Crepúsculo

by - novembro 14, 2012

Hoje estreia o último filme da série "Crepúsculo", a segunda parte de "Amanhecer". Para que vocês não cheguem no cinema sem saber ou lembrar o que já aconteceu até então, resolvi fazer uma revisão do que aconteceu até então - e falar um pouquinho sobre o que está prestes a acontecer!

Os livros, deixe-me ressaltar, são extremamente melhores que os filmes. Então, se você só foi acompanhar no cinema e não ficou muito satisfeito, dá uma lidinha em um dos livros e espera para ver se ainda tem a mesma opinião!



O livro conta a história de Bella Swan, uma garota sem graça, tímida e que acabou de se mudar para Forks para viver com seu pai - a quem não é muito próxima. A cidade é nublada e chuvosa - e o último lugar em que Bella gostaria de estar. Durante seus primeiros dias, conhece Edward, um aluno de sua escola que é perfeito e misterioso - e que não se mistura com as pessoas de sua escola, conversando apenas com seus irmãos (todos adotivos).

Edward sente-se extremamente atraído por Bella, e ela por ele. Mas algo que ela não imagina acontece: ele é um vampiro - e tem que aprender a viver controlando a sede pelo sangue da garota. 

O livro é muito bom, eu realmente gostei de conhecer os pensamentos de Bella, ser apresentada à Forks, seus personagens e elementos. E, ainda, conhecer Edward que, apesar de ser um vampiro, faz de tudo para agir como um ser humano e tentar não machucar Bella.



Entre os livros (e os filmes) esse foi o que eu menos gostei. Edward diz que não é bom o suficiente para Bella e a abandona. Ela perde a razão de viver e fica metade do livro sofrendo por estar sem seu amado (e isso eu achei muito cansativo e fiquei enrolando muito para continuar a leitura). 

É nesse momento que começa a se relacionar com Jacob, filho do melhor amigo de seu pai. E percebe que qualquer toque de adrenalina a faz ver Edward. Assim, começa a praticar as maiores loucuras só para poder ver seu amor - e isso leva a uma consequência inimaginável.

(spoiler)

Sinceramente, acho ridículo alguém sofrer tanto como ela por ter sido abandonada. O pior que se tem para fazer depois de um 'fora' desses é ficar chorando e mofando no seu quarto. E, ainda,  fazer loucuras quando descobre que esse cara que te fez sofrer por meio ano está prestes a cometer algo que acabaria com sua vida.

(/spoiler)

Se você não curtiu o primeiro, não precisa nem comprar o segundo ou alugar o segundo. Você vai desanimar completamente e vai ser mais uma das pessoas que fala mal da série. Caso tenha gostado do primeiro, vale a pena ler esse porque a continuação supera quaisquer expectativas!


Dentre os livros da série, esse foi o que eu mais gostei. Seattle está sendo atacado por uma onda de assassinatos e uma vampira busca por vingança (leia a resenha de "A Breve Segunda de Bree Tanner" aqui!). Bella está novamente cercada de perigos. Ao mesmo tempo, deve escolher entre Edward e Jacob (aqui começa - mais fortemente - o tão famoso triângulo amoroso), já que agora está ciente dos conflitos entre lobisomens e vampiros. Ficando mais próxima da formatura de seu colégio, Bella também tem mais um conflito: deve escolher entre continuar sendo uma humana ou passar, para sempre, para o lado dos imortais (antes que envelheça mais). E é claro que os volturis vão aparecer para importunar os protagonistas. 

Esse é o melhor livro da série, na minha opinião. Percebemos mais os conflitos internos de Bella. Vemos a benevolência inesperada vinda de Edward (vampiros não tinham que ser malvados?), que faz de tudo para convencer sua amada de que ela não deve se tornar imortal e deixando ela fazer as escolhas dela. Vemos a confusão e a raiva de Jacob, que ama Bella, odeia Edward e os vampiros, mas faz de tudo para protegê-la. O livro tem, ainda, um pouco de ação, relacionada a essa onda em Seattle. Eu recomendo fortemente que vocês aguentem o Lua Nova (que é chato.) para ter a oportunidade de ler Eclipse!


Amanhecer também é muito bom. Mas tem umas partes cansativas. O livro não é narrado apenas por Bella, mas também por Jacob. O casal apaixonado se casa - e vai passar a Lua de Mel aqui no Brasil! Edward ainda não se convenceu de que a protagonista deve ser transformada - mas Bella está decidida quanto ao que vai fazer. 

Contrariamente a qualquer expectativa, Bella começa a sentir mal - e percebe que tem um feto crescendo dentro de si. A partir de então passa a viver de uma maneira inesperada (parte mais cansativa do livro) e finalmente consegue fazer com que Edward a transforme em uma vampira. (a parte 1 do filme acaba aqui).

Reneèsme, a filha do casal protagonista, é diferente de tudo o que conhecem - e isso chama a atenção dos Volturi, que está apto a fazer de tudo para acabar com o clã de vampiros vegetarianos. 

O livro se torna muito emocionante depois da segunda parte, quando Bella volta a narrar. A partir daí descobrimos que existem muitos clãs de vampiros do que imaginávamos e que muitos estão dispostos a defender os Cullen contra os Volturi. É um ótimo desfecho para a série! 


E vocês, o que acham? Qual dos livros vocês mais gostaram? Bom filme para vocês! 

Leia também

9 comentários!

  1. Olá, gosto muito da série e dos filmes também, mas concordo que os livros são melhores, talvez se não tivesse lido não teria os visto ou gostado deles. Parabéns pelo post!

    Beijos Fran Borges

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que se não tivesse lido, não gostaria tanto da série! Não acho que a produção foi tão boa!

      Excluir
  2. Adorei o seu blog!!

    Ida Carbonari

    http://bazarbyidacarbonari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá eu gosto dos filmes e dos livros apesar de ter lido só os dois primeiros livros mas ansiedade miil pela ultima parte de amanhecer,é esperar liberar nas locadoras e na internet para baixar (...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei bastante da parte do filme que não aparece no livro, foi bem criativa!

      Excluir
  4. Tenho um caso de amor e ódio com a Meyer... Adorei os 3 primeiros livros, mas não gostei mto do 4º. Não gostei mto dos 3 primeiros filmes, mas amei as partes 1 e 2 do 4º, hahaha.
    Assiti o filme na estréia ontem e adorei. Só queria que tivesse aparecido mais a Nessie jovem, junto com o Jacob! *-* Daí me disseram que não tem nada disso no livro, sobre o futuro, mas não me conformei... u_u
    Ficou mto boa a sua retrospectiva!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que o livro não é narrado pela Alice, né? A Bella não sabe oq o Aro viu! Mas achei muito legal terem colocado aquilo!
      Eu só fiquei pensando tipo... Mas essa pessoa não morre no livro! Oq tá acontecendo!? Não tem isso no livro!! Hahaha

      Excluir
  5. Oie. Pois é, encontrei esse post super antigo, rs. Sou obrigada a comentar, porque apesar de odiar os filmes, eu gosto dos livros. Cara, em Amanhecer, as partes do Jacob são muito engraçadas kkkk Adorei o livro e é o meu preferido da saga. Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante dos livros, mas não sou grande fã dos filmes... Meu favorito da saga é "Eclipse", mas também gosto bastante de "Amanhecer", realmente rimos muito com o Jacob hahah
      Beijos!

      Excluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons