15 de abril de 2014

Projeto 52 x 5: O que há de pior no mundo virtual


Conheci o projeto 52x5 pelo blog La Vie d'Lee e adorei! Por isso, resolvi fazer parte! O projeto consiste em fazer um "Top 5" toda semana com uma lista de coisinhas já predeterminadas! Assim, resolvi que vou tentar trazer esse post para vocês todas as terças-feiras!

E o tema de hoje é: O que há de pior no mundo virtual
(Confira o texto "Olha como sou legal")



1. Exposição Desnecessária
Eu conheço muita gente que expõe tudo sobre sua vida na internet. Às vezes, essa exposição cansa aqueles que não conhecem (eu mesma fico cansada de saber tudo sobre a vida de gente que eu nem converso de verdade), além de ser super perigoso... Falar demais sobre si mesma pode dar informações importantes à pessoas que têm má intenção - e nunca o que essas pessoas podem fazem com isso.

Fiz há algum tempo uma monografia sobre esse tema. É realmente muito grave, principalmente se feito perante pessoas que não sabem lidar com isso. O cyberbullying pode levar suas vítimas à problemas psicológicos graves.

3. Plágio
A internet é uma maravilha, já que dá acesso à informação para qualquer um que estiver online. Agora, esse acesso nem sempre é bom: ele permite as pessoas copiarem as informações que encontram - e, muitas vezes, se apropriar deles, configurando o plágio.

4. Vírus
Hoje em dia, usamos o computador para praticamente tudo. Pegar um vírus, vamos concordar, é um perigo: nós podemos perder documentos importantes, fotos que guardam grandes memórias e até o dinheiro da conta no banco, certo?

5. Falta de vida 'real'
Depois do celular com internet, é muito fácil encontrar uma mesa de amigos, sentados num restaurante, todos quietos, mexendo no celular. Vai dizer que nunca viu essa cena? Muitas vezes as pessoas ficam tão interessadas em sua vida virtual que esquecem de viver a vida real, passando mais tempo online do que offline. Eu mesma me pego no celular mais vezes do que gostaria!

E para vocês, quais são as piores coisas do mundo virtual? Comente!