Memorial da América Latina

by - julho 09, 2013

Eu moro em São Paulo desde que nasci e nunca tinha visto um dos monumentos mais famosos daqui: a "Mão da América", feita por Oscar Niemeyer, o arquiteto que planejou Brasília!

"O sentimento de unidade latino americana é o limiar de um novo tempo. O esforço de um organização para eliminar a opressão dos poderosos e construir um destino maior e mais justo é o compromisso solene de todos nós
Orestes Quércia
O Memorial da América Latina foi inaugurado em 1989, com o intuito de estreitar as relações culturais, políticas, econômicas e sociais do Brasil com os demais países da América Latina. Lá existem espaços em que há a possibilidade de realizar pesquisas, expor qualquer coisa relacionada à cultura latino americana, incentivar o desenvolvimento criativo e difundir a cultura e história dos povos latino americanos às novas gerações de estudantes!

Eu gostei bastante de lá! A arquitetura é bem bonita e a exposição é muito legal! Eu só esperava um pouco mais - achei a exposição pequena, apesar de rica - e também a mão do Niemeyer é menor do que eu imaginava! Mesmo assim, acho que vale muito a pena ir! Vemos coisas da cultura de vários cantos do Brasil e de vários países. Também tem um mapa - em relevo - no chão que mostra toda a América Latina! É lindo e os funcionários sabem explicar direitinho onde é cada país e o porquê deles estarem representados daquele modo! É um marco de São Paulo que vale a pena conhecer!


Confira algumas fotos:
Rosto de Simon Bolívar, um dos líderes na independência das colônias espanholas da América Latina!

Cocar brasileiro

Colcha de Retalhos brasileira

Caveira Catrina: representa metaforicamente a alta classe social do México antes da Revolução Mexicana (1910 - 1920). Depois, foi convertida no símbolo oficial da Morte, celebrada em grande estilo no México nos dias 1 e 2 de novembro.

E aí, gostaram? Visitem o site oficial e descubra o calendário especial de cada mês!

Leia também

2 comentários!

  1. Adorei o post ,achei as fotos super legais , e adore a ultima , essa caveirinha tem estilo rsrsrrs

    Bjs

    http://simplesmenteanass.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adorei essa caveirinha! Deve ser muito interessante estar no México no dia dos mortos, não?

      Excluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons