29 de agosto de 2010

A locomotiva da humanidade


A humanidade só avança pela existência das ambições dos seres humanos. Apesar de elas poderem, em alguns casos, provocar efeitos nocivos, na maior parte das vezes são vantajosas.

As ambições dos homens surgem de sua insatisfação, que faz com que os indivíduos normalmente busquem um novo objetivo para alcançar. Quando as ambições se tornam obsessões, o homem é capaz de se corromper, passando por cima de tudo e de todos. Esse é o caso da ganância, sentimento que desperta o desejo por mais dinheiro e poder, ou da inveja, que leva ao desejo pelo que é dos outros. Eles, em sua maioria, são adeptos da famosa frase, atribuída a Maquiavel, “os fins justificam os meios”. Um exemplo deste caso é Hitler, que, por sua ambição ao poder e a ideia da ‘purificação’, foi uma das principais causas para a Segunda Guerra Mundial.

No entanto, essa ambição confere sentido à existência. Sem os objetivos, não há motivos pelos quais viver. Os seres humanos estão sempre vencendo novos obstáculos e procurando outros para vencer. E, durante o caminho, a pessoa adquire aprendizado. O conhecimento adquirido por cada indivíduo pode ser usado por toda a coletividade, melhorando a vida da humanidade. Os cientistas que procuram a cura para alguma doença, como o câncer, procuram, além da satisfação pessoal e profissional, a melhoria da vida de muitas pessoas.

Portanto, percebe-se que, mesmo com alguns raros casos nocivos, as ambições são essenciais para a humanidade. Sem elas, os seres humanos não teriam avançado na velocidade em que avançam e não teriam, então, acumulado tanto conhecimento ao longo do tempo.