A locomotiva da humanidade

by - agosto 29, 2010


A humanidade só avança pela existência das ambições dos seres humanos. Apesar de elas poderem, em alguns casos, provocar efeitos nocivos, na maior parte das vezes são vantajosas.

As ambições dos homens surgem de sua insatisfação, que faz com que os indivíduos normalmente busquem um novo objetivo para alcançar. Quando as ambições se tornam obsessões, o homem é capaz de se corromper, passando por cima de tudo e de todos. Esse é o caso da ganância, sentimento que desperta o desejo por mais dinheiro e poder, ou da inveja, que leva ao desejo pelo que é dos outros. Eles, em sua maioria, são adeptos da famosa frase, atribuída a Maquiavel, “os fins justificam os meios”. Um exemplo deste caso é Hitler, que, por sua ambição ao poder e a ideia da ‘purificação’, foi uma das principais causas para a Segunda Guerra Mundial.

No entanto, essa ambição confere sentido à existência. Sem os objetivos, não há motivos pelos quais viver. Os seres humanos estão sempre vencendo novos obstáculos e procurando outros para vencer. E, durante o caminho, a pessoa adquire aprendizado. O conhecimento adquirido por cada indivíduo pode ser usado por toda a coletividade, melhorando a vida da humanidade. Os cientistas que procuram a cura para alguma doença, como o câncer, procuram, além da satisfação pessoal e profissional, a melhoria da vida de muitas pessoas.

Portanto, percebe-se que, mesmo com alguns raros casos nocivos, as ambições são essenciais para a humanidade. Sem elas, os seres humanos não teriam avançado na velocidade em que avançam e não teriam, então, acumulado tanto conhecimento ao longo do tempo.

Leia também

1 comentários!

  1. não sei se as ambições surgem da insatistação, mas entendo q a visão de uma possível melhoria torne a pessoa mais decidida e ambiciosa. As ambições podem surgir da nossa curiosidade...de saber de como seria se fizéssemos tal coisa, mesmo estando satisfeitos com oq temos hj. Comemos salada e o prato principal sem ficarmos satisfeitos...então nossa ambição é por uma bela sobremesa. Comemos salada e o prato principal e estamos satisfeitos, mas e a curiosidade de saber se AQUELA sobremesa é mesmo tudo oq falam? ;)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons