15 filmes proibidos

Há alguns dias, falei sobre 15 livros proibidos em alguns países. Resolvi repetir a dose e falar, agora, sobre 15 filmes proibidos! Que tal checar a lista? 

Eu vos saúdo Maria

O filme foi banido da Argentina por ser considerado um insulto ao Cristianismo. O roteiro retria a história da Virgem Maria, que é estudante, joga basquete, trabalha como frentista e namora um taxista. O que mais causou polêmica foram as cenas de nudez!
O filme foi cenurado no Brasil pelo presidente José Sarney, apoiado por Roberto Carlos. Porém, muitos artistas, intelectuais e músicos, como Caetano Veloso, organizaram sessões clandestinas de exibição da obra.


Rambo IV
O filme foi censurado em Myanmar por causa do modo como os soldades birmaneses foram retratados no filme.  Os grupos que lutavam pela democracia do país, por outro lado, consideraram uma representação quase fiel da realidade de Myanmar e distribuiram cópias ilegais com o intuito de protestar e mobilizar a população.

Ben-hur
O filme foi banido da China, pois faz apologia do cristianismo e, assim, poderia incentivar a população a adquirir crenças religiosas.

Sonho Azul
O filme foi censurado na China, pois mostra os abusos cometidos pelo regime comunista do país nas décadas de 1950 e 1960. Como pena, o chinês Tian Zhuangzhuang, diretor do longa, foi proibido de fazer filmes por dez anos.

Lara Croft: Tomb Raider - A Origem da Vida
O filme também foi banido na China, pois mostra o governo do país como desorganizado e conivente com sociedades secretas.

Os Infiltrados
Novamente, a China baniu o filme por motivos políticos. Uma das cenas sugere que o governo chinês pretende utilizar armas nucleares contra Taiwan.

Encouraçado de Potemkin
O filme, que conta a história de uma rebelião no Navio de Guerra Potemkin, foi censurado na França, por que poderia inspirar revoluções; e na Alemanha, por fazer apologia ao marxismo. 

Lista de Schindler
O filme conta a história de um empresário alemão que ajuda a salvar milhares de judeus. Por ser alusivo às causas dos judeus, foi banido pelo governo da Indonésia. Uma curiosidade: Ralph Fiennes, que interpretou Voldemort nos filmes de Harry Potter, participa desse filme!

Código da Vinci
A história do famoso professor Robert Langdon causa polêmica ao questionar alguns valores religiosos. Por causa disso, foi censurado pelo governo das Ilhas Salomão - suas referências poderiam engraquecer as raízes cristãs do país. 

Distrito 9
O filme conta a história de alienígenas que vão parar na Terra, ficando presos na África do Sul. Lá, são confinados em um distrito (que nem ocorria na época do Apartheid), onde compram comidas (de gato) e armas de quadrilhas nigerianas. Por casua disso, o filme foi banido da Nigéria: foi considerado xenófobo e preconceituoso. 

Último Tango em Paris
O filme, que conta a história de um americano que se envolve, anonimamente, com uma parisiense libertina, foi censurado durante dois anos em Portugal, por apresentar conteúdo sexual muito pesado (imagina só a censura que sofreria "50 Tons de Cinza", né?).

Borat
O filme conta a história de um dos melhores jornalistas do Cazaquistão, que viaja até os Estados Unidos para fazer um documentário. O protagonista tem um humor negro e age de modo a se ridicularizar. Por causa disso, foi censurado no Cazaquistão e, por ser 'grosseiro e extremamente ridículo', foi banido em todo o mundo árabe (com exceção do Líbano).

Terror sem limites
O filme conta a história de um ator pornô decadente que participa de filmagens com estupro de crianças, incesto e necrofilia. Com o intuito de preservar a vida e a integridade da pessoa humana, esse foi o primeiro filme a ser banido no Brasil após a Ditadura militar.

O Segredo de Brokeback Mountain
O filme tem cenas envolvendo homossexuais. Por isso, foi censurado pelo governo dos Emirados Árabes Unidos, vez que o islamismo, região da confederação, proíbe relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo.

O Exorcista
O filme foi censurado no Reino Unido até a década de 1990, por ser considerado extremamente assustador.

Lista retirada desse site.

6 comentários:

  1. Eu adoro esses posts , ameii os dos livros e agora mais ainda os dos filmes , acho muito legal saber sobre isso ...

    Bjs

    http://simplesmenteanass.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. COM CERTEZA o Exorcista é extremamente assustador! kkkk A primeira vez q vi tinha 8 anos e ate hoje tenho traumas :/

    Mas a Lista de Schindler, Ben Hur e os Infiltrados são ótimos... Lamento pelos paises que não puderam ver na época...

    Parabens pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca vi e não pretendo assistir "O Exorcista"! Tenho medo só de pensar! Eu sou daquelas que entra em um filme de terror com mais medo do que quando termino de ver! hahaha
      Eu nunca assisti "Ben Hur", mas amo "Os Infiltrados" e acho "A Lista de Schindler" um filme ótimo! Uma pena banirem esse tipo de filme!
      Beijos!

      Excluir
  3. Achei ótimo "O Exorcista" ser proibido por ser mto assustador! rs

    ResponderExcluir
  4. o exorcista é um marco na história de filmes de terror...
    falar de terror e não citar o exorcista é como falar de rock e não citar Beatles,Led Zeppelin,entre outros.um filme feito com baixíssimo orçamento,além de inúmeras gambiarras(a cena da cama se mexendo é um grupo de contra-regras balançando-a do lado de fora do set)...
    a voz do demônio é a atriz Mercedes McCambridge depois de fumar cerca de 130 cigarros e uma dieta de (eca!!!) 30 claras de ovos cruas num período de 6 horas e sem falar por 2 dias pra voz ficar assim...
    è um clássico insuperável até hoje... muito bom!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!

Clique em Notifique-me; para ficar de olho nas respostas!

Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.