A Sombra do Vento

by - fevereiro 23, 2013

Nome: A Sombra do Vento
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Editora: Suma de Letras


Eu me surpreendi com esse livro. Não estava esperando muita coisa - não mesmo. Ganhei de aniversário e me disseram que era muito bom. Perguntei e pesquisei mais um pouco e só vi indicações boas. Mesmo assim, demorei para ler. O livro demorou para me atrair e resolvi começar a ler só um bom tempo depois de tê-lo ganhado. E, quer saber, ele realmente me surpreendeu!


Daniel Sempere é um garotinho que, com quase 11 anos, acorda um dia sem lembrar o rosto de sua mãe - que morreu quando ele tinha apenas 4 anos. Assustado, e sem saber o que fazer, chama pelo pai, dono de um famoso sebo, que encontra a solução perfeita. Mesmo sendo durante a madrugada, pai e filho partem em direção a um recanto escondido - o "Cemitério de Livros Esquecidos" - que é um paraíso para aqueles que gostam de livros, e sabem onde encontrá-los na grande Barcelona. 

Após passear pelo gigantesco cemitério e se maravilhar pelos milhares de livros que se escondem por lá, Daniel encontra aquele que fará sua vida mudar por completo: "A Sombra do Vento", do desconhecido autor Julian Carax. Depois de uma noite em claro para devorar o fabuloso livro, o garoto fará de tudo para encontrar outros livros do autor.

É então que ele descobre que tem alguém - Laín Coubert, que é o nome do diabo no livro - que vai atrás de todas as edições do livro para queimá-los. Ninguém sabe o porque e quem realmente é o vilão. Só se sabe que ele irá atrás de Daniel para comprar o livro e queimá-lo, como fez com todos os outros. 

Ao longo da história, Daniel cresce - ele começa o livro com quase 11 anos e, no final, já está com 30 anos! Nesse meio tempo, ele se apaixona, tem medo, faz e perde amigos. E tudo enquanto procura descobri quem é Julian Carax e qual o mistério que envolve sua figura. 

Dentre os personagens, conhecemos Clara, uma garota cega, primeira paixão de Daniel, que divide com ele a amor pela leitura e, também, por Carax. Fermín Romero de Torres, um ex-mendigo, ex-detetive que se torna um dos melhores amigos de Daniel ao correr dos anos.  Bernarda, que serve na casa da Clara, e se torna uma segunda mãe para Daniel. Tomás Aguilar é o melhor amigo de Daniel desde a infância, muito inteligente, mas com falta de habilidades sociais. Fumero, que é um inspetor de polícia que está atrapalhando a investigação de Daniel. E Bea, a irmã de Tomás - e a razão da amizade de ambos -, que se torna muito importante na história após declarar sua paixão pela leitura - e, assim, criar amizade com Daniel!

Eu recomendo o livro fortemente. Eu amo livros e ler um cujo protagonista tem a mesma paixão e cujo roteiro também gira em torno de um! O livro é apaixonante, nos envolve de um jeito incrível. Queremos saber qual é o mistério por trás de Carax e por trás de seus livros - e como Daniel fará para desvendar isso! A leitura vale muito a pena!

Leia também

4 comentários!

  1. Eu tenho muita vontade de ler qualquer livro do Zafón porque sempre vejo positivos sobre os livros dele. Esse livro parece ser bem interessante, até pelo fato do protagonista gostar de livro.
    Espero ler me breve.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, que vale muito a pena! Também só vejo comentários positivos dos livros dele e, mesmo não lendo tantos livros desse estilo, esse livro é ótimo! Compensa de verdade!
      Beijo!

      Excluir
  2. Um dia eu tento terminar esse livro, a leitura não fluiu, e acabei abandonando, e fiquei triste por isso. E o livro era emprestado e acabei resolvendo devolver logo, um dia eu compro e dou mais uma chance. Amei a premissa do livro e tal, mas não consegui passar da página 50 :(
    Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu peguei esse livro sem nenhuma expectativa e, quando li, me surpreendi! Mas demorei para resolver lê-lo. Quando o livro é emprestado, fica ainda pior se a leitura não flui, né?
      Espero que você consiga ler algum dia!
      Beijos!

      Excluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons