Vítimas do Silêncio

by - janeiro 04, 2014

Nome: Vítimas do Silêncio
Autora: Janethe Fontes
Editora: Universo dos Livros


O livro conta a história de Margarida, uma garota meiga, forte e decidida. Conhecemos Guida quando ela está fugindo para Gramado. Depois de ter sido violentada, ela não suporta seu padrasto, Carlos, e não conseguiria passar nem mais um dia sob o mesmo teto que ele. Na nova cidade, ela é muito bem recebida por seus tios e primos, os quais não via há anos. E, com o tempo, consegue ir amenizando a dor que sentia por aquilo que acontecera.

Depois de quase um ano, ela percebe estar apaixonada por seu primo Marcos, com quem se envolveu por uma única noite. No dia seguinte, Guida se reencontra irmã, Suze, e com sua mãe, Magnólia, que havia se separado de Carlos. Assim, voltam a viver juntas novamente.

Mas a vida de Guida ainda não havia se ajeitado. Ela descobre que Marcos foi obrigado a estudar em Londres, que estava grávida de seu próprio primo e, o pior de tudo; que seu padrasto voltaria a viver com elas. Assim, percebe que teria de recomeçar mais uma vez.

Desse modo, Guida parte para São Paulo com pouco dinheiro em mãos, sem lugar para viver, grávida e pronta para encontrar um emprego. Depois de dois meses, aceita trabalhar como acompanhante de William, um jovem advogado, de uma família que tem um dos mais conhecidos escritórios de advocacia do país, e que ficou paraplégico após um acidente, não querendo ajuda alguma.

Guida, então, deve lutar para alcançar o sonho de se formar advogada; para dar um futuro melhor para seu filho, proteger sua irmã do próprio pai e ajudar qualquer uma que venha a sofrer o mesmo que ela.

Gostei muito do livro e adorei o modo como Janethe abordou o tema. Apesar de ser um assunto bem pesado, ela consegue fazer com que a leitura fique fácil e simples. Eu lia um capítulo atrás do outro e não conseguia parar de ler! Quando achamos que as coisas finalmente vão dar certo para Guida, algo aparece para importuná-la novamente.

Margarida me conquistou pela sua força, coragem e por sempre ir atrás daquilo que acredita ser o mais justo.  Mesmo depois de tudo que passou, ela continuava firme e não perdia seu jeitinho meigo de ser.

Também gostei muito de conhecer William. Ele, com o apoio de Margarida, foi um ótimo exemplo de como a força de vontade e otimismo conseguem nos fazer vencer aquilo que consideramos um obstáculo em nossas vidas. Ele foi essencial para que Guida alcançasse o que tanto sonhava – e estava sempre a apoiando, para o que fosse necessário. Os dois, juntos, conseguiram o apoio que precisavam para superar aquilo que mais lhes perturbava.

O passar dos anos no livro se dá de forma detalhada, entre 1988 a 1997. E, durante todos esses anos, aprendemos a gostar de Guida e a torcer para que as coisas deem certo em sua vida.  Vale muito a pena ler o livro!

Esse post foi feito como resenhista do Arca Literária!

Leia também

11 comentários!

  1. Oi Deia!
    Gostei muito da resenha, mas não fiquei interessada pelo livro. Eu não gosto muito desse gênero, prefiro livros mais leves, sabe? rs.
    Beijos.

    www.doceabril.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muita gente que prefere livros mais leves, mesmo! Eu achei que o livro seria super pesado, e me surpreendi com o modo que a Janethe se expressou para escrever sobre esse tema!
      Se algum dia te interessar, vale a pena ler, Midiã!
      Beijos!

      Excluir
  2. oiii Andrea!

    Adorei a resenha *-* Gostei do tema do livro, apesar de ser pesado. Mas geralmente esses livros são os melhores.

    Beijinhos,
    Nina Xaubet
    Storytime, storyteller

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me surpreendi, Nina! O tema é bem pesado e adorei o jeito como a autora tratou dele!
      Beijos!

      Excluir
  3. Esse tipo de literatura "realista" sempre me encantou. Bem interessante a história e quando tiver a oportunidade com certeza irei compra-lo! Livros assim sempre me ensinam a dar mais valor a minha própria vida e as pessoas maravilhosas que possuo nela.
    Bjs ><
    http://cicatrizesliterarias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena ler o livro, Mika! Realmente, depois de ler esse tipo de história passamos a valorizar mais o que temos de bom e nos dá ainda mais força para seguir o exemplo de Guida e ser forte mesmo quando tudo parece estar dando errado!
      Beijos!

      Excluir
  4. Não conhecia o livro e não o leria pela capa!
    Mas gostei bastante e se disse que é bom, então é bom :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena, Camila! Eu gostei bastante!
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Deia!!
    Não conhecia esse livro ainda. Gostei bastante da premissa e da resenha. De vez enquando gosto de ler livros pesados assim.
    Bjokas e bom domingo

    Samy
    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samy, eu adorei o livro! É realmente bom ler livros assim de vez em quando! (:
      Beijos!

      Excluir
  6. Oi, tudo bem?
    Gostei bastante da resenha, me interessei bastante no livro. Gosto bastante de livros com temas mais pesados, e que mexem um pouco com o psicológico do personagem e gosto de ver o personagem lidando com isso.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    http://vamosfalarlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons