Maratona Literária: Dia 2

by - julho 31, 2013


Oi gente!

Ontem foi o segundo dia da maratona literária e vim aqui narrar como foi o andamento!

Hoje eu tive prova de francês. Isso quer dizer que eu fiquei boa parte do dia ontem estudando para a prova. Mesmo assim, consegui colocar minhas leituras em dia e andar bastante com a minha maratona!


Meus estudos de francês

Eu achava que não ia conseguir ler muita coisa, mas consegui ler 101 páginas, ou seja, cheguei no final do livro e de seus 14 capítulos. Ainda depois dos 14 capítulos, há um pequeno capítulo que ensina àqueles que leram o livro à aplicar as técnicas, ou lições, aprendidas lá para a sua própria empresa! 

Sobre o livro, posso dizer que aprendi bastante. Eu não vou repassar aqui todas as lições, mas vou comentar sobre duas que me chamaram a atenção. Uma delas é a de prestar atenção aos detalhes. A Disney, ao construir os seus parques, pensou em cada mínimo detalhe, com a intenção de fazer com que os convidados percebam a magia do lugar e fiquem super felizes todas as vezes que voltam para lá (para quem não sabe, 70% dos convidados da Disney já estiveram lá antes!). Todas as vezes que voltamos, percebemos detalhes novos, que já existiam, mas que nunca havíamos reparado antes! Isso faz com que a visita para a Disney se torne cada vez mais mágica! E como essa atenção aos detalhes poderia fazer a diferença na sua empresa? Bom, você pode, por exemplo, distribuir cartões de visitas não apenas àqueles mais importantes da empresa, mas também à todos os seus funcionários - e chamar a todos de "Assistência ao cliente", por exemplo. É um pequeno detalhe, mas que faz com que todos fiquem mais entusiasmados para trabalhar lá!

A outra lição que me chamou bastante a atenção é a da recompensa. O livro mostra que de nada vale você só receber feedbacks negativos, ou seja, só ser chamado a atenção quando erra em alguma coisa - mesmo que você tenha errado apenas uma vez e acertado diversas vezes. Um exemplo do livro exemplifica bem essa lição. Imagine que o seu vizinho está doente. Você, por boa vontade, resolve cortar a grama de seu jardim enquanto ele estiver com a doença. Chega um dia, você achando que seu vizinho estava doente está lá cortando a grama quando ele simplesmente vai trabalhar, te cumprimenta, mas nem agradece pelo trabalho feito. Como você se sentiria? Péssimo, né? E se, ao invés disso, ele tocasse a campainha da sua casa com um bolo do sabor que você mais gosta? Tenho certeza que você iria se sentir muito bem por ter feito a coisa certa! Essa lição, então, mostra que muitas vezes é melhor você receber um feedback do que nenhum - é melhor ser reconhecido por aquilo que faz bem do que só ser reconhecido quando faz alguma coisa errada, sendo ignoradas todas as vezes que você acertou, não é?

Gostei bastante do livro e espero, no futuro, conseguir utilizar essas lições em qualquer lugar que eu for trabalhar! O livro é recomendadíssimo! 


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4 comentários!

  1. Que legal!
    Boa sorte que o resto!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

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  2. Esse livro parece muito bom. Todo chefe ou administrador deveria ler e praticar essas lições, que com certeza fazem toda a diferença!
    Mas o que me chamou a atenção foram tuas anotações: que organização, haha! Ô_o

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    Respostas
    1. Eu gostei bastante do livro e realmente acho que as lições aprendidas aí podem ajudar mesmo qualquer um que queira organizar um negócio próprio.
      Que organização? hahahah Só coloquei o que me chamou a atenção!
      Beijos!

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