Whiplash: Em Busca da Perfeição

by - fevereiro 25, 2015


Andrew Neiman faz de tudo para ser conhecido como um dos melhores bateristas do mundo. O garoto guiou toda sua vida para alcançar esse objetivo. Ele nunca perdeu tempo com amigos, namoro, usa seu tempo livre para treinar e agora está no conservatório musical Shatter, o melhor dos Estados Unidos. 

Com seu esforço, Neiman consegue entrar na melhor banda do conservatório, a Studio Band, comandada pelo maestro perfeccionista Terence Fletcher. O professor quer encontrar entre seus alunos o próximo grande nome do jazz e, para conseguir isso, utiliza-se de meios controversos. O professor não hesita em xingar, oprimir ou até jogar objetos quando seus alunos não acertam o ponto. Para ele, os grandes músicos só surgem após esse tipo de incentivo!


Miles Teller realmente deu seu sangue para esse papel. Ao longo do filme, vemos o protagonista sangrando enquanto treina a bateria - e parte disso aconteceu de verdade. Miles toca desde os 15 anos, mas teve que dar ainda mais duro depois de descobrir que faria esse filme. As filmagens, que muitas vezes aproximavam do rosto do protagonista, deixaram claro o esforço do ator, que suava enquanto batucava nos tambores.

A dinâmica entre o ator e J.K. Simmons, que interpretou Fletcher, também é ótima! Podemos perceber que o protagonista ao mesmo tempo respeita e teme seu professor. Simmons também dá um show como o maestro. Ele nos faz ficar com raiva e, ao mesmo tempo, perceber a grandeza de sua figura. Não é a toa que levou a estatueta de melhor ator coadjuvante.


Fletcher também nos faz pensar na educação nos dias de hoje: será que os professores estão deixando passar o melhor das pessoas? Será que eles não são rígidos o suficiente? Com certeza, não precisam ser que nem o maestro, mas às vezes deixam passar o potencial das pessoas...

O filme é bom, vale a pena assistir! Não apenas para quem gosta de música - e, em especial, para quem gosta de jazz. Eu confesso que achei um pouco parado, pois o cenário não mudava muito. Mesmo assim, a atuação é tão boa que consegue nos segurar até o final! 

Leia também

12 comentários!

  1. Olá,

    Não conhecia o filme, mas me pareceu bem interessante. Fiquei imaginando as cenas do professor o xingando para melhorar. Mas depois que você falou que ele é um pouco parado eu desanimei de assistir. Não sou muito de ver filmes e encarar um assim não vai rolar pra mim.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Participe: Sorteio

    ResponderExcluir
  2. Oi linda, tudo bem?
    Não conhecia o filme até o Simmons ganhar o Oscar! Na cerimônia foi que vi alguns trechos do filme!
    Não sei se é uma história que me interessa tanto, mas acredito que apesar de parado possa ser um bom filme!

    Beijo ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ver o filme, ainda mais depois de todos os elogios da crítica!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  4. Eu assisti ao Oscar e achei super justo a premiação para J.K. Simmons. Ainda não vi o filme mas pela prévia que vi deve ser espetacular, afinal se não fosse não seria indicado ao prêmio master do cinema.

    BJOS!

    http://luadeneonblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi! ^^
    Tudo bem?
    O filme parece ser interessante e o fato do maestro ser rígido já me deu um pouco de medo. Eu particularmente sempre gostei (fui educada assim no colégio) com uma disciplina mais rígida, sempre exigindo o máximo dos alunos. Na hora parece estressante, mas a recompensa é sem comparação. Claro que meus professores não eram agressivos, ou usavam palavrões.. nem poderiam, mas hoje realmente (e isso até no colégio que eu estudei) isso está mudando. Culpa inclusive dos pais que não querem mais ver seus filhos sendo exigidos e seguindo uma disciplina rígida, o que eles não sabem é que é uma das melhores formas para prepará-los para a vida. Se você lidar com frustração e superação desde cedo, não haverá limites que você não possa superar.
    Sobre o filme, não é o meu gênero preferido, mas se estivesse passando e eu estivesse com o tempo livre, assistiria! :)

    Beijussss;
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eii!

    Não conheço este filme, e n m interesso muito por filmes assim, na realidade T.V n é meu forte rsrsr!

    Bjos!

    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  7. Oiee.

    Não conhecia o filme e sua resenha não me impulsionou a vê-lo.
    Mas quem sabe um dia eu tento dar uma chance.
    Parabéns pela opinião

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?

    Eu não conhecia este filme, mas parece ser bem interessante. Estou participando de um desafio de filmes então estou sempre anotando possíveis filmes para assisti e gostei muito deste.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Quem gosta do estilo, acredito que o filme será uma boa opção, pois o enredo é legal, pena que é um pouco parado, quem sabe eu assista, mesmo não sendo chegada a ver filme com frequencia, talvez seja uma boa opção para mim.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Andrea.
    Eu não gosto de jazz. E filme parado, sem mudança de ambientação me dá sono.
    Por mais que a atuação tenha sido convincente, esse é um filme que não combina comigo.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bom?
    Eu não sabia muito sobre a proposta desse filme, mas fiquei interessada. Eu adoro esse ator porque ele consegue se entregar muito e foi assim também em O Maravilhoso Agora. Já assistiu?
    Por mais que eu não curta jazz, é um filme que pretendo ver em breve.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá... tudo bem??

    Eu estou muito afim de assistir esse filme por tudo que ele propõe nele... fala de sonhos, disciplina, crueldade, egocentrismos e algumas coisitas a mais... eu vi o trailer e fiquei bem curiosa... Xero!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons