A prática da escrita

by - agosto 18, 2009

Escrever pode parecer fácil, mas não é. Escrever bem é, principalmente, passar aquilo que a pessoa tem em mente para o papel - mas nem mesmo bons escritores conseguem transmitir sempre exatamente o que gostariam.

Muitas pessoas têm dificuldade de se expressar através das palavras, dificuldade evidente em seus textos e suas falas. Mesmo com uma ideia clara na cabeça, a pessoa se confunde ao tentar transmiti-la aos outros que, por sua vez, acabam interpretando-a de maneira diferente e, muitas vezes, errada.

Essa dificuldade, todavia, pode ser vantajosa. Em grandes obras literárias, uma diferente interpretação pode até qualificá-las. Em Dom Casmurro, de Machado de Assis, por exemplo, a obra foi primeiramente interpretada como se Capitu estivesse realmente traído Bentinho; depois de um tempo, percebeu-se que haveria a possibilidade dela não tê-lo traído. A nova interpretação, a que Machado de Assis provavelmente tinha em mente, elevou o status da obra.

Existem maneiras de acabar com a dificuldade de expressão. Uma delas é adquirir o hábito de ler e escrever com frequência já que, assim, a pessoa adquire prática e habilidade, deixando a dificuldade de lado.

Escrever é uma habilidade que é obtida ao longo do tempo - a única maneira de aprender a escrever é escrevendo. E ainda, conseguindo se expressar através da escrita, facilita, em muito, a maneira de se expressar diante da vida.

Leia também

1 comentários!

  1. só pra complementar: ouvir e falar tbm ajuda (e muito) a melhorar o modo de nos expressarmos. Desconfie das pessoas quietas, elas parecem bobas, mas o poder de observação e expressão podem surpreender qualquer um

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons