A assertividade no ambiente de trabalho

by - setembro 04, 2010


O problema de vários relacionamentos, entre eles o profissional, é o da assertividade. Muitos apresentam dificuldade em se expressar com firmeza na presença de outros, por diversas razões. A solução desse problema está na conciliação entra a assertividade e o bom relacionamento no meio de trabalho.

A dificuldade de ser assertivo ao se expressar é conseqüência de aspectos pessoais e culturais. No âmbito pessoal, o indivíduo pode não expor suas ideias com medo de rejeição ou de não agradar. Esse medo existe, por exemplo, ao se discordar do chefe, que pode demitir quem o fizer. Sob o aspecto cultural, em países de colonização portuguesa, como o Brasil e Angola, há o costume de não negar. Por isso, as pessoas tendem a dizer coisas que nem sempre são verdadeiras. Um exemplo são os prazos muitas vezes prometidos e não cumpridos.

Para resolver esse problema são necessárias algumas atitudes no ambiente de trabalho. Antes de tudo, a pessoa deve deixar claro que as ideias que vai expor se relacionam apenas ao ambiente de trabalho. Então, precisa mostras clareza em suas ideias e não ter medo de se expor. Também deve estar preparada para ser contrariada e não guardar rancor daquele que discordou dela. Além disse, deve escutar o que o outro tem a dizer e não o julgar. Por fim, devem-se reunir todas as boas ideias para formar uma ainda melhor.

Deste modo, percebe-se que é possível conciliar um bom relacionamento e a assertividade no ambiente de trabalho. Ao não ter medo de se expressar e ser aberto a novas opiniões, a conciliação se torna mais fácil de ocorrer.

Leia também

2 comentários!

  1. eu acho q...sei lá, talvez vc devesse...hm...escrever como se fosse...ah, vc sabe, não sabe? não sei se tô certo...prefiro não opinar. Será?

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons