



1. Exposição Desnecessária
Eu conheço muita gente que expõe tudo sobre sua vida na internet. Às vezes, essa exposição cansa aqueles que não conhecem (eu mesma fico cansada de saber tudo sobre a vida de gente que eu nem converso de verdade), além de ser super perigoso... Falar demais sobre si mesma pode dar informações importantes à pessoas que têm má intenção - e nunca o que essas pessoas podem fazem com isso.

Fiz há algum tempo uma monografia sobre esse tema. É realmente muito grave, principalmente se feito perante pessoas que não sabem lidar com isso. O cyberbullying pode levar suas vítimas à problemas psicológicos graves.

3. Plágio
A internet é uma maravilha, já que dá acesso à informação para qualquer um que estiver online. Agora, esse acesso nem sempre é bom: ele permite as pessoas copiarem as informações que encontram - e, muitas vezes, se apropriar deles, configurando o plágio.

4. Vírus
Hoje em dia, usamos o computador para praticamente tudo. Pegar um vírus, vamos concordar, é um perigo: nós podemos perder documentos importantes, fotos que guardam grandes memórias e até o dinheiro da conta no banco, certo?

5. Falta de vida 'real'
Depois do celular com internet, é muito fácil encontrar uma mesa de amigos, sentados num restaurante, todos quietos, mexendo no celular. Vai dizer que nunca viu essa cena? Muitas vezes as pessoas ficam tão interessadas em sua vida virtual que esquecem de viver a vida real, passando mais tempo online do que offline. Eu mesma me pego no celular mais vezes do que gostaria!

E para vocês, quais são as piores coisas do mundo virtual? Comente!

Leia também

28 comentários!

  1. Nossa Déia...colocando tudo na ponto do lápis assim a coisa é bem feia mesmo...
    Eu acho que esses cinco pontos sejam o piores do mundo virtual, por que não consigo pensar em nada pior.
    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, se procurarmos, vamos encontrar coisa pior!
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Deia, esse é um assunto bem complicado, acho também que esses são os piores pontos do mundo virtual, principalmente a falta da vida "real", tem pessoas que só vivem nesse mundinho e esquecem da vida aqui fora. Beijos

    Estante de Cristal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muita gente que só vive no mundo virtual, né?
      Beijos!

      Excluir
  3. Concordo. Esses cinco itens são terríveis. Mas, acho que o pior ainda é a Exposição Desnecessária. As pessoas insistem em colocar tudo sobre suas vidas na internet. Só que tudo tem consequência né, e nem todas são boas. Ótimo post. Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muita gente que se expõe demais, né?
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi Deia!
    Menina, verdade tudo isso aí que você escreveu!
    Conheço gente que coloca tudo o que faz, briga pelo facebook, joga indireta e faz check-in em todo lugar que está!
    Gosto de brinca e colocar fotos, mas vamos com calma né?!
    Já fiquei dias sem entrar no facebook... Não morro por causa disso!
    =)

    Beijinhos
    soueupri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, tem que ser tudo na medida necessária! Nada em excesso, né?
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi, que coisa hein, nossa realmente a internet tem as suas vantagens, mas também tem os seus pontos negativos, as pessoas costumam se expor demais e não percebem que isso as coloca em risco, pois há muitas pessoas que mentem quem realmente são, você acha que é sua amiga, mas é alguém que quer te fazer mal, adorei o post.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Tem muita gente que se expõe demais e acredita em qualquer coisa, né?
      Beijos!

      Excluir
  6. Com certeza o plágio e o ciberbullyng não são legais. Mas não acho que a falta do mundo real seja um problema. Vê só a gente, a gente não se conhece mas conversamos, rimos e nos divertimos todos os dias =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu adoro ficar no nosso grupo do WhatsApp conversando e rindo! O que eu quis dizer é que tem gente que só vive no mundo virtual, e esquece das pessoas que estão do seu lado!
      Beijos!

      Excluir
  7. Ai Andrea, eu tenho que concordar totalmente com você, nós vivemos muito mais online do que offline hoje em dia.. eu também sou uma que me pego no celular muito mais do que eu gostaria..
    Também não tem como discordar dos demais apontamentos rs.

    Beijos, Dreeh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena, né? Mas acho que isso só vai aumentar com o tempo!
      Beijos!

      Excluir
  8. Oi Andrea :)
    Das cinco coisas que você citou, não sei qual é a pior. Ambas são um grande problema!
    Com certeza devem ter mais outros perigos como esses, e a gente não pode nunca esquecer que o que a internet tem de bom, ela tem de ruim também.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é difícil escolher os reais danos dentro desse tema, né?
      Ainda bem que a internet trouxe muitas coisas boas!
      Beijos!

      Excluir
  9. Ei meu post sumiu, será que entrou? rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih não entrou que coisa rsrs, mas eu falei que o pior da net é que as pessoas trocam conversas por tecladas o que é horrível

      bjos

      Excluir
    2. Realmente, e isso acontece cada vez mais!
      Beijos!

      Excluir
  10. Assunto complicado, concordo com esses cinco e acredito que também listaria o personagem que as pessoas criam dela no mundo virtual,com o instagram principalmente, o que mais vejo é pessoas ostentando o que não tem e vivendo uma vida muito fora de sua realidade... a internet é cheia de coisa coisa ruim, por isso acho que não é tão bom já colocar as crianças nesse mundo, é tão importante a parte da infância, brincar na rua, com os amigos... hoje quase nem vemos isso, todos já estão agarrados nos celulares, tablets e afins :/

    Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! muitas vezes você conhece alguém pela internet e ela não tem nada a ver com que realmente é, né?
      Beijos!

      Excluir
  11. Sabe, esse tema da semana foi um bastante reflexivo para mim. Tanto que ainda nem consegui programar a postagem lá do blog, como estive fora em viagem ontem só pude mexer com ele agora. Me lembrou bastante o brainstorm antes de fazer uma redação dissertativa. Para mim a possibilidade da falta de segurança é mais séria para mim, porque ela se ramifica de multiplas formas: hakers, cyberbullying, pedofilia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A internet dá uma falsa segurança para todos, que acham que estão afastados e não correm perigo, mas esse é bem real, né?
      Beijos!

      Excluir
  12. Concordo com tudo que você disse. A Internet é uma ferramente muito importante e poderosa, mas nem todo mundo sabe utiliza-la de maneira correta. Parece que algumas pessoas se sentem tão seguras atrás de um monitor que esquecem que as pessoas da internet também são pessoas reais e também possuem sentimentos. Fico muito triste ao ver ódio gratuito espalhado por tudo que é canto da internet, e é só pelo simples fato de "poder" falar o que quiser sem ser punido por isso.
    E quanto ao último tópico, eu mesma não tenho muitos amigos e nem saio tanto, mas tem certas pessoas que deviam me chamar assim "bora marcar de sair qualquer hora pra gente ficar mexendo no celular", hahaha. É muito chato mesmo isso, ainda mais quando você tá conversando com a pessoa e ela não pára de olhar pra telinha do celular. Dá vontade de pegar dela e jogar no lixo.

    Nayh's Wonderland

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas vezes o fato de as pessoas se sentirem seguras é que causa a maior parte dos problemas, né? Você a enxergar os outros como uma máquina, não como uma pessoa!

      Hahaha, deveríamos chamar o pessoal para sair assim mesmo!

      Beijos!

      Excluir
  13. Oie, Deia!
    Ainda estou em dúvida sobre o que considero pior no mundo virtual, porque um top 5 sobre esse assunto é pouco!
    Mas concordo com todos os teus pontos, e adiciono os comentários da Nayh tbm, hahaha.
    Essa fase de liberdade de expressão é boa e, ao mesmo tempo, péssima, pois as pessoas se acham no direito de falar o que bem entendem, difamando e desrespeitando as outras. Acho isso mto triste...
    Tbm ODEIO conversar com as pessoas e elas não prestarem atenção porque estão no celular. Sempre que isso acontece fico calada olhando pra pessoa até ela responder a minha pergunta ou prestar atenção em mim, depois dou uma bronca, haha.
    Ótimo post e dica de texto!
    Bjos,
    La Vie d'Lee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo com você... Isso é ótimo e péssimo ao mesmo tempo. As pessoas acham que podem falar o que quiser, sem nenhum problema!
      E hoje em dia é tão normal não conversar na vida real, mas por celular, o tempo todo, né? Infelizmente!
      Beijos,
      Déia!
      Own mine

      Excluir
  14. Gostei do post e concordo com muita coisa que você disse. Tipo, tem muita gente que se expõe mesmo na internet e depois acaba sendo prejudicada, independente se o que ela fez foi com boa intenção ou não. Por exemplo, aqui onde moro há muita exposição das garotas, várias delas acabam sofrendo depois disso, vão embora da cidade, ou entram em depressão, mas muitas vezes é por culpa delas mesmo, o que acho muito triste :c
    Os outros temas também são algo muito importante, mas não irei comentar sobre eles, por enquanto.
    Beijos :*

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons