Clube da Insônia

by - outubro 11, 2014

Nome: Clube da Insônia
Autor: Tico Santa Cruz
Editora: Belas Letras
Páginas: 104


Clube da Insônia é um livro que tem 22 textos, entre crônicas, poesias e contos, todos lotados de reflexões e desabafos de Tico Santa Cruz, o vocalista do Detonautas Roque Clube. Ele realmente escreve textos profundos e com palavras muito bonitas – musicalizadas, filosóficas, poéticas, e que com certeza nos fazem parar para pensar. Sem dúvida, sou ainda mais fã do compositor depois de ler seu livro!

O livro é dividido em duas partes. Na primeira, há textos mais pessoais, reflexões sobre a vida, sobre o autoconhecimento, a consciência, entre outros, sempre cheios de sentimento. A segunda parte é mais crítica, tratando de elementos da sociedade, como críticas políticas, violência, desigualdade, entre vários assuntos que são polêmicos.

É difícil escolher apenas um texto que eu tenha gostado, já que o livro tem muitos textos ótimos. Achei interessante o conto “Eu e Ela”, em que há um diálogo interno entre o autor e sua consciência, de modo que percebemos a confusão dentro da mente do autor quando às suas escolhas. Esse texto, o inicial, expressa bem a primeira parte do livro, e tem passagens fantásticas.
"Nesse momento cabe-me viver o momento, viver cada descoberta, cada nova alegria, cada novo medo, cada nova dor"
"Consciência é entender que dentro de você existe uma voz que se preocupa com os demais, mesmo que os demais não se preocupem com eles mesmos"
A segunda parte me chamou mais a atenção. “Paz.exe”, em que mostra a dificuldade de quem mora em uma favela. Como é possível falar em paz se nem sempre conhecemos o que realmente é a paz? A violência leva à paz? “Agraciado estava” mostra que nem aquele sujeito simples, que se esforça para fazer tudo da maneira certa, está livre da violência do nosso mundo. E um que eu adorei foi “A Visão do Gato”, que parecia uma sátira do modo como tratamos os animais: 
“hoje já me acostumei, mas fico imaginando como seria se seres alienígenas resolvessem dominar o mundo e castrar os humanos.”.
 O livro chegou em casa rapidinho, após tê-lo solicitado junto à Editora Belas Letras, e veio autografado pelo autor e acompanhado de três marcadores de textos. Realmente, super caprichado.

A diagramação estava linda. O livro tem todas suas folhas em preto e branco. Alguns textos tinham o fundo preto e letras brancas e vice versa. Ao longo do livro, há estampas e ilustrações maravilhosas, todas feitas pelo ilustrador Carlinhos Muller. A Belas Letras está de parabéns!

Se você ficou curioso, não deixe de passear pelo Clube da Insônia, com certeza vai se encantar pelos textos. Recomendo a leitura!

Esse post foi feito como resenhista do Arca Literária!

Leia também

9 comentários!

  1. Oi, Andrea!!

    Nossa, esse livro parece ser muito bom para reflexão. Nunca vi esse livro , mas parece uma ótima leitura. Ahh eu adoro livros em preto e branco hahaha
    Parabéns pela leitura!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro, mas ele parece bem legal. Adoro livros de contos, então ele já entrou na minha lista.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
  3. Hey, Andrea!

    Eu estou com o mais novo lançamento do Tico aqui em casa, Pólvora. Ainda não tive a oportunidade de ler nada dele, mas tenho muita vontade. Parece ser uma leitura reflexiva ;)

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Déia!

    Ai, eu amo os livros do Tico, principalmente "Tesão". Me rasguei de rir lendo. "Clube da Insônia" é mais "social", se é que dá para entender isso. Gostei dos dois e estou com muita vontade de ler o lançamento dele. E vamos combinar né, Tico é o máximo.

    Beijos!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  5. Não conheço o Tico com autor ainda, só vejo bons comentários a respeito de seus livros e esse é um que quero muito ler, justamente por conter passagens pessoais e críticas ao mesmo tempo, esse em especial me lembra um pouco um livro de auto-ajuda com passagens bem características, mesmo assim é uma leitura agradável e serve para mostrar todo o talento e versatilidade do autor.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esta obra. Nem li ainda nenhum resenha a respeito dela!
    Primeira vez aqui em seu blog. Sua resenha eu fiquei pirada,louca para ler esse livro! A historia e muuuito boa sem duvidas mas eu sinceramente não conhecia muuito Tico como escritor mais sim como o cantor de Detonautas

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esta obra. Nem li ainda nenhum resenha a respeito dela!
    Primeira vez aqui em seu blog. Sua resenha eu fiquei pirada,louca para ler esse livro! A historia e muuuito boa sem duvidas mas eu sinceramente não conhecia muuito Tico como escritor mais sim como o cantor de Detonautas

    ResponderExcluir
  8. Não sou fã de Detonautas, porém já vi algumas reflexões políticas do Tico e gostei bastante, achei bem inteligentes e sinceras, acho que compraria o livro para esses textos e crônicas.

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nenhum dos dois livros do Tico. Gosto muito de Detonautas e dele, sigo ele no facebook e os textos que ele escreve lá são sempre bem interessantes, imagino que não deve ser diferente no livro.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons