Fique onde está e então corra

by - agosto 06, 2014

Nome: Fique Onde Está e Então Corra
Autor: John Boyne
Editora: Seguinte
Páginas: 224


Alfie Summerfield nunca se esquecerá seu aniversário de cinco anos: quase ninguém foi à sua festa, pois não achavam que era um dia para se comemorar. As poucas pessoas que foram ficaram aos cantos sussurrando. A primeira guerra mundial tinha acabado de começar - e todos estavam preocupados. Depois desse dia, sua vida nunca mais foi a mesma.

Georgie, o pai de Alfie, é um dos primeiros a se alistar para a guerra. Afinal, ele tinha que cumprir a sua parte! Assim que ele vai para o campo de batalha, seu pai está super contente, e sempre escreve cartas contando como as coisas são por lá. Depois de um tempo, as cartas vão mudando de tom - e, de repente, elas param de ser enviadas. Margie, a mãe de Alfie, diz que é por que seu pai está em uma missão secreta - e, por isso, não pode dar notícias.

Enquanto isso, na Rua Damley, onde Alfie vive, tudo está mudando. Sua vizinha e melhor amiga, Kalena, é enviada, junto com seu pai, para o exílio na Ilha de Man - só por terem descendência austro-húngara -, Joe Patient, o melhor amigo de seu pai, é preso por ser um objetor - e se recusar à ir para a guerra; e sua mãe passa a ter que trabalhar mais do que nunca: como enfermeira, passando lençóis, costurando - tudo para ter dinheiro o suficiente para que ela e seu filho não vivam na miséria.

Vendo o desespero da mãe, que sempre diz que eles estão perigosamente perto da miséria, Alfie resolveu , quando já tinha 9 anos, começar a trabalhar como engraxate na estação de trem King's Cross. E, durante um de seus clientes, Alfie descobre onde seu pai realmente está. E agora ele vai fazer de tudo para trazer o pai de volta para casa.



Vocês sabem que eu adoro livros que se passam em épocas de guerra mundial, né? E quando eu descobri que a Editora Seguinte lançaria esse livro, fiquei super feliz! Eu me apaixonei pela escrita de Boyne em "O Menino do Pijama Listrado" e me preparei para me apaixonar pelo novo livro do autor. E, posso dizer, não me decepcionei!

Boyne consegue colocar os horrores da guerra visto por uma criança, e coloca de uma maneira incrível. O modo como Alfie vê o que está acontecendo em seu entorno, como ele vê o estado psicológico dos soldados, as preocupações de sua família e do seu futuro é incrível.

Como de costume, a Editora Seguinte caprichou. A capa do livro é linda, a diagramação está super bem feita e não consegui encontrar nenhum erro durante a leitura. Gostei muito do livro, e do modo como John Boyne conta a história! Posso te dizer, vale a pena a leitura! O livro comprova que vale de tudo pelo amor!

Leia também

21 comentários!

  1. Nossa, amei o título e a capa, quero muito ler <3

    ResponderExcluir
  2. Não lembro qual foi o blog, mais vi no youtube um vídeo contando esta história e achei bastante triste. Parece ser boa ao mesmo tempo triste.

    Jéssica Barbosa - http://livrosseriesemelodias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótima, mas realmente é triste! Acho que toda a história das guerras é horrível, né?
      Beijos,
      Déia!
      Own mine

      Excluir
  3. Oi Déiaaaaaaa!

    Eu também sou apaixonada por livros que se passam durante Guerras Mundiais. Geralmente eu sofro demais durante a leitura e sou meio masoquista, sabe, goooooooooooosto do sofrimento. HUAHEUAHEUAEHAUEHAEAE

    Também já li "O Menino do Pijama Listrado" e me apaixonei pela escrita do Boyne. Já li outras obras dele também e te garanto que nenhuma deixa a desejar.

    Beijos!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tenho o mesmo sentimento que você hahaha ):
      Estou louca para ler outros livros de Boyne agora!
      Beijos,
      Déia!
      Own mine

      Excluir
  4. OOOOOOOOOOOOOI, Deiaaaaaaa *-* Tá boa, anjo? ♥ Eu acho esse livro interessante pela história se passar na época em que ocorreu a Primeira Guerra, algo bem diferente e que pode nos ensinar alguma coisa, digamos, hahahahahaha! E ai, ai, ai, tô estranhando esse intervalo das cartas, hein? Tem algo acontecendo, hahahahahaha! E cara, tem uma parte em que você disse que a tudo mudou na rua Damley, tal como a mãe do Alfie que não para de trabalhar e tal... Isso me fez refletir o quanto as vidas as pessoas eram difíceis nesta época, o quão precárias eram. Sério, hahahahaha! E aaaaaai, que demaaaais, você me deixou curiosa agora! Hahaha, quero saber onde o pai dele está! Shhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh, sem spoiler! Hahahaha! Deiaaaa, eu também amo histórias que envolvem Guerra, hahahaha! Awnnnnn, me apaixonei por esse livro, e adooooorei sua resenha, haha! *-* ♥

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente lemos livros que se passam na 2ª Guerra, então a primeira fica um pouco 'misteriosa', né? Realmente, deveria ser difícil viver nessa época! Espero que nunca tenhamos que passar por uma situação parecida!
      Fico feliz que tenha gostado :D
      Beijos!

      Excluir
  5. Oiiii :)
    O livro é maravilhoso, assim como "O menino do pijama listrado" .. Me emocionei bastante e claro chorei também ..
    É super interessante como a criança vê tudo de um mudo diferente não é?
    Mas pra mim, apesar de a guerra ter sido um realidade, ainda acho meio pesado tratar desse assunto, talvez porque a gente sente um pouco daquele sofrimento todo, de como Alfie e até mesmo outras crianças que estiveram na guerra de principio nem entendem o que está acontecendo ..
    Mesmo assim, é uma ótima leitura !
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  6. Oi Andrea.
    Também adoro histórias que se passam na época da guerra!
    Adoro a escrita do John Boyne. Li "O menino do pijama listrado, O garoto no convés e O palácio de inverno. A trama de "Fique onde está e então corra" é bem interessante e acho que vou gostar.
    Espero ler esse livro em breve.
    A capa é bem bonita e a editora Seguinte está de parabéns pelo capricho.

    ResponderExcluir
  7. Contar o periodo tão difícil pela ótica de uma criança não deve ser nada fácil e Boyne faz um trabalho excepcional nesse sentido polo que já li dele. Acho que leituras assim são importantes para que nós lembremos de que às vezes as coisas precisam ser vistas com o olhar inocente de uma criança para que a vida seja mais... "fácil". Espero poder ler este em breve!

    Dany || A Thousand Lifetimes

    ResponderExcluir
  8. Oi Déia.
    Me apaixonei quando li a sinopse desse livro. Quero muito poder lê-lo! Livros ambientados nas grandes guerras sempre chamam minha atenção. Além disso, fico super curiosa para saber como o autor escreve a partir do ponto de vista de uma criança!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  9. Oi Déia, ainda não li O Menino do Pijama Listrado e nem assisti ao filme, mas esse livro eu tenho que ler. Desde que vi que a Seguinte ia lançar o livro, ele já entrou para a listinha de desejados e agora fiquei super curiosa quanto a história, preciso ler ele logo. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Não conheço a escrita do Boyne, as são só elogios, sinto até vergonha de falar que não li nada da sua autoria já que eu meio que amo histórias relacionadas à Segunda Guerra. O modo dele escrever deve ser incrível, conseguir passar os horrores da guerra pelos olhos de uma criança.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  11. Oie...
    Minha net deu pau então não sei se meu comentário foi envidado rsrsrs
    Então comentando novamente!
    Ainda não li esse livro do autor, mas li O menino de pijama listrado e fiquei encantada! O autor tem uma escrita incrível e consegue prender a atenção do leitor com as temáticas desenvolvidas! Estou louca para ler o livro e conferir como o autor desenvolveu a trama!!

    ResponderExcluir
  12. Oá Deia,
    li o livro em ebook e realmente ele é tudo que vc disse e muito mais. Simplesmente fantastico e encantador.
    Show a resenha!!!!
    Super Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Oii
    Eu apenas li O Menino do Pijama Listrado, em 2012, e simplesmente amei esse livro do John, e veja, eu li para um trabalho da escola, ou seja, fui obrigada e acabei gostando hahaha..
    Quero muito ler Fique Onde está e Então Corra, pois também é falando da guerra, e a cada dia estou amando mais a editora Seguinte com essas capas maravilhosas haha <3
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
  14. Oiiiiiiiiiiiiiii
    Não li O Menino do Pijama Listrado e essa temática sempre me deixa triste, me faz chorar... Mas são livros que temos obrigação de ler.
    Fiquei curiosa sobre ele desde o lançamento.
    Valeu a dica!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  15. Acheii bem interessante o nome do livo
    me fez pensa mim coisas que poderia ser referir a historia
    mais a melhor seria esta original menos haha

    ResponderExcluir
  16. Oi Déia, tudo bom?
    Ahhh, esse livro é maravilhoso, eu amei a leitura do início ao fim!
    Alfie é um menino muito especial e eu sofro imaginando quantos meninos reais passaram pelo que ele passou ou por coisas piores até :/
    O trabalho da Seguinte está perfeito nesse livro!
    Beijão
    http://www.sarahmarques.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, flor
    Acho muito triste os livros que se passam nessa época, mas acho que por ser contada pelos olhos de uma criança a leitura pode ficar mais leve.
    Confesso que entro em uma "depressão" depois de ler livros assim haha
    A capa é realmente linda, chama bastante a atenção.
    Beijos

    http://entrelinhaslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons