18 de março de 2012

Ilha Hashima


De novo no 9gag, descobri uma ilha abandonada no Japão. Ela fica perto de Nagasaki (sim, a cidade em que caiu a bomba atômica). Mas, dessa vez, ao invés de ser uma ilha bonita, como as Ilhas Izu, em que as pessoas retornaram a viver (mesmo com máscaras), a ilha foi totalmente abandonada, tornando-se o que poderíamos chamar de "Ilha fantasma".

Hashima foi comprada pela Mitsubishi em 1890 e construiu o maior bloco de apartamentos existente até então no Japão, em 1916 para acomodar aqueles que trabalhariam lá. O objetivo era extrair carvão debaixo do mar e, para isso, a ilha foi habitada entre 1887 e 1974, chegando a abrigar mais de 5000 habitantes.

Uma coisa que é interessante saber é o fato de que a ilha inteira foi coberta por concreto - não era possível ver uma planta nascendo (imagine só viver assim!). Os prédios, que tinham cerca de 10 andares, não tinham elevadores - então os trabalhadores se exercitavam diariamente apenas subindo até seus apartamentos.

Na década de 60, quando houve a substituição de carvão pelo petróleo, as minas de extração começaram a ser fechadas por todos do país - e, em 1974, a Mitsubishi encerrou as atividades da ilha, evacuando o local.

Após mais de 20 anos da evacuação, o acesso à ilha foi restabelecido, em 1999.


Atualização em 28/10: Gente! vocês já viram no novo filme do James Bond, Skyfall? É muito bom e vale a pena assistir. Parte dele passa aí nessa ilha! Para o filme, eles reconstruíram, no estúdio, a ilha completamente!

Para saber mais: [1], [2], [3]