300

by - janeiro 29, 2014

Hoje trago para vocês a primeira blogagem coletiva da Máfia do CinemaPara começar bem, resolvemos pegar um tema e cada uma falaria sobre um filme que tenha o tema épico! Entre os vários filmes com o tema, resolvi escolher 300, que é super conhecido principalmente pela fala "THIS IS SPARTA!" (quem não imaginou o Gerard Butler gritando agora?!), e que vai ter sua continuação lançada esse ano!


Dados Técnicos
Título Original: 300
Direção: Zack Snyder
Ano: 2007
Gênero: Épico, Histórico, Ação
País: EUA
Duração: 1h57min

Esparta é uma das principais cidades-estados da Grécia Antiga. Ela é conhecida principalmente por seu forte poder militar. Todos os homens são preparados para lutar desde o início de suas vidas. Assim que nascem, passam por uma inspeção que garante a inexistência de deformidades. Aqueles que não se adequarem aos padrões espartanos, são jogados do precipício direto para morte. Aos 7 anos, são enviados à agogê, uma espécie de prova que coloca a vida das crianças em risco - elas devem aprender a matar, a lutar e a sobreviver para poder voltar à cidade natal e, finalmente, serem chamados espartanos.

Leônidas (Gerard Butler) foi um dos garotos que conseguiu voltar à Esparta, mesmo quando todos já o consideravam morto. Sua habilidade para sobrevivência e a lealdade aos princípios espartanos (coragem, honra, não-desistência) permitiram a ele que se tornasse o próximo rei de Esparta!

O filme se passa no período das Guerras Médicas, um conjunto de guerras entre os gregos e os persas. Após ter perdido a primeira batalha, durante a Guerra de Maratona, o Imperador persa Xerxes (Rodrigo Santoro) fará de tudo para provar a superioridade de seu povo. Por isso, manda um mensageiro à Esparta, pedindo sua rendição. Mas Leônidas está disposto a mostrar que os espartanos nunca recuam - e que faria de tudo para impedir que a Grécia fosse tomada e que sua população continuasse livre. Nem que isso significasse se utilizar apenas de seu exército particular de 300 homens, contra os milhares de soldados persas.


O filme foi baseado na Graphic Novel 300 de Esparda, um dos melhores trabalhos de Frank Miller. Acho que foi exatamente por isso que o Snyder, o diretor, fez com que o filme parecesse mesmo que havia saído de uma história em quadrinhos - principalmente quando víamos as cores e os fortes contraster que apareciam durante as cenas.

Outra coisa que me chamou a atenção foi a diferença entre os gregos e os persas. Enquanto os gregos, apesar das barbáries que os espartanos faziam com suas crianças, tinham boa aparência e eram civilizados, os persas eram tratados como arrogantes, covardes (já que têm medo de lutar contra um exército muitas vezes menor que o deles) e que se utilizam de qualquer tática para convencer os inimigos a se render.

Eu gostei bastante do filme. Sempre me interessei muito pela história greco-romana e, mesmo sabendo que esse filme está repleto de erros históricos (eu não sei exatamente o que, mas sempre me disseram que está errado haha), achei muito legal ver um pouco como que os verdadeiros espartanos viviam. Para quem gosta de filmes épicos, com violência e um pouco de história, recomendo fortemente 300! Eu, com certeza, vou assistir a continuação assim que sair nos cinemas!


Não deixem de conferir os outros blogs participantes da blogagem coletiva: Storytime, storyteller (Brumas de Avalon), Lendo com a Olly (A Outra), Sempre Nerd (Tróia), Enjoy Your Coffee, Pan's Mind (Mulan), I Like Movies! (Gladiador) e Meu Filme Virou Livro.

Leia também

10 comentários!

  1. Esse filme é demais já assisti ele 3 vezes e vou assistir mais, Andrea passando pra desejar uma ótima quarta-feira fique com Deus beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa quarta-feira para você também, Lucimar! (:
      O filme é legal mesmo, né?
      Beijos!

      Excluir
  2. Amei esse filme!
    Vi tanto que enjoei
    Adorei lembrar dele por aqui
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também assisto várias vezes quando adoro o filme! Mas ainda não cheguei a enjoar de um!
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Andrea! Eu só vi o filme esse ano, mas gostei pra caramba! A história é bem interessante e visualmente ele é muuuuito bem feito. Adorei tudo, só não boto muito fé na continuação que vai lançar no cine

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei o visual muito legal, realmente lembra HQs, não é?
      Não sei se a continuação vai ser boa, mas espero que sim!
      Beijos!

      Excluir
  4. 300 foi muito bem trabalhado mesmo. O erro histórico maior foi a forma que caracterizaram os persas e espartanos e na questão da batalha dos 300. Mas tirando isso o filme é muito bom, essa questão do visual semelhante a uma história em quadrinhos é brilhante. Adorei seu post Nina!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a diferença entre os dois é tremenda! Os persas são tratados como malvados, deformados, enquanto os espartanos são todos bonitos e, mesmo sendo selvagens, eles são 'bons'.
      O visual ficou muito legal mesmo!
      Que bom q vc gostou, Ju!
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Andrea

    Eu adoro esse filme e sou fã do Gerard Butler! Já assisti várias vezes e ver a coragem e força dos espartanos sempre é muito bom.
    E assim como a Vick eu não estou apostando muito na continuação. Mas é claro que vou assistir!

    Super bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou fã do ator! Adoro os filmes que ele faz! Eu acho que a coragem e a força dos espartanos é inacreditável!
      Eu ainda não sei se a continuação vai ser o sucesso que foi 300 - imagino que não será tão grande assim -, mas também vou assistir, sem dúvidas!
      Beijos!

      Excluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons