Ilhas Izu

by - janeiro 03, 2012

Bom, estava no 9gag, quando vi um post sobre as Ilhas Izu, umas ilhas que ficam na costa do Japão. O post mostrava uma foto de um casamento no qual todos os presentes vestiam máscaras e explicava que todos os habitantes dessa ilha tinham que usar máscaras para sobreviver. Curiosa, como sempre, quis pesquisar mais sobre o assunto.



Sem notar a população, as ilhas Izu parecem um lugar lindo, com paisagens paradisíacas e que conseguiria lucrar facilmente com o turismo (ao pesquisar na internet, pode-se inclusive encontrar alguns sites de turismo sobre a ilha!). Mas tenho certeza que depois de saber o que realmente acontece naquelas ilhas pouca gente gostaria de passar as férias lá. 



As Ilhas Izu são formadas por um conjunto de mais de 20 ilhas vulcânicas, sendo que apenas 9 delas são habitadas. O problema acontece justamente por causa dos vulcões, que espalham enxofre (que cheira a ovo podre), um gás que em nível elevado pode causar efeitos nocivos à saúde.

O governo japonês já evacuou a população que vivia lá duas vezes. A primeira em 1953, quando a atividade vulcânica de um dos vulcões matou 31 pessoas e passou a expelir o gás em um nível altamente elevado. Mesmo com a evacuação, muitos voltaram a viver na ilha. Em 2000, o vulcão voltou a liberar enxofre em índices nocivos à saúde - o que resultou na segunda evacuação da população.

Como muitos insistiam em voltar à ilha, o governo japonês autorizou o retorno em 2005, com a condição de que todos usassem a máscara em seu dia-a-dia, como medida de segurança, caso os níveis do gás voltassem a subir.

 Para saber mais: [1], [2], [3]

Leia também

0 comentários!

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons