Starters

by - dezembro 10, 2012

Nome: Starters

Autor: Lissa Price
Editora: Novo Conceito

Para ver uma apresentação desse livro, confira "Retrato de uma Starter"



Fiquei ligada nesse livro de uma maneira inacreditável. Terminei a história de Callie em dois dias, e ainda estou pensando no que aconteceu em uma espécie de “Ressaca Literária”.

Antes de tudo, vou explicar o contexto da história. No futuro as pessoas vivem tranquilamente até os 200 anos. Em um Estados Unidos devastado pela guerra dos Esporos, que espalhou uma doença para a população, os adultos que, por não serem parte do grupo vulnerável não foram vacinados, morreram. Agora só era possível encontrar gente abaixo de 20 anos (starters) e acima de 60 (enders)

Por causa do envelhecimento da população, aqueles que ainda não completaram 19 anos, foram proibidos de trabalhar. Se forem órfãos, sem nenhum parente vivo que possa se responsabilizar por eles, devem viver em instituições. Mas, por causa das condições oferecidas por lá – muitas vezes pior do que verdadeiras prisões -, muitos starters preferem viver à margem da sociedade. Nas ruas.

Callie é uma dessas meninas. Ela vive junto com seu irmão, Tyler, e seu melhor amigo, Michael, em um escritório dentro de um prédio abandonado. Eles têm que lutar diariamente para sobreviver. E Callie não sabe o que fazer para melhorar a saúde de seu irmão, que está a cada dia mais doente.

É por isso que vai a Prime Destinations, uma empresa que paga fortunas para adolescentes alugarem o seu corpo durante um período para um Ender que sonha em reviver seus melhores dias. Para isso, passa por uma limpeza e se torna maravilhosa. Se tudo der certo e seus aluguéis passarem rapidamente, ela conseguirá dinheiro o suficiente para comprar uma boa casa e, assim, ajudar o irmão com a saúde.

Se tudo der certo... No meio de um aluguel, Callie acorda e se encontra na vida que sua inquilina ender estava vivendo. E faz de tudo para que seu aluguel dê certo e ela consiga garantir uma vida boa para seu irmão. Mas é claro que isso não vai acontecer. Existem outros planos já escritos para a garota.

Eu já postei esse book trailer antes, mas só para vocês terem um gostinho a mais do livro!

O livro é ótimo. Eu não conseguia desgrudar dele e ficava torcendo para que tudo desse certo na vida de Callie. Junto com ela, fiquei com raiva da Prime Destinations, com os planos de alguns enders, que se esquecem que os starters também são gente e surpresa com outros, que se mostraram prontos para ajudar a garota.

Também fiquei impressionada com o contraste entre a população rica e a pobre. Fiquei assustada com os renegados e chocada com as instituições. A cada momento queria que tudo desse certo e que toda vida de Callie voltasse ao normal. Torci para que o pai dela não tivesse efetivamente morrido (será???) e para que ela conseguisse salvar Tyler de sua doença.

Uma pena que Enders, a continuação do livro, ainda não foi nem lançado nos EUA! Eu estou curiosíssima para saber como tudo vai correr. Será que Callie vai ficar com Blake? Será que Michael estava mesmo com Florina. Onde está a garota? Quem é o Velho? São muitas perguntas sem resposta e tenho certeza que ficarei ansiosa para saber o que vai acontecer. 

Ah, outras observações: a capa é metalizada e linda! Imagino que ela seja um desenho que Michael tenha feito para Callie. Uma pena que ela risca facilmente... A minha já apresenta alguns riscos. A tipografia também é muito bonita, diferente dos livros que costumo ler. Ela tem um tom de 'futurista', com as letras mais quadradas. Super bonito!

Mesmo com muitas perguntas não respondidas, recomendo fortemente "Starters". Esse é um livro que deve estar na sua listinha de natal. Ele é realmente muito bom.

Leia também

8 comentários!

  1. Eu quero muito esse livro *--------*
    Só vejo resenhas boas sobre ele, mas vou deixar para 2013 :/
    beijos, Ju - Céu de Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena ler, ainda mais se vc for viciada em distopias como eu! Vai adorar! *-* Eu não consegui me controlar e tive que ter esse livro (tava na promoção no Black Friday, tinha que aproveitar, né? hahahaha)

      Beijinhos!

      Excluir
  2. Necessito desse livro. Acho a capa espetacular e me encantei pela Callie *.*
    Ótima resenha, me esclareceu alguns pontos ;)
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é linda!! E também adorei a Callie! Gosto quando as protagonistas não são aquelas personagens bobinhas e sem graças como em alguns livros!
      Que bom que esclareci alguns pontos! (:

      Beijos!

      Excluir
  3. Amei esse livro! Li ele em dois dias também heh
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom! Também ficou curiosa quanto ao final??

      Excluir
    2. Sim, to doida pra continuação...
      Já lançaram? Se sim, vou comprar agora! hah

      Excluir
    3. Ainda não lançaram ))): Eu não sei quando "Enders" vai lançar! Fiquei muito curiosa para a continuação!!!!

      Excluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons