Top 5: Distopias

by - março 16, 2013

Oi, gente!

Vocês sabem que ultimamente eu estou um pouco viciada em Distopias, né?

Para começar, vou explicar o que é distopia. Sabe utopia? Que mostra aquele lugar perfeito, que todos gostariam de viver e como muitos imaginam o futuro? Pois bem, distopia é exatamente o contrário: o futuro é muito pior do que imaginávamos.

Assim, um livro distópico costuma se passar em um futuro em que há um governo normalmente totalitário, que oprime a população e esta vive segundo regras ridículas e quase insuportáveis. Então, para sobreviver, as pessoas devem se adequar à tais regras ou viver a margem da sociedade. 

Existem muitos livros assim - e muitos filmes também. Entre eles estão "1984", de George Orwell, "V de Vingança" e muitos livros mais contemporâneos. Vou recomendar 5 que eu realmente gostei. Vou colocar o link para o skoob e para minha resenha, além da sinopse fornecida pelo skoob! Vamos lá?


1. A Seleção

Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China, e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças entre dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar


2. Jogos Vorazes 
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

3. Starters
Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbado em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Velho. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado...

4. Feios
Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá. Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.


5. Divergente
Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.



Gostaram?? Ficaram com vontade de ler distopias atrás de distopias, que nem eu? Que tal conhecer um pouco mais? Veja aqui todas as distopias que eu já resenhei!

Leia também

25 comentários!

  1. Sem dúvida as distopias que estão me deixando contando os dias pra ler são: Feios e Jogos Vorazes!

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia que vale muito a pena! Eu gostei muito dos dois! "Feios" foi minha primeira distopia, eu adorei! Acabou de chegar em casa o "Especiais", que é o terceiro da série! Estou muito animada para ler!

      Excluir
  2. Adoro livros/filmes que falam desse assunto, são super interessantes. Fiquei com vontade de ler todos *-*
    Beijão, Unsaid Things

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita curiosidade em ler esse tipo de gênero e dentre os que citou Jogos Vorazes e Feios estão na minha lista ;)

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que você vai adorar! Já viu o filme de "Jogos Vorazes"?

      Excluir
  4. Não li nenhum destes, mas sou leitora de distopias. Estas contemporâneas seriam mais 'aventureiras' que 'reveladoras', não seriam? a última que li foi Kalocaína de Karin Boye (tradução de Janer Cristaldo), apesar de ser anterior a George Orwell. Neste nível contemporâneo de usar ambientes distópicos, tem uma obra em evidência, 1Q84 de Haruki Murakami, que talvez ainda vou ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que essas são bem aventureiras. Eu percebi que a maioria tem um padrão: o primeiro livro conta como que é essa sociedade e a personagem descobre em algum momento que tem alguma coisa errada nisso. Depois, em algum dos próximos, eles tentam lutar contra a sociedade e acabar com o regime que foi implantado - mesmo sem saber como seria o novo...
      Não conhecia esse "Kalocaína", é bom? Vou procurar! Eu já vi esse 1Q84 outro dia e fiquei curiosa! Estou pensando em ler também!

      Excluir
  5. Nunca vi nenhuma dessas obras =(, mas gostei desse conceito chamado distopia, pois já vejo vários indícios para esse conceito ser usado na prática!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro livros distópicos. Ainda não me cansei deles! Vale a pena ler, viu? Qualquer um é bom! (:

      Excluir
  6. oi, linda! conheci hoje o seu cantinho e já me encantei!! adorei os posts... principalmente o que você fala da sua viagem a Paris! Tb fui e acho lindos os pontos turísticos... Você respira arte lá, né?

    querida, tô seguindo aqui e curti sua fan page tb! ;)

    Te convido para conhecer meus cantinhos tb. Vem? ;)
    http://deliriosdepaty.blogspot.com.br
    https://www.facebook.com/deliriosdepaty

    beijos ;***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Paris é maravilhosa! Também achei linda! Tudo lindo ahahahha
      Pois é, todo canto que você olha tem alguma coisa relacionada com arte *-*

      Obrigada! Vou entrar sim! (:

      Beijos!

      Excluir
  7. Estou com mta vontade de ler jogos vorazes *-*

    Conheci o seu blog e já segui.
    Retribui?

    http://itstendencial.blogspot.com.br/

    beijão ♥

    ResponderExcluir
  8. Não me lembro se já li algum livro desse gênero (até pq não conhecia pra classificar, haha), mas, desses que vc citou, tenho mta vontade de ler "A Seleção" (conheci ele pela tua resenha aqui) e "Feios", que parece ser muito bom! Já "Jogos Vorazes" não me encantou em nada e não tenho vontade de conhecer o restante. Além de não ter curtido nenhum personagem, sempre comparo com o filme japonês "Battle Royale", haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente fala que foi baseado nesse "Battle Royale"! Você já assistiu o filme dos "Jogos Vorazes"? Eu achei a adapctação ótima! (:
      "Feios" é bem legal, vale muito a pena ler (foi a primeira distopia que li depois de descobrir o conceito hahahaha), e "A Seleção" é lindo! É uma distopia misturada com contos de fadas *-*

      Beijos!

      Excluir
    2. Pois então, assisti "Battle Royale" há mto tempo. Aí qdo vi a história de "Jogos Vorazes" pensei logo que era uma cópia. Já vi o filme sim, até gostei e tem lá as diferenças com o japonês (a questão dos distritos, daquele ambiente meio futurista, da realidade virtual do jogo...), mas, mesmo assim, não me senti inclinada a lê-los... :( "Feios" tá na minha lista, haha (até pq a capa é linda!).

      Excluir
    3. Eu ainda quero assistir "Battle Royale" para poder comparar! Mesmo você não tendo vontade de ler, acho que o filme foi uma adaptação ótima! Tem poucas diferenças para o livro (claro que tem, né? Maaas)!

      Excluir
  9. Feios é o melhor de todos ai gente, podem apostar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro "Feios", mas não é o meu preferido dentre os que coloquei na lista!

      Excluir
  10. Oi Andrea, tudo bem?

    Eu adoro uma boa distopia! Sou louca por A Seleção, Divergente e Jogos Vorazes. Ainda não li Feios, mas tenho curiosidade, apesar de ter preguiça de começar a série, rsrs

    Beijos, Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou louca por esses livros!
      Eu só li a coleção "Feios" até "Perfeitos"! Preciso ler o resto logo! hahaha
      Beijos!

      Excluir
  11. Gostei da seleção!
    Você conhece o Rio 2054?
    É maravilhoso! Você iria gostar!

    Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons