16 de novembro de 2013

O Rei Leão - Musical

Para alguém que, como eu, adora a Disney, nada melhor do que assistir um musical de O Rei Leão - que foi super aclamado na Broadway e está agora no Teatro Renault, aqui em São Paulo.

O teatro conta a mesma história do filme. Mufasa é o rei da Pedra dos Leões. Scar seria o próximo na linha de sucessão, até que Simba nasce - e tira de vez seu sonho de ser rei algum dia. Por conta disso, Scar consegue que o rei seja morto e o sobrinho exilado. Durante o exílio, Simba conhece Timão e Pumba, um suricato e um javali que o acompanham durante toda sua adolescência e o criam com a filosofia do famosa Hakuna Matata. Durante uma noite, enquanto refletia sobre seu passado, Simba encontra Nala, sua melhor amiga de infância, que o convence a reivindicar seu lugar como legítimo rei na Pedra dos Leões.


O musical é maravilhoso. É uma super produção. O cenário e os figurinos são maravilhosos! Logo no início, vemos os animais da savana entrando no teatro, para saudar o novo príncipe. Tem até um elefante gigante andando ali, do seu ladinho, em direção ao palco. Era possível ver brilhos nos olhos de todos os espectadores. Desde crianças, fascinadas pelo que estavam assistindo, até adultos, maravilhados.

Os efeitos especiais ficaram ótimos! O chão subia e descia para fazer os diferentes cenários; a cena da manada de guinus - que eu estava muito curiosa para assistir - ficou fantástica! Eles conseguiram colocar os guinus dentro do palco, plano, e deixar todos convencidos do que estava acontecendo.Os atores também apareciam muitas vezes como plantas, havia uma esteira no chão, com a grama se mexendo enquanto os personagens andavam pela selva, sem contar pelos outros animais... Os efeitos eram realmente maravilhosos!

Os atores também são incríveis. O elenco é muito bom e todos cantam bem, sem exceção. A atriz que fez o Rafiki no dia em que eu fui (24/10/2013), interpretado por Ntsepa Pitjeng, conseguiu me conquistar logo que começou a cantar a primeira música! Ela era realmente muito boa - e para uma sul africana, conseguia se fazer entender muito bem em português.

Os atores que fazem o Timão e o Pumba também arrasaram. A dupla já é preferida nos filmes. Os atores eram muito bons. O Timão do teatro estava igualzinho ao do desenho; o Pumba era muito engraçado - principalmente quando cantava e gritava, balançando a língua.

Elenco do dia 24/10/2013

A música também era ótima! Além da orquestra, que fica embaixo do palco, vemos os tambores, dos dois lados do palco. Dá para ver eles tocando teclado, tamborins e, até, berimbau! Lá embaixo, dá para ver a maestra guiando os outros instrumentos.

Tenho apenas uma crítica, apesar de tudo: a letra das músicas. Ao invés do musical seguir aquelas músicas que já conhecemos, por conta do filme, ele traduziu novamente as letras do inglês, fazendo com que mudasse um pouco. Eu estranhei, mas não acho que ficou ruim. Assim, isso não afetou tanto no todo do musical. Além disso, tiveram algumas músicas extras - e todas elas são muito boas!




As fotos, com exceção da que mostra o elenco do dia, foram retiradas do site oficial do musical.