O Teste

by - junho 18, 2014

Nome: O Teste
Autora: Joelle Charbonneau
Editora: Única
Páginas: 320


Para que os habitantes da Comunidade Unida possam entrar na Universidade, devem ser escolhidos para O Teste, uma prova que demonstra que o aluno está apto a ser um dos próximos líderes de sua nação. A cada ano, a memória dos candidatos é apagada com o final da prova, de modo que ninguém sabe realmente como é o Teste. Só se sabe que é uma prova que testará todas as habilidades de seus candidatos.

"Na escola, aprendemos que, há noventa anos, Tosu City foi criada como o primeiro sinal tangível de que as pessoas haviam sobrevivido aos Sete Estágios da Guerra - os Quatro Estágios de destruição que os humanos lançaram uns sobre os outros, então os Três Estágios subsequentes - em que a terra lutou de volta."
"Ser escolhido é uma honra. Os formandos da universidade são nossa grande esperança, aqueles com os quais todos contamos para ajudar a regenerar a terra a melhorar nossa qualidade de vida. São os futuros cientistas, médicos, professores e oficiais do governo."

Para os alunos de Cinco Lagos, a participação no Teste tem um significado especial: nenhum aluno fora indicado nos últimos 10 anos. Malencia Vale precisa se destacar em sua turma de 14 alunos, uma das maiores a se formar.

Como se tudo parecesse dar certo, Cia é escolhida, junto com mais 3 alunos de sua turma. Ela percebe, porém, que a notícia não parece ser agradável a todos. Seu pai, que cursou a Universidade e faz um dos trabalhos mais incríveis que conhece, resolve compartilhar com ela algumas lembranças que vê frequentemente em forma de sonhos: o Teste é uma questão de sobrevivência. E nem todos que vão à capital, Tosu City, para prestá-lo voltam para casa.

O Teste é composto por cinco partes: Primeiro, uma prova escrita, bem no estilo vestibular brasileiro. Depois, uma prova de aptidão, para provar que ela tem alguns conhecimentos além dos que estão no papel. A Terceira parte é um trabalho em equipe, em que deve testar principalmente a confiança em seus companheiros. Então vem a quarta fase, e mais difícil: aquela em que os candidatos devem comprovar sua liderança. Por fim, a quinta fase, é uma entrevista, em que o aluno deve contar um pouco de si mesmo e o motivo das decisões que tomou ao longo das provas. Além de ter de tomar cuidado com suas decisões durante as provas, Cia também deve atentar aos outros candidatos. Muitos deles estão disposto a qualquer coisa apenas para diminuir a concorrência.


Quem acompanha o blog há um tempinho sabe que eu tenho uma quedinha por distopias, né? E com essa não foi diferente. Já fiquei super curiosa com o livro quando soube de seu lançamento - e fiquei super feliz quando o livro chegou em minhas mãos e pude, finalmente, começar a ler! 

A Editora Única está de parabéns! A edição ficou linda e encontrei apenas um ou dois erros, de digitação. No início de cada capítulo, os números estão com uma fonte que parece sombria. A capa é linda e, com certeza, chama a atenção de muitos quanto ao livro.

Cia é uma personagem super interessante. Ela é inteligente, observadora, corajosa e perceptiva. Ela sabe o que fazer e quando deve fazer. Ela sempre teve um bom coração, e nunca pensa em brigar se não tiver tido uma conversa, se não procurar alguma compreensão antes. Mas ela sabe que nem todos são que nem ela.

Tomas é um dos alunos de Cinco Lagos que também foi selecionado, e se torna o melhor amigo de Cia. É nele em quem ela confia durante toda sua jornada. Ele também é inteligente e consegue pensar claramente quando se vê obrigado a tomar decisões rápidas. Ela também faz outras amizades ao longo do Teste. O que se destaca é Will, que foi selecionado junto com seu irmão gêmeo, mas que teve que aprender a lidar com a situação sozinho.

A história do livro é ótima. Eu fiquei presa do início ao fim, querendo saber logo como Cia conseguiria passar de uma ou outra prova, como ela conseguiria lidar com as situações a que era exposta e como lidaria com o que já passou. Com certeza recomendo o livro! Vale muito a pena ler!

O livro é tão legal que já teve seus direitos adquiridos para adaptação no cinema (adivinha só quem já vai estar ligada em todos os detalhes?). E, para aqueles que querem um gostinho a mais (ou apenas conhecer um pouco a história), a Editora disponibilizou "O Teste - Uma Introdução" gratuitamente. O conto mostra um pouquinho a ansiedade do irmão mais velho de Cia, durante a sua formatura. Também vemos o Guia do Estudante para o Teste, que tem várias perguntas e respostas que nos mostram um pouco como o mundo chegou o estado em que está no livro. Vale a pena dar uma lida!

 

Leia também

14 comentários!

  1. Nunca fui muito fã de distopias. Na verdade eu não detesto o "estilo", só não tinha lido nenhum realmente interessante. Ainda não li Jogos Vorazes e A Seleção é mais romance que tudo, né?
    Depois de ter lido Divergente e Starters há algumas semanas, fiquei super empolgada para ler mais histórias do tipo. Achei a capa desse livro muito bonita e a sua resenha me chamou a atenção. Se eu tiver a oportunidade, com certeza pretendo ler. *-*

    Nayh's Wonderland

    ResponderExcluir
  2. Oiiiiii
    Esse é um dos próximos livros que solicitarei a Unica, estou bem ansiosa para conhecer!!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  3. Oi Déia!
    Eu também tenho uma quedinha (ou um barranco, como diz o meu irmão) por distopias. Sempre procuro ler quando são lançadas, mas minha pilha tá tão grande que nem sei. Essa parece realmente ser uma história boa, fiquei curiosa. Cia parece o tipo de personagem que eu gosto, já que tenho uma aversão à personagens orgulhosos e que se acham demais. q
    Beijos!

    http://roendolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu também adoro as distopias e O teste parece ter uma abordagem muito interessante do estilo, pela sua resenha, ficou parecendo ser aquele livro onde a gente até se perde de tão interessante que é a leitura, Fiquei bem curiosa pra ler.

    Bjok

    ResponderExcluir
  5. Oi Deia!
    Eu também gosto muito de distopias e fiquei interessada pelo livro desde que vi nos lançamentos... A história parece ser bem do jeito que eu gosto e a sua resenha me deixou ainda mais curiosa sobre o que acontece no teste :)
    Beijos
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ouvi falar muito bem desse livro, ele fez com que eu me lembrasse de outros livros desse tipo (como eu acho que fez com todo mundo, porque né).
    Também fiz essa ligação com vestibulares brasileiros antes mesmo de você citar. Já consigo imaginar várias coisas com essa sua resenha, como por exemplo o motivo pra esse Will ter que "aprender a lidar com a situação sozinho", mas isso não vem ao caso.
    A capa do livro é linda e também me lembra outros livros, o que nesse caso é uma coisa boa.

    owamandab@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Quero muito muito ler O Teste desde que foi lançado! Também tenho uma quedinha por distopias haha
    A história desse livro parece ser muito boa, chama muito a atenção, tanto a sinopse como a capa!
    Ansiosa pra lê-lo!
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
  8. Oi Deia, tudo bom?
    Nossa, essa distopia parece ser bem legal e diferente de todas as outras que eu já li. A capa também está linda. Pensar em um teste que prove sua liderança mas que também pode te destruir é bem complicado...
    Quero ler!
    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  9. Oi Deia!
    Também sou fã de distopias e tava desejando essa há muito tempo, e essa semana o livro finalmente chegou \o/
    Achei ele lindo e amei o marcador que vem pra destacar, ia ser lindo se todos os livros viessem assim <3
    Ainda não comecei a ler, mas sei que vou amar ^^

    ResponderExcluir
  10. hello :)

    Os livros de distopias são um dos meus preferidos,quando botei os olhos no "O teste" me apaixonei pela capa e logo fui procurar saber mais sobre ele.
    A maravilhosa Joelle vem sendo uma das escritoras que eu mais amo ultimamente.
    Adoro o modo como ela escreve e me empolguei com a personagem Cia.
    Agora só estou aguardando o lançamento do resto da trilogia.
    bjoos!

    ResponderExcluir
  11. OOOOOOOOOOI, Deia *-* Tuuuudo bom? Espero que sim, haha! =) Cara, eu tô doida por esse livro, hahaha! Sério! Sem contar que a capa é a coisa mais linda, né? Ei, eu não sabia que o mesmo era dividido em partes! Tipo, já li muuuuuuuitas resenhas, mas em nenhuma delas constava isso! Hahaha, que legaaal! ♥ E concordo, a capa é mesmo mais que atrativa! Você doida por distopias? Eu também! Hahahahaha *-* Que bom que a editora cedeu este livro pra você! Muuuito bacana, haha! Hm, me identifiquei um pouco com a Cia! Tipo, eu tenho um coração bom, mas não levo desaforo pra casa, hahaha! Fico muuuito feliz que você recomende o livro! Oooooooooooooomg, adaptação para o cinema? #morri. Haha, agora, eu e você ficaremos ligadas em toooooodos os detalhes, hahaha! ♥

    Um enoooooorme e grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  12. Eu também amo distopias, são o meu gênero literário preferido!! Estou doida pra ler essa, já ouvi muitos comentários positivos. A capa é muito linda e sua resenha aguçou ainda mais minha curiosidade. Com certeza quero ler!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  13. Oie.
    Acho que já li dezenas de resenhas desse livro. No início ele me chamou a atenção só pelo fato de ser distopia. Mas, sei lá, não vi nada de BEM diferente nele.
    Sobre a sua resenha, eu gostei do modo como falou da personagem principal, gosto de personagens assim, me fazem torcer ainda mais por eles.
    Eu não sabia que ia ter uma adaptação cinematográfica! Agora sim fiquei curiosa. Acho que o O Teste - Uma Introdução deve ser super interessante.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  14. Desde que vc mostrou esse livro em um top comentarista, fiquei com vontade de ler. Acho que ainda não li nenhuma distopia, haha. Sua resenha ficou ótima e gostei da forma como descreveu a personagem Cia. Se ela não fizer o estilo protagonista certinha, acho que vou adorar o livro tbm! :D

    La Vie de Lee

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons