O Livro de Memórias

by - novembro 12, 2016

Nome: O Livro de Memórias
Autora: Lara Avery
Editora: Seguinte
Páginas: 392



Sammie McCoy sempre sonhou em se formar como a melhor aluna de seu ano, entrar numa ótima faculdade e finalmente sair da cidadezinha em que mora. Para isso, sempre se esforçou para conseguir as melhores notas, participa do grupo de debate e se beneficia do que considera ser uma de suas melhores qualidades: a memória.

Quando, no último ano de escola, ela é diagnosticada com NP-C, uma doença genética degenerativa que afeta não apenas sua saúde física, mas também o seu cérebro. Mas ela não vai deixar que essa doença afete os seus planos. Para combater a doença, ela cria um livro de memórias, em que vai anotando todos os detalhes importantes da sua vida. Assim, a Sam do Futuro não esquecerá nada que é importante e poderá continuar com o seu plano de vida incrível. Mesmo com o livro, combater a doença é mais difícil do que ela poderia imaginar.

É incrível ver a força de vontade de Sammie, o otimismo com que ela luta contra a doença que a assola. Sem dúvidas, pouca gente receberia um diagnóstico como o dela e conseguiria manter seu modo de vida. Suas anotações mostram como ela acredita que a Sam do Futuro vai se concretizar e que ela não vai deixar que a doença afete o futuro que ela tanto lutou para alcançar.

Mesmo assim, a doença afeta seu modo de vida. Ela sempre planejou cada minuto de sua vida, mas decidiu que deveria se deixar levar. Assim, ela se permitiu ir para uma festa da escola; tomou forças para encarar Stuart Shah, por quem sempre foi apaixonada; retomar a amizade com Cooper, o amigo de infância de quem sempre sentiu falta; e reforçar o relacionamento com a família.

Os outros personagens também são muito bem construídos. Maddie, a única amiga de Sammie, também é muito inteligente e tem uma personalidade bem característica; Stuart, a paixão da protagonista, que vê a vida de forma diferente, sendo apaixonado por literatura; e Cooper, o personagem que mais me surpreendeu dentre os secundários, que nos foi apresentado como irresponsável, maconheiro e mulherengo, mas que, na verdade, é muito mais do que isso - e está sempre pronto para ajudar as pessoas que ama.

O livro realmente nos toca. Com certeza o modo como Sammie encara a vida é admirável, e inspirador. Com a doença, a protagonista passa a valorizar coisas que antes pareciam irrelevantes e que todos deveriam valorizar. A autora conseguiu criar uma história encantadora, tratando de uma doença rara e grave sem deixar o livro pesado. Sem dúvidas, vale a pena!

Leia também

0 comentários!

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons