A Origem do "Tio Sam"

by - julho 04, 2013

Outro dia, passeando pela internet, encontrei um site que contava da onde tinha vindo o Tio Sam. Para aqueles que não sabem, o Tio Sam é um 'ícone' do exército norte-americano que chama a população para se alistar ao exército. Tenho certeza que você já viu o cartaz abaixo em algum filme, não?


O Tio Sam, na verdade, nunca lutou pelo exército americano. Na verdade, ele era Samuel Wilson (1766 - 1854), um comerciante que fornecia carne para o exército norte-americano durante a Guerra Anglo-Americana, em 1812, que garantiu a independência dos Estados Unidos.

Os barris de comida eram enviados com as iniciais U.S. (United States - Estados Unidos em inglês). Porém, as iniciais eram as mesmas para Uncle Sam (Tio Sam, em inglês). Os soldados, então, adoravam brincar que o U.S. nos barris eram a sigla do nome do fornecedor, não do nome do país! E passaram a chamar o responsável por sua alimentação de "Tio"!

Em 1870, mesmo depois da morte de Samuel, a figura do Tio Sam se tornava cada vez mais popular. Thomas Nast, um cartunista, resolveu dar um rosto a ele - inspirado em seu ex-presidente Abraham Lincoln. Em sua interpretação, o Tio usava roupas com cores da bandeira do país (vermelho, azul e branco).

Bastante famoso nos EUA, a figura do Tio Sam ganhou fama internacional durante a Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918). Os desenhos de Nast foram alterados por James Flagg e, a partir de então, o Tio Sam passou a ser este do cartaz que conhecemos. A partir de então, ele incentivava os jovens e a população norte-americana a participar do exército (I want you for the US army - Eu quero você para o exército dos Estados Unidos). Somente em 1961 que o Tio Sam virou um símbolo nacional!


Interessante, não? Tenho certeza que Samuel Wilson, que só fornecia alimento para o exército, imaginaria que um dia viria a ser um símbolo nacional! 

Ah! E feliz dia da independência dos Estados Unidos (não foi por acaso que resolvi postar isso em 4 de Julho, hahaha)!


Descobri aqui!

Leia também

7 comentários!

  1. Meu que legal , nem fazia ideia que era era o significado do Tio Sam , muito legal mesmo ....

    Bjs

    http://simplesmenteanass.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii!!
    Sempre ouvi a expressão, mas confesso que não sabia a origem!
    Muito bom o post!!!
    Beijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada (:
      Que bom que gostou!
      Eu sabia que tinha algo relacionado à guerra, mas nunca imaginei que o Tio Sam era real! hahaha
      Beijos!

      Excluir
  3. Nossa, muito interessante. Eu achava que o Tio Sam tinha sido criado pra propaganda de alistamento mesmo, nunca me interessei em pesquisar. Nao imaginaria nunca essa historia!

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também nunca imaginaria que o Tio Sam era apenas um fornecedor de comida! Quem pensaria nisso? hahaha
      Beijos!

      Excluir
    2. certeza que era satanico tambem... igual o obama...

      Excluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons