28 de fevereiro de 2015

Por Lugares Incríveis

Nome: Por Lugares Incríveis
Autora: Jennifer Niven
Editora: Seguinte
Páginas: 326


Você conhece o lugar que mora? Você sabe que atrações incríveis existem a apenas algumas horas de sua casa? E aquelas que ficam em cantos remotos de seu Estado? Por causa de um trabalho de geografia, Theodore Finch e Violet Markey resolvem explorar o estado de Indiana, nos Estados Unidos. 

E eles não imaginam as coisas inacreditáveis que podem encontrar lá! Um homem que construiu duas montanha-russas no próprio quintal, um casal que resolveu juntar trailers de bibliotecas móveis em um parque... A cada lugar que vão, os dois deixam alguma coisa, e levam ótimas recordações. 

Ao longo de suas andanças, Violet e Finch se tornam amigos improváveis. Ela era líder de torcida, uma garota popular em sua escola, mas mudou um pouco seu jeito de ser após ter perdido sua irmã em um acidente de carro. Ele nunca pareceu se importar com o que os outros falam e, por causa disso, ganhou o apelido de Theo Aberração. O encontro dos dois - e o início da amizade deles - acontece de forma também improvável, na torre do sino de sua escola, quando os dois olhavam para baixo, pensando no que poderiam fazer.


Finch é um personagem apaixonante. Ele conhece diversos fatos curiosos, é inquieto, imprevisível, sempre em busca algo novo e divertido para fazer. Parece cheio de amor à vida, mas vive pesquisando modos de suicídio, sua frequência e curiosidades de cada método nos Estados Unidos e no mundo. 

Violet começa a história como uma garota triste, que ainda não se recuperou da morte da irmã. Ao longo do livro, ela volta a ganhar confiança, passando a amar a vida e valoriza-la ao máximo. Ela percebe em quem realmente pode ou não confiar e que de nada adianta viver de desculpas, por medo de voltar a viver. 


Eu gostei do livro em geral, mas confesso que fiquei um pouco decepcionada com o final. Mesmo assim, fiquei feliz de ver o progresso de Violet ao longo da história, como Finch ajudou a garota a voltar a ver o mundo em cores, esse mundo adorável em que vivemos. 

Adorei passear por Indiana com os dois, e confesso que estou super curiosa para conhecer tudo com os meus próprios olhos! Quero andar de montanha russa com John Ivers, quero mergulhar em um Buraco azul sem fundo... Com certeza é um lugar que eu pretendo ir em algum futuro! E, sem dúvidas, vou levar o livro comigo.

Uma coisa que achei super legal sobre ele é que é que no final, depois que a história acaba, a autora colocou um mapa do Estado com as principais atrações turísticas de lá! Deve mesmo valer a pena pegar um carro e correr atrás delas! 

A editora seguinte também está acertando em seus livros! A capa estava linda, e com uma textura que me deu vontade de não soltar mais o livro! Também gostei da diagramação e do fato de, entre as folhas, encontrarmos desenhos bonitos entre as partes do livro para o leitor ficar ainda mais envolvido!

Para os fãs de uma literatura adorável, meio leve, meio pesada, que te leva para uma boa viagem e te faz apaixonar pelos personagens, o livro é extremamente recomendável! E, se algum dia eu resolver fazer andanças aqui por São Paulo, com certeza vou contar para vocês!